segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Paga o Meu Precatório na Minha Conta Pública, Senhor Governador

No início dos anos 2000 estive temporariamente em sala de aula, no chão da escola, mostrando o meu melhor na circunstância de professor nas Instituições: Juarez Távora, Hilza Diogo de Oliveira e Liceu Vila Velha e depois de afastamento venho, com alegria, saber que tenho direito a uma pequena fatia do Precatório do FUNDEF.

Que alegria ser contemplado, mesmo com uma pequena fatia do rateio, mas fundamental para a reposição salarial que a cada dia nós perdemos diante da falta da valorização dos Professores e Professoras, contudo, alegria de pobre tem vida curta e depois do quarto lote disponibilizado para os colegas professores e professoras o meu nome ainda não foi contemplado e pelo que entendi ainda não tenho conta numa determinada agência exploradora do capital privado. Compreendo que com a privatização do Banco do Estado do Ceará – BEC o Governo ficou preso com mãos atadas a tal instituição financeira que diz otimizar a vida dos protagonistas da educação.


Como servidor público que sou e atuante no desenvolvimento de crianças e adolescentes na rede pública municipal de Caucaia, vejo com imensa tristeza não poder receber o que é meu de direito pelo fato de não ter conta bancária naquela instituição que se apropriou do BEC. E a prefeitura de Caucaia também arrebanhou seus funcionários para tal exploração bancária esquecendo os bancos públicos e de economia mista e, mesmo assim, preferi continuar na Caixa, uma vez que temos na modernidade a facilidade da portabilidade, e agora o governo do Estado do Ceará esquece que alguns dos professores que prestaram serviços temporariamente, hoje se encontram desvinculados da SEDUC?!


Lamentamos a insensibilidade governamental que vincula o recebimento do precatório a um banco privado e eu que Não tenho e nem desejo conta bancária privada estou sendo “democraticamente” forçado a doar parte da “fortuna” que irei receber à exploração que não tem compromisso social e ainda, diariamente, cobrado por escritório de advocacia sobre o percentual a ele vinculado, segundo o sindicato APEOC.


Senhor governador, Elmano Freitas, libera a minha parte do precatório na minha conta bancária pública. Deve existir no governo alguém capaz de efetuar transferência de uma merecida quantia para outra agência bancária que não esteja vinculada a exploração capital privada.

Crédito Foto: Jornal O Povo


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Enedina, um Mandato na Defesa dos Trabalhadores da Educação de Caucaia.

 

Os trabalhadores de Caucaia ganham uma voz veemente no Parlamento Municipal em sua defesa quando em breve a professora Enedina Soares (Partido dos Trabalhadores – PT) assumir sua vaga no Poder Legislativo Municipal.


Com a saída do Vereador Waibe Tapeba que assumiu vaga no Ministério dos Povos Originários – Secretário de Saúde Indígena do Governo Lula (SESAI) – a professora Enedina Soares, que há muito milita na educação de Caucaia, assumirá no início de março uma cadeira no Parlamento Municipal e certamente será uma voz na defesa dos Trabalhadores da Educação municipal.


Enedina que até pouco tempo estava na primeira suplência de Vereadora, agora irá ter um papel fundamental na Câmara Municipal reforçando sua defesa na educação e na classe trabalhadora de Caucaia. Desejamos sucesso nesta nova empreitada e aqui na torcida de que sua voz ecoe positivamente no Parlamento.

 

Crédito Foto: _enedinasoares - Instagram

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Minha Fala no Descerramento_Placa História UAB_Caucaia, 26/11/2022

Inicio minha fala com a seguinte frase do patrono da educação brasileira, Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. E é com o coração cheio de alegria que vivencio a belezura deste nosso encontro. Mesmo que o tempo tenha se mostrado adverso, estamos por aqui fortalecendo a definição de História segundo Marc Bloc que diz textualmente “A História é a Ciência do homem no seu tempo” e o nosso tempo é pautado nas ações cotidianas de cada um UABista que faz História. A luta não foi fácil, mas valeu a pena.

A nossa História começou quando ainda me encontrava no processo de seleção, mas a partir do Segundo Encontro Presencial foi a vez de assumir, como tutor presencial que tinha que apresentar disciplinas – programas e ementas, inaugurei a disciplina de Educação à Distância e foi desta feita um dos maiores desafios enfrentados. Tentando conhecer cada um na imediatidade do momento, algumas pessoas puderam até pensar, como vamos estudar História na semipresencialidade enfrentando as adversidades educacionais onde cada um dos estudantes precisava colocar a sua autonomia e determinação no tapete vermelho da formação profissional, uma vez que a maioria trabalhava dois expedientes, todavia, é na efervescência da lide que se fortalecem as concepções cognitivas da História como práxis humana na busca da compreensão do ser humano. E nesse contexto interpretamos a envergadura do bambu que se fez ação de cada um de vocês que, hoje se encontra aqui.

Tudo era novidade, alguns não conseguiram acompanhar as inovações da semipresencialidade e desistiram, todavia, os aguerridos estudantes que decidiram fazer a História, hoje celebram a sua grande conquista e iniciam, agora, novos desafios de se fazerem ativos e proativos no fazer da História no chão da Escola.

Em meados de março de 2020 foi decretado o isolamento social com a gravidade vivenciada pela Pandemia do Coronavírus da Covid-19 e acabaram-se os Encontros festivos da aprendizagem no Polo de Apoio Presencial – mais uma “coisa nova” no caminhar da História que por algum tempo tudo parecia incerto, até que foi dado continuidade e, desta feita, de forma Remota aconteceram a continuação das disciplinas, inclusive a disciplina de Estágio Supervisionado I e foi conseguido com brilhantismo e superação dos entraves na perspectiva formativa da cognição histórica desta turma maravilhosa.

A nossa práxis reflexiva irá disseminar saberes pois como disse Peter Burke

"A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer" – e você Uabista da História trilhou este desafio cotidianamente nas pesquisas incansáveis que foram desenvolvidas durante a jornada de aprendizagem desta valiosa Licenciatura Plena em História, agora concluída e que nenhum estudante possa esquecer as vivências e convivências na dialética da vida.

Como dizia o poeta, “sonhos, acredite neles”, cada estudante da turma precisa continuar na vida acadêmica uma trajetória de vitórias e conquistas porque sabemos que você foi capaz de passar por todas as turbulências existentes e permaneceu no mais brilhante voo de sua vida.

Meu muito obrigado pela convivência e compartilhamento de saberes que foram e serão fundamentais para minha existência humana.

A viagem continua e o trem está nos trilhos da História, nunca deixe de apostar nos seus sonhos e desejos. Passe na próxima bilheteria e continue sua trajetória de vida até a próxima estação.

 
Crédito Foto: Airton dos Mares

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Pensar ou Negar a Cognição Humana?

O pensar seria uma categoria humana “sine qua non” para o desenvolvimento no tabuleiro da convivência social? Muito embora algumas pessoas tenham fortalecido a corrente do senso comum, do acreditar nas falas fáceis propagadas pelas mídias sociais em detrimento da busca do saber e da comprovação científica.


Durante os últimos anos o povo brasileiro vivenciou uma negação da realidade científica e adentrou numa perspectiva “terra planista” na mais cruel realidade imediatista e propagação dos “saberes humanos”. Como dizia o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor, e nesse contexto, cada ente fortaleceu em si a premissa da intolerância onde cada um sem saber, pensa conhecer a realidade universal e passa a reproduzir falas descontextualizadas. Quando os entes federados não promovem uma educação de qualidade social a população sofre as agruras do saber e deixa de ser, na linguagem “gramsciana”, um intelectual orgânico transformador de realidades para “brutalizar” os mais próximos aliados num distanciamento crucial do saber cientifico e a construção de uma falsa realidade pautada nos interesses individuais de “mito”


Sem educação de qualidade social e isonômica seguiremos na caverna de Platão, onde as sombras da realidade nos parecem estranhas ao convívio social da totalidade humana.

Crédito Imagem: Internet (Santo Google) 

 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Sem Senso Crítico Há Educação?!


Muitos “teóricos” já fizeram as suas mais belas e contundentes análises sobre as questões de aprendizagem no período da pandemia do Coronavírus da COVID 19, contudo, vou aqui meter minha cara a tapa e dizer das vivências do chão da sala de aula da escola.


É verdade que passamos por mais uma grave crise educacional no Brasil, todavia, os direitos constitucionais que deveriam permear as ações de estado no contexto educacional, parecem meio tímidas na realidade. Até mesmo a UNESCO se pronunciou a respeito das perdas educacionais ampliadas com o isolamento social e isso é sabido por todos, todavia, esqueceu de mencionar os prejuízos intelectuais advindos com a falta de substâncias nutricionais sofridas por grande parte dos estudantes das escolas públicas.


Pode ser que muitos dos gerentes do capital digam em bom tom que socializaram as ferramentas tecnológicas para o acompanhamento das virtuais aulas, facilitando assim a aprendizagem dos estudantes, contudo, nem sempre o acesso às ferramentas tecnológicas quer dizer condições de acompanhar no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e até mesmo as lives via “MEET” que ocorreram durante o período pandêmico, pois a internet se mostrou precária com baixa velocidade e grande desafios de acessibilidade.


O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 que garante o direito de acesso e permanência dos estudantes nas escolas e o desenvolvimento crítico de cada estudante no sentido de torná-lo cidadão de fato e de direito parece-me que atualmente recrudesce o desejo dos gestores e até mesmo da BNCC que “ignora” o desenvolvimento crítico dos estudantes pautando a formação para o mercado de trabalho e isso fica visível com os cursos profissionalizantes existentes. Sem senso crítico o estudante passa a ser presa fácil para entender a realidade educacional no Ensino Fundamental que, infelizmente, tem se mostrado favorável, "praticamente” às avaliações externas em que os estudantes ficam se preparando para resolver questões sem no entanto ter consigo a compreensão de tal realidade. Faz-se necessário a estudantada ter convivência com as teorias lógicas matemáticas da compreensão.


A carência nutricional, o confinamento imposto pelo isolamento social trouxeram grandes perdas cognitivas, emocionais e psicológicas que não serão superadas nos próximos 5 anos, contudo, investir nos professores dando condições de produção, formação e estrutura físicas confortáveis, merenda de qualidade e acompanhamento direto aos estudantes mais afetados, poderemos pensar numa futura educação de qualidade social.

Crédito Imagem: Internet (Santo Google)

domingo, 30 de outubro de 2022

Arbitrariedades no Dia do Esperançar da Democracia?

Minha filha saiu paramentada para votar na esperança e pela democracia, mas ao chegar sozinha na sua secção eleitoral, foi encurralada por um “senhor” de aparentemente uns 70 anos ou mais. Certamente defensor dos “bons costumes”?

Como foi bem criada e aprendeu todas as normas de convivência sociais e respeitabilidade humana, pediu licença e seguiu adiante.

Infelizmente eu não estava lá para registrar esse assédio e denunciar uma covardia miliciana trajada de verde e amarelo.

O gado foi muito bem instruído e segue as ordens da violência intimidatória e atendendo ao chefe das milícias organizadas.

No domingo passado o Roberto Jefferson recebeu com balas e granadas a polícia federal levando dois deles ao hospital e ontem a Carla Zambelli correu atrás de um cidadão negro, com arma em punho, por conta de uma palavra pronunciada: “Te amo espanhola” e isso faz com que as milícias se agitem na intenção de “tumultuar e melar”o processo eleitoral. Isso demonstra o desespero dos perdedores que segundo um certo “deputado” falou: vamos levar na bala?

Isso é coisa ou agir de pessoas que defendem a ordem e os bons costumes da família brasileira?

Com a palavra os poderes instituídos que defendem as normativas constitucionais?


Já Votei e Você?

Já fui votar e aparentemente tudo tranquilo, não apenas na secção que voto, mas no derredor geográfico por aqui. Estou muito esperançoso e confiante na vitória, Brasil!

Sei que não foi fácil a batalha durante o segundo turno, mas certamente a militância cumpriu o seu papel e a partir do resultado das urnas poderemos vislumbrar um país mais alegre e com a sensação do dever cumprido momentaneamente, uma vez que a batalha foi vencida, todavia, teremos muitas lutas pela frente para garantir a liberdade de cada um/uma nesta democracia que se encontra fragmentada.

Muito obrigado a todos que se manifestam favorável a democracia mesmo nunca tendo votado no 13 e hoje fazendo valer seus direitos, sejam conservadores, capitalistas e demais que se chegaram ao racional gerencial pela garantia da democracia neste conflituoso momento crucial. Gratidão!

                                                                     Crédito Foto: Simone Gadelha

     


terça-feira, 19 de julho de 2022

O Ceará tem disso sim!

 

O Ceará tem disso sim! É inacreditável que um representante do executivo em pleno exercício almeje pleitear disputar às próximas eleições e sua agremiação barre seu desejo.


Pois é, a atual governadora, em exercício, do governo do Estado do Ceará almejava disputar o próximo pleito eleitoral, mas foi barrada e, diga-se de passagem, sem maiores justificativas além das desculpas “esfarrapadas” numa velada impugnação prévia e sem o aval da população que deseja ver sua governadora na disputa que apesar de tudo é uma prerrogativa dela.


Como pode uma agremiação não validar decisão imediata de um dos seus membros e cercear seu nome em detrimento de uma certa pesquisa interna que no atual momento não a colocava em primeiro lugar, todavia, com imensa capilaridade de crescimento, pois tem menor rejeição dentre os nomes que desfilaram na pesquisa. Algo inédito na politica nacional! Geralmente as agremiações buscam nomes que estejam em exercício até porque já está com a máquina a seu favor?!


A sigla FG barrou a educadora Izolda Cela, atual governadora do Estado Ceará em detrimento de uma “dita fila”de nomes por ela (sigla FG) armazenada e o ex prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, era o primeiro da fila e não apenas o resultado precipitado da pesquisa imediata. A sigla FG sentiu seus poderes abalados e correndo riscos de ficar sem capital político, “embirra”, “finca” o pé e coloca para candidato e, diga-se de passagem, contando com o financiamento do empresário Prisco Rodrigues Bezerra, irmão do pretenso candidato, o que ao meu parecer, o resultado da pesquisa em nada foi determinante.


É preciso muita atenção sobre as próximas falas deste candidato quando se referir a educação, pois quem é favorável a uma educação “propositiva” e com resultado alardeado por muitos e propagada para o Brasil a fora, de repente exclui alguém que conhece do riscado para premiar outro por conveniência eleitoral? trincando uma determinada aliança partidária para mostrar que o quase “Zeus” e relapso Deputado Federal manda?


O que é isso senhor coronel? Desconfio que a situação vexatória da sua pré-candidatura, pela “enésima” vez, à presidência da República que não decola e demonstra uma incomensurável fadiga no tapete das pretensões eleitorais no coração e mente dos eleitores brasileiros, não deveria ser determinante para barrar o nome da renomada professora e educadora Izolda Cela, aquela que deu concretos argumentos para que os comandantes da “política” cearense “encha” o peito e propagem sobre os resultados da Educação em Sobral e no Estado do Ceará como uma das que apresentam melhores resultados?


A governadora Izolda Cela é, sim, o nome Referência da Educação no Estado do Ceará (leia-se Brasil) e ninguém pode negar, a não ser o coronel CFG que se encontra perdido num complexo de sua arrogância sem conseguir aglutinar as forças políticas que antes caminhavam lada a lado e ainda se fala que as mulheres precisam garantir o seu espaço na política partidária? Conta outra, cara pálida!!!

 

 
Crédito Foto: Internet

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Lei 4188 – Expropriação de bens dos pobres

A Câmara Federal aprovou no dia 01 de junho o projeto de Lei 4188 permitindo a expropriação da casa de pessoas vulneráveis em dívidas. Isso mesmo, tomar a casa de pessoas endividadas alegando diminuir juros para empréstimos e facilitando, ainda mais, a vida dos donos dos três maiores bancos privados do Brasil. Penhorar sua única casa? Lembram da crise econômica das imobiliárias norte americanas? O povo brasileiro não merece essa crueldade

 


quinta-feira, 19 de maio de 2022

Escola Domiciliar – o Retrocesso Educacional Brasileiro!

Já faz muito tempo que uma elite conservadora, atrasada, tenta destruir a escola pública no país Brasil. Depois de muitas tentativas frustradas, aconteceu, na quarta feira 18, de forma acelerada desrespeitando as comissões foi votado a urgência para o Projeto de Lei “homeschooling”, brasileiro gosta de estrangeirar tudo, onde direciona a educação domiciliar tendo como objetivo maior descaracterizar a potencialidade dos professores que transformam realidades no chão da sala de aula tão carente de melhorias e condições dignas para a práxis docente e aprendizado da estudantada.


Desde a Conferencia Nacional sobre Educação – CONAE 2010 que existe um embate no seio da elite que controla a economia brasileira na perspectiva de barrar as conquistas educacionais que vieram com a LDBEN 9394/96 e a Constituição Brasileira de 1988 chamada de Constituição cidadã e como diz o dito popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e furou mesmo na noite da quarta feira 18 de maio quando atropelando todo os tramites legais foi votada em caráter de urgência o PL que obteve 264 votos favoráveis e 144 votos contrários caracterizando os conservadores dominantes da casa legislativa maior.


Escola domiciliar se aprovado na casa revisora, Senado Federal, mudará as leis educacionais retirando o direto do aluno de frequentar, presencialmente, uma escola alterando assim o artigo 5º da CF 1988 que diz textualmente que a Educação é um direito de todos e um dever do Estado. Além de tirar o aspecto da socialização e integração social, ampliará o isolamento dentro do contexto hierárquico egoísta e eurocêntrico que permeia a sociedade branqueada do nosso tão maltratado Brasil.


A batalha foi perdida, todavia, ainda resta esperanças que no Senado Federal seja derrotada a ideia estapafúrdia e reacionária que retira dos professores o sonho de uma escola pública de qualidade social e isonômica. Causa-me estranhamento saber que dos 22 deputados federais do Ceará, somente 15 votaram, sendo que um tal…. Votou contra. Permita-me não fazer promoção de gente ruim. Aqui fico com meus botões: onde estavam os outros 5 representantes cerenses? Que comissões importantes poderiam ser maiores que derrotar o PL da Escola Domiciliar? Ou não estavam em Brasília? Esses cinco parlamentares deverão vir a público e fazer suas justificativas para a população cearense que lhes outorgou tal mandato.


E o maior receio é que os deputados ausentes e o negacionista representante mor do retrocesso educacional venham falar em educação, logo mais, nas eleições de outubro. Me poupem seus caras pálidas.