domingo, 29 de novembro de 2020

As Guerreiras: Manuela e Marília

Nestas eleições de 2020 podemos considerar três candidaturas vitoriosas independentes dos resultados das urnas. Em Porto Alegre a Manuela d'Ávila que soube manter uma aliança para vencer. Em Recife a Marília Arraes, do PT, que enfrentou os “coronéis” do partido e saiu candidata mesmo sem o querer do senhor Humberto Costa e em Sampa, o Guilherme Boulos, que se mostrou competente no fazer campanha com leveza e sabedoria e assim conquistou o coração paulistano e tornou-se um nome nacional.

Aqui em Fortaleza, a Deputada Luizianne Lins também enfrentou uma corrente contrária a sua candidatura e partiu com o coração vibrante em busca do seu eleitorado e muito dos “cacifes” do partido ficaram veladamente na torcida por outra candidatura que hoje se fez de cor amarela, fortalecidos e nos imprimindo uma vergonha incomensurável em votar numa opaca candidatura contrária ao direitismo do Planalto Central. Desse mesmo modelo se deu em Recife e Marília comprou a briga e hoje é alegria para o comando do Partido dos Trabalhadores.

Essas mulheres maravilhosas imprimiram mais que uma candidatura no tabuleiro das eleições municipais de 2020. Manuela D’Ávila, PC do B, com sua simpatia está alterando o curso da História e mesmo não chegando em primeiro lugar é uma das grandes vitoriosas nestas eleições e aqui na torcida por sua vitória plena e que a partir de primeiro de janeiro de 2021, Porto Alegre tenha um nova forma de gerir a cidade.

Marília Arraes demonstrou coragem de guerreira que além de enfrentar as pseudo lideranças da sua sigla agremeativa enfrenta um conflito familiar sem precedentes com arranhões futuros e mágoas familiares infinitas.

Guilherme Boulos é o maior vencedor que soube conduzir a campanha com sua simpatia e leveza, conquistando espaços nacionais e, portanto, independente dos resultados das urnas já é um nome nacional com capacidade vital de representação para 2022 no coletivo da vontade de vencer os terras planistas ignorantes da ciência nacional.  

                                                  Crédito imagem: Internet - "santo google"

 

.

 

 





terça-feira, 17 de novembro de 2020

Luizianne, praticamente sozinha, brilhou sem a estrela do PT

Sei que alguns analistas já falaram, mas não posso me furtar de comentar a participação da Deputada Federal Luizianne Lins nas eleições majoritárias de 2020. Primeiramente não há como negar a força da mulher. A “Lora”, como carinhosamente é chamada por muitos, fez um papel fundamental na defesa do seu Partido e marcou território no tapete eleitoral do dia 15 de novembro.

Com 17,76 a candidata Luizianne Lins não teve fôlego para chegar ao segundo turno das eleições, todavia, desempenhou praticamente sozinha a sua trajetória eleitoral e brilhou. Parte significativa do seu próprio partido esteve ausente na campanha majoritária deste ano e isso passou fragilidade para a sociedade que não sentiu firmeza nos seus apoiadores partidários. Não vou citar nomes, mas a sociedade sabe quem são os ausentes na campanha da candidata.

Nada de falar sobre os ataques sofridos por parte de certos candidatos e de forma grosseira e machista. Vamos nos deter na falta de apoio daqueles que teoricamente seriam seus aliados. Não vi nenhum dos representantes do poder Legislativo Estadual levantar a bandeira da candidatura Luizianne Lins. Qual teria sido o motivo? O maior nome do PT cearense em exercício desfila no tabuleiro da avaliação popular com altos índices de aprovação, mas que veladamente esteve do outro lado da candidata, o lado oposto do apoiamento.

Muitos lutaram antes para que ela não saísse candidata, contudo, Luizianne é teimosa, comprou e ganhou a briga e tornou-se candidata usando a estrela da sigla, e mesmo assim, não teve o apoio nem mesmo de todos os candidatos a vereança que preferiram sair em busca de votos para a sua campanha, “esquecendo” assim, a candidatura majoritária.

Um Partido como o PT não deve ficar a reboque de compreensões ligadas apenas ao poder de gabinetes com ar condicionados e isolado das massas que constroem as riquezas da sociedade. Considero que na avaliação partidária das eleições seja colocado em pratos limpos aqueles que defendem a sigla, como também o afastamento dos omissos.

 

                                                    Crédito Foto: Página Facebook da Luizianne Lins.


