segunda-feira, 30 de outubro de 2017

As TICs na EaD pelos Alunos do Ensino Médio com Assunção


Venho aqui Parabenizar o amigo Assunção, Francisco José, pelo seu agir altruísta e por propagar o protagonismo de alunos do Ensino Médio no II Seminário de Integração dos Polo UAB – Feira do Conhecimento acontecido no Centro de Eventos nos dia 26 e 27 de outubro.

Existem pessoas que, na maioria das vezes, mostram veladamente suas habilidades e competências nas convivências humanas e sociais e existe também o Assunção que se despe de sua potencialidade intelectual e social e mostra segurança ao fazer emergir outras pessoas capazes, mas que não dispõem de oportunidades e ocasionalmente vivenciam uma certa timidez no agir em sociedade.

Assunção é ousado e demonstra facilmente sua ousadia patrocinando o protagonismo de seus discípulos, meninos e meninas do Ensino Médio de Escolas Públicas do Estado, lançando-os nos meandros acadêmicos dos trabalhos científicos e apresentações externas da caixinha habitual da tutoria nas TICs relacionando-as a Educação à Distância – EaD da semipresencialidade das oportunidades públicas.

Parabéns, Gabriel Gomes de Sousa, Josilene Alves, Patrícia Aline Loiola e Silva por brilharem no II Seminário de Integração dos Polos UAB – Feira do Conhecimento.


 Crédito Foto: Airton dos M@res.

domingo, 29 de outubro de 2017

Fátima Sousa Fala sobre a Educação à Distância: Atuação e desafios do Tutor Presencial


Aconteceu nos dia 26 e 27 de outubro no Centro de Eventos do Ceará o II Seminário de Integração dos Polos UAB e a Professora Antônia de Fátima Rodrigues Sousa não apenas participou como Equipe UAB, mas aproveitou para Apresentar o resultado de sua pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – Educação à Distância: atuação e desafios do Tutor Presencial na Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EPCT semipresencial IFCE – UAB.

Parabéns Fátima, pela iniciativa de socializar um pouco das pesquisas que vem sendo implementadas na Educação à Distância no Polo de Apoio Presencial Novo Pabussu - Caucaia com qualidade social e compromisso de transformação da realidade para uma nova sociedade.

A Professora apresentou sinteticamente a importância e os desafios do Tutor Presencial para o bom funcionamento dos Cursos de Educação à Distância – EaD e “deu um show” de aula com seu dinamismo, habilidade, dedicação e amor à construção de um novo amanhã na Educação Semipresencial e como ela costuma dizer: somos todos EaD.


Crédito Foto: Airton Amaral & Assunção FJ

domingo, 22 de outubro de 2017

A Revolucionária Alexandra Kollantai

No momento em que se comemora Cem anos da Revolução Russa não poderíamos deixar de falar sobre uma mulher além de seu tempo, mesmo tendo emergido da nobreza, esteve presente nas lutas do povo russo, lutou pela emancipação da mulher e foi oposição nas causas dos operários sindicalizados.

Alexandra Kollantai apesar de somente após a maternidade, tomou conhecimento da Filosofia Marxista, participou juntamente com os bolcheviques da Revolução vitoriosa de 1917. Kollantai deixou grandes marcas no soviet de Petrogrado com sua participação sempre atuante.

Aliada direta de Lenine nas lutas sociais e operárias, Kollantai foi também  revolucionária na luta pela emancipação feminina e chegou a comparar a questão do sexo à luta operária, uma vez que a mulher precisava romper definitivamente com a ideologia dominante do capital burguês que só a via como fêmea para a reprodução e procriação.

Viva a Revolução Vitoriosa de 1917. Viva Lenine e Alexandra Kollantai.
Crétido Foto: Internet

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Seminários Interdisciplinares na EPCT


Nossos desafios cotidianos estão desfilando no tabuleiro da Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EPCT/UAB/IFCE e com intensidade podemos realizar no Polo Novo Pabussu o Primeiro Seminário: Caminhos e Perspectivas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica neste sábado 14 de outubro de 2017.

Na verdade, não irei citar os entraves que, a priori, justificou uma pequena frequência, contudo, falar da dedicação e compromisso assumido com tal realização pelo grupo de organização, e aproveito aqui para Parabenizá-lo. Compromisso assumido. Compromisso Realizado e com sucesso que muitas vezes não se encontra apenas na quantidade, mas na Qualidade e isso foi condição Sine qua non deste seleto grupo.

Como todo bom evento, tivemos inicialmente cerimonialista, Fátima Sousa, fazendo a apresentação do Seminário e a seguir a fala do coordenador do Polo, Professor Francisco da Silva (Lúcio) Moreira que relatou a historicidade e importância do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil para a população de Caucaia. A fala da discente Séphora Luciana apresentando a importância da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nossa EPCT de cada dia, bem como os votos de sucesso para os discentes da professora formadora Ana Cláudia Uchôa de Araújo, e um rico e nutritivo café da manhã que muitos insistem em chamá-lo de “coffee break” .

Podemos assistir as ricas e objetivas apresentações dos discentes cursistas que muito contribuíram para o enriquecimento do Evento, e para finalizar contamos com a dinâmica palestra “Os Desafios da Educação Profissional no Brasil com a professora Dra. Keila Andrade Haiashida.
 Crédito Foto: Airton dos M@res.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Camilo Santana Aglutinará as Força Políticas Adversárias?


Na tentativa de me desligar um pouco dos últimos acontecimentos políticos do Planalto Central, me deparei com alguns comentários dos analistas da “real política” cearense.

Quase tudo gira em volta da capacidade aglutinadora do governador Camilo Santana – PT em dialogar com as lideranças das mais diversas tendências partidárias do Estado. É bem verdade que o governador Camilo Santana tem dedicado seu tempo às inaugurações e “selfiar” com a estudantada, como também às questões externas, pois o homem parece que apenas passeia pelo nosso Estado. Mas é notícia diária em quase todos os meios de comunicação local.

Parece-me que as análise existentes convergem para uma reeleição tranquila e contando com parcela significativa da sociedade política, até mesmo incluindo seus adversários no mesmo tabuleiro eleitoral. Todavia, a minoria de analistas tende afirmar que não haverá coalizão entre os interesses divergentes.

Existem uns bem ousados que falam até em chapa completa para a tranquilidade e barateamento da campanha, todavia, não se declara o nome que disputará a segunda vaga da casa legislativa maior e nem para a vice-governadoria. Tudo isso faria parte dos arremates finais da composição desprovida das “divergências” pessoais e políticas, que certamente continuariam divergentes, mas pelo interesse de cuidar da coisa pública do Estado, ficarão tudo ou quase tudo, num silêncio sepulcral.
 
Crédito Foto: Internet

domingo, 10 de setembro de 2017

Partiu, Eduardo Pessoa


A Nossa amada Caucaia amanheceu com uma imensa tristeza com o passamento do ex vereador e pessoa da simpatia caucaiense que, apesar de já está doente, disputou o segundo turno das últimas eleições municipais com o atual prefeito Naumi Amorim.

No início da noite de ontem (09/09) partiu para sua última morada, Eduardo Pessoa, quando ainda tinha seus 44 anos e uma vontade de viver e ajudar seu povo. Infelizmente foi vencido por um câncer de medula óssea que durante aproximadamente um ano tentou derrotá-lo e agora o fez definitivamente.

Foi vereador durante quatro mandatos consecutivos e também presidente do Legislativo local e em sua última disputa selou