segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Ação Cidadã no Processo Eleitoral


A política brasileira se faz presente hoje, nas ações que antes condenávamos. A luta pelo poder distancia cada vez mais as ideologias da política em sua etmologia na concepção da palavra e, parece-me que não importa com quem compomos, entretanto é bom lembrar que no governo do presidente Lula, o 'inexpressível' Roberto Jeferson, que pouco contribuiu de positivo para a república, “denunciou” o tal mensalão, do qual ele se fez beneficiado, mas, “jogou farinha no ventilador” do PT e a população passou a vivenciar uma certa desconfiança na classe política brasileira. As composições se dão de acordo com o tempo que uma determinada agremiação “partidária” detem com o espaço na telinha da TV.
É bom lembrar que a população que vota, os ditos “cidadãos” dos momentos eleitoreiros, espera sempre as ilusões das falácias propagadas pelo candidato, que pode até ter bons propósitos, porém as tais composições interesseiras e o sistema capitalista de dominação, o faz desviar das questões republicanas em detrimento dos privilégios momentâneos de poucos antirepublicanos, que só onera o herário e desvia as necessidades imediatas do povo, para um próximo mandato, ou outra eleição em nome da tal governabilidade.
A grande maioria da população, já não sente indignação pelas ações incorretas de maus gestores e, com certeza seria odiada pelo filósofo italiano Antonio Gramsci que não aceita a indiferença entre os seres humanos vivos. Torna-se assim, imprescindível a práxis política do bom senso, no intuito de ficar atentos a toda ação governamental e cobrar responsabilidades republicanas junto aos gerentes do capital.
Ignorar o processo vigente, seria no mínimo negar em si a capacidade de ser social e, com ser social, faz-se necessário uma ação coletiva de vigilância da democracia, que ainda se encontra nos seus primeiros passos, entretanto, precisamos firmar desejos de uma plena democracia brasileira, com ações republicanas onde o povo seja a estrela máxima desta constelação terráquea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário