segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Marx, Gramsci e a Educação

Ao participar em dois fóruns no Orkut muito semelhantes se é que assim posso dizer: Marx seria possível nos dias atuais? E Gramsci e a Educação. Fui mal interpretado. Todavia continuei pensando em contribuir e aprender com tais participações. Respondendo se Marx seria possível nos dias atuais, disse que a história não acabou e conclamei a participação de todos os camaradas no sentido de decretar uma Sociedade de Novo Tipo onde não exista explorados nem exploradores, onde o ócio seja uma constante e as relações sejam pautadas verdadeiramente no amor e na fraternidade. Fui interrogado se isso seria possível e como seria essa ociosidade onde uns poucos iriam trabalhar para sustentar a maioria. Segundo tal participante seria um retorno ao escravismo. As pessoas produtoras iriam se cansar de produzir para tantos outros que nada fazem. Nada respondi por que acredito que o ser humano é capaz de perceber suas contradições e crescer. Lembra dos especuladores capitalistas?
Remeteram-me ao socialismo científico sem compreender que tal sistema nunca existiu além da teoria. Ao analisar as premissas da sociedade capitalista, o Velho Marx fez tal proposição. Falaram que no socialismo não existe liberdade de expressão. Mesmo assim fizeram críticas indelicadas sem compreender e respeitar as ideologias e as limitações de outros participantes. Por fim acabaram por falar indiretamente em siglas partidárias.
Quero aqui também dizer que não existe no Brasil nenhum partido político na etimologia da palavra. O único que existiu teve vida curta e se tornou assim como os demais, agremiação partidária. Na sociedade capitalista existe a exploração de uns poucos por uma grande maioria de trabalhadores, que mesmo cansados de produzir ainda se encontram em construção, na mais cruel exploração. Todavia isso não atingiu ainda nem mesmo o bom senso, uma vez que no capitalismo é produzido e reproduzido diuturnamente o senso comum por falta de uma educação verdadeira e de qualidade. E aqui seria necessário a “figura” Gramsciana do intelectual orgânico, que por tal arrogância do participante do fórum foi chamado de “idiota socialista”. A verdadeira educação seria a ruína total do sistema capitalista mundial. Só para lembrar mais uma vez o que relatei no fórum. Necessário será fazer uma releitura e, desta vez sem ranços e preconceitos.
O respeito às ideologias e limitações alheias é algo essencial na Sociedade de Novo Tipo.
“Humano, demasiadamente humano”

Um comentário:

  1. A luta de classes continua existindo. O capitalismo está falindo e a elite fadada a desaparecer.
    Nonato

    ResponderExcluir