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Invadir Escola Pública sem Permissão não é coisa da Democracia

Ontem à noite, vendo um grupo de “WhatsApp” tive o desprazer de assistir a um vídeo em que dois cabras arrogantes adentravam sem permissão numa sala reservada de uma escola pública situada no cambeba. Infelizmente não teve como gravar o nome da escola, creio que o administrador do grupo tenha orientado a retirada da postagem que aconteceu em instante.

É por demais constrangedor assistir a cenas de pessoas mitificadas se dizendo poderosas e donas da lei, desafiando o estado democrático de direito para fazer propaganda de seu candidato. Os cabras, para não dizer o que estou pensando, diziam que tal escola estava preenchendo cadastro para distribuição de cestas básicas sem ter conhecimento de que durante a pandemia do novo coronavírus as escola públicas municipais distribuíram a merenda escolar para seus alunos regularmente matriculados em forma de kit alimentar ou cestas básicas. Pode até ser por ignorância e, prefiro entender assim, mas também possa ser por má-fé se arvorando arautos defensores da coisa pública.

Diante de tal realidade se faz necessário a presença do Ministério Público no sentido de apurar se realmente existiu cadastro irregular ou se tais entes estavam apenas no “direito de ser voz” do ocupante do Planalto Central que alguns insistem em acreditar ser mito. A falta de respeito às instituições públicas tem se alastrado em nossa sociedade que já vivenciou por uns dias um período democrático e, aqui digo, esse tipo de ação fere o estado democrático de direito contido na Constituição Federal de 1988 e não podemos compreender esse tipo de atitude como democracia.

Lembra que falei que o vídeo foi apagado? Pois bem, até postei uma figurinha tipo, “apagou, mas eu vi” e em seguida a mesma pessoa que havia apagado postou propaganda de um certo candidato comprovando a intenção de promover o nome bolsonarista para a prefeitura de Fortaleza.

 
Crédito Imagem: Canva/santogoogle


 

domingo, 1 de novembro de 2020

Consciência Política Tardia ou Oportunismo Eleitoral?_ 20201101 WA0015

Sabe aquele Deputado que nestas eleições busca promover sua próxima candidatura?
OBS:ERRATA "Cedinho das manhãs" - falha na concordância (ainda vou aprender editar vídeos)

sábado, 24 de outubro de 2020

Partidos Políticos Precisam Ocupar Espaços

Mais um período eleitoral em que os nomes parecem ser mais importantes que as agremiações partidárias que deveriam ser a estrutura organizacional dos anseios sociais, contudo, certas agremiações que desfilam no tabuleiro desta realidade eleitoral não tem nenhuma organização ideológica estruturada nem mesmo com o conservadorismo que defendem.

Numa sociedade em que partidos não representam as demandas da sociedade, lamentavelmente se presencia uma frágil democracia e de repente as forças conservadoras tentam  chegar ao poder e de certa forma até contam com os “meios democráticos” para concretizar seu desejo.

Às vezes chego a ter saudade da polaridade PSDB X PT que, pelo menos, tinham cores ideológicas definidas onde a realidade administrativa de tais agremiações se mostravam de centro e social democracia que, infelizmente, alguns insistem em chamar de esquerda, contudo, diante da realidade ultradireitista que ora gerencia o capital na sociedade Brasil “se pode falar” que o Partido dos Trabalhadores, a única agremiação partidária a ter na sua formação e estrutura de partido, porque foi criado no seio das lutas populares, é esquerda.

Nesta controversa adversidade em que as agremiações partidárias se encontram fortalecem apenas nomes deste, daquele candidato. Se não vejamos num passado não muito distante tínhamos por aqui um cidadão que historicamente se denominava brizolista e de repente teve que sair do seu partido e isso tirou-lhe parte identitária do que defendia e ficou apenas ele que neste período eleitoral parece não andar bem das pernas numa agremiação totalmente distante do que era ele, ou que ele dizia defender.

É bem verdade que a investida conservadora em acabar com o Partido dos Trabalhadores tem surtido efeitos e a enxurrada de siglas “porra louca” se faz presente nestas eleições e que o oportunismo individualista permitiu alguns migrarem para “siglas nanicas” em busca de uma representatividade no poder legislativo municipal. Nas disputas majoritárias a realidade não é diferente, os nomes representam o imediatismo de camadas significativas da sociedade.

Aqui vou falar apenas de certas capitais onde parecem nem existir polaridade. Se não vejamos, no maior colégio eleitoral do país, apesar da gestão municipal está nas mãos do PSDB com Bruno Covas, existe uma dificuldade no comando da candidatura de reeleição de Covas que parece ter chegado ao ápice sua capilaridade eleitoral e mais sério ainda é a situação do PT com Jilmar Tatto que ainda não saiu do patamar da insignificância nas periferias da cidade.

Em Belo Horizonte estas duas siglas se quer aparecem como alternativa para gerenciar a cidade. Na disputa no Rio de Janeiro o PT disputa a vaga com a ex-prefeita Benedita da Silva que parece ter chegado ao seu apogeu de capilaridade política eleitoral e o partido assim como o PSDB caiu no esquecimento da população carioca.

Outra situação em que o nome representa mais que a sigla acontece aqui em Fortaleza com a candidatura da ex-prefeita e atual Deputada Federal Luizianne Lins que insiste em levantar o nome da sigla na disputa em que se encontra em segundo lugar nas pesquisas. A Lora como carinhosamente é chamada, virou alvo de ataques da candidatura Pedetista (leia-se Ferreira Gomes) do Sarto Nogueira que, só mesmo com a força e experiência eleitoral dos seus mentores, almeja disputar o segundo turno, todavia, os irmãos Ciro Cid além de experiência têm a força das máquinas administrativas do Município e veladamente do governo do Estado e isso dificulta e muito o crescimento da candidata Luizianne Lins.

Outra realidade em que o PT sofre desprezo eleitoral é a de Salvador em que sua candidata, a major Denice, está tecnicamente empatada com o conservadorismo do pastor e sargento Isidoro e parece não ter esperança de um segundo turno com o candidato do ACM Neto, Bruno Reis, do DEM apesar do apoio do governador Rui Costa.

Relevante será que as forças conservadoras que desejam o fim das siglas agremiativas de cor ideológicas definidas não encontrem espaços importantes na próxima gestão do capital nos Municípios e Capitais do país Brasil. 

Crédito imagem: Internet - "santo google"

 


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Opção?

Na Bahia, os soteropolitanos, demonstram claramente optar pelo candidato do DEM, Bruno Reis, dando continuidade a gestão do ACM Neto, mas o que me chamou atenção foi exatamente a falta de opção das outras agremiações partidárias.

Entenda que os adversários, se é que assim podemos denominar, a candidatura indicada pelo governador petista Rui Costa trata-se da major Denice com mísero aproximado a 10%  e que esconde a estrela do PT? E a candidatura do pastor sargento Isidório do avante? Um reacionário de primeira grandeza e isto justifica a escolha pelo continuísmo sem possibilidade de um possível segundo turno.

sábado, 10 de outubro de 2020

A Disputas Eleitoral em Caucaia

De repente o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Ceará ganhou muita notoriedade e não é, por menos, que ali disputam o pleito deste ano nove candidaturas majoritárias e é bem verdade que a disputa está centrada nas candidaturas que detêm maior estrutura política econômica em Caucaia que também é a segunda cidade do Estado a ter segundo turno e como o meio campo está embolado certamente haverá, sim, uma nova eleição no dia 29 de novembro.

De todas as candidaturas postas apenas a candidatura do professor Rodrigo Santaella e Felipe Martins (PSOL) representa os anseio da esquerda no município, apesar do PC do B e PT estarem na disputa. Com tantos nomes disputando um espaço na Política de Caucaia que, na realidade, representa uma notoriedade no campo da promoção de nomes no tabuleiro eleitoral para a posteridade.

A candidatura do atual prefeito e candidato a reeleição, Naumi Amorim (PSD), apesar da máquina, não conseguiu formar uma chapa de peso e certamente disputará o segundo turno com uma, até o momento, incógnita candidatura entre Vitor Valin (PROS) e Elmano de Freitas (PT/PP) e podendo esperar uma surpresa de última hora com a candidata Emília Pessoa (PSDB) que apesar do carisma e capacidade eleitoral está isolada sem contar com sua ala majoritário partidária. Também não se pode negar o nome de José Gerardo Arruda, uma grande capacidade eleitoral, mas que não consegue transferir totalmente os seus pretensos votos e sem condições eleitorais neste momento.

Diante da onda conservadora e bolsonarista que impera no país, Caucaia também sentirá fortemente este contexto e talvez por isso a candidatura do deputado estadual Vitor Valin seja a mais favorecida diante das demais candidaturas direitistas, deixando o PT do deputado Elmano de Freitas numa situação complicada mesmo contando com o apoio do ex-tudo(?) e quase deus Ciro Ferreira Gomes que também nutre uma certa aproximação com a candidatura do atual prefeito Naumi Amorin (PSD/PSF), mas por conta de alguns ajustes políticos que não aconteceram até o momento, Ciro declarou seu apoiamento a candidatura do deputado Elmano.

Esse apoio cirista em Caucaia funciona como um apoio de mão dupla, pois a candidatura do atual prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT/PT) terá um imenso desafio para vencer a candidatura direitista bolsonarista do empresário Oscar Rodrigues, pai do deputado Moses, aliado fortíssimo do ocupante do Planalto Central e que conta também com o apoio das igrejas evangélicas neopentecostais e o jogo será no “pau a pau” e isso justifica o apoiamento de Ciro contrariando o PDT caucaiense aliado do atual prefeito Naumi.

A onda bolsonarista é forte, mas o nome de Valin poderá até nem aglutinar politicamente tais eleitores do município e com isso surgirá o embate fortíssimo num eventual segundo turno entre Naumi Amorim e Elmano de Freitas e Ciro se dividindo, se fortalecendo e contente com a candidatura vitoriosa sendo ela qual for.


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Esperançar! Os Excluídos Tem Voz e Gritam!

Hoje a luta por uma sociedade mais justa e humana se faz presente com maior intensidade no grito dos excluídos que buscam uma alternativa de sociedade onde todas as pessoas possam viver pelo menos com dignidade e não apenas à margem da sociedade.


É tempo de esperançar nas turbulentas ondas reacionárias que predominam na sociedade Brasil. Esperançar na lide cotidiana com indignação pelas atrocidades que a sociedade capitalista produz. Lutar para transformar tal realidade agonizante. O grito dos excluídos tem o papel de mostrar para a sociedade que o contentamento com essa realidade está muito distante dos sonhos dos trabalhadores que produzem a riqueza deste vil capital.


Esperançar para não cair na acomodação pretendida pelas forças reacionárias que comandam as ondas do capital. Esperançar para manter viva a busca de uma nova realidade social onde a periferia que consome e fortalece a economia faça parte, não apenas, da construção em si, mas que seja parte integrante das decisões sociais, diminuindo assim os abismos das desigualdades.


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A Culpa é de Quem?

De repente me pego a pensar no que leva um ser ignorar sua capacidade reflexiva para acreditar cegamente no que dizem os seus “mitos” fantasmagóricos, sejam na política ou nas ações cotidianas, que nos fazem humanos ou não tão humanos .

Aqui não estou me referindo apenas ao conhecimento popular, senso comum, mas abrindo um parêntese para mencionar um certo ser que por interesses políticos ideológicos particulares propaga em forma de incitação de suas “verdades” na sua rede social e respinga, por aqui, uma vez virtualmente amigos, que a culpa do elevado número de mortes por consequência da disseminação do coronavírus da COVID-19 é de quem mais fez para conter a propagação, ou seja, o cara culpa os governadores e prefeitos por terem eles tomado a iniciativa de ampliar leitos, adquirirem equipamentos de proteção individual e manterem a saúde pública nos Estados e Municípios e faz rasgados elogios a quem divulga abertamente incentivando o uso de uma certa droga medicamentosa específica para o tratamento do “lupus” e da “malária” como se tivesse autoridade para tal, induzindo pessoas a aceitarem tal droga como cura para o vírus da COVID-19.

Muito me entristece a ação ou falta de ação dos órgãos competentes da saúde que não se pronunciam diante de tais aberrações negacionistas. Talvez por isso, pessoas com interesses particulares se aproveitem da boa fé do povo para tentar se fortalecer e propagar nomes para “representar” o povo no poder municipal.

De repente algumas pessoas passaram a propagar coisas que nem sempre têm conhecimento, mas para divulgar sua ideologia e desejos oportunistas imediatos se lançam nas redes sociais na tentativa de ancorar no poder público como representantes de uma camada da sociedade fortalezense que ainda espera ações governamentais de políticas públicas efetivas. 

                                                             Foto: Internet  


sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Bêbado e a Paixão


Esta poesia que fiz, há algum tempo, fala de um sentimento que para uns pode parecer comum na existência cotidiana e aqui peço licença para registrá-la e dividi-la com vocês.

O Bêbado e a Paixão

Na saudade dela
O som do rádio,
O vinho que fere,
A porta que não abre…
A felicidade tardia escondendo o sol
O sinal que não abre
A boca ainda não calou,
Mas a faca já cortou meus nervos de aço…
Na prostituição da noite
Me afogo num copo de um bar
Flutuo na fumaça dos cigarros que queimam…
Adormeço nas calçadas
Sentindo e calor do teu corpo ilusório
Me embriago no teu riso
Vivo a ressaca da tua boca
E acordo pra vida que não chega…