segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ações Pedagógicas Inovadoras

O pensar é uma categoria filosófica e humana bastante complexa e precisa ser epistemológico na relação dialógica cotidiana de sala de aula onde predomina a multirreferencialidade do indivíduo isolado em sua lógica formal contrariando assim o multiculturalismo existente em cada ser em particular. Não se pode conduzir o processo pedagógico numa práxis de unilaridade, pois o indivíduo deixa de existir quando se tem uma complexidade coletiva e nesta ação pedagógica a coletividade dialógica supera a lógica formal e impõe outra lógica relacional que é a lógica dialética. O silogismo Aristotélico foi necessário para um momento estanque, mas tornou-se necessário sua superação diante das relações de tolerabilidade humana numa necessidade epistemológica coletiva.
O universo do trabalho de sala de aula é coletivo e esta coletividade individual transgride as normas regulamentadas, mesmo diante do medo, onde predominam as incertezas gerando conflitos antropológicos singulares. Todavia despertarão para a transformação do conhecimento gerando assim uma nova metodologia voltada para a práxis individual e coletiva do sujeito cognoscente.
O ser humano é um animal “transgressor” por natureza muito embora sua cultura formadora o conduza para o isolamento e o comodismo. Isto está relacionado às crenças individuais. Entretanto a vida na complexa sociedade deve acontecer numa efervescência molecular coletiva onde a práxis dialógica seja a busca constante da episteme. A convivência coletiva é feita na respeitabilidade individual buscando a unidade dialética para a solução dos paradigmas cotidianos.
A práxis pedagógica deve ser metamorfoseada no cotidiano, buscando a episteme num diálogo coletivo, onde os seres humanos tornar-se-ão sujeitos históricos do processo.
Compeendendo:

Os desafios da complexidade de Edgar Morin que fala do determinismo ou da ordem externa que “evita” o advento do progresso, de uma evolução de conhecimento, negado pela ordem ou pelo o reacionarismo atual existente na sociedade. Aqui esteve o Silogismo Aristotélico mencionado por mim e, que também mencionei sua superação quando falei da Lógica Dialética, comparando-a ao surgimento da Física Quântica. Transcrevi dentro da minha subjetividade a frase de Pascal quando relato que o indivíduo deixa de existir quando se tem uma complexidade coletiva e nesta ação pedagógica a coletividade dialógica supera a lógica formal (a ordem) e impõe outra lógica relacional que é a lógica dialética. Ou seja, o conhecimento necessita do homem que o produz individualmente e que se torna real dentro da concretude coletiva. Falo da transgressão do homem que ao nascer transgride as barreiras do acolhimento, do conforto e busca conhecer outros universos hostis naquele instante. Transgressor por Natureza são as crianças dentro do seu universo lógico (pois faz tudo ou quase tudo dentro do que diz sua racionalidade cognoscível) que nega as convenções, os condicionamentos religiosos, culturais e reacionários de algumas “carcomidas cabeças ordeiras”

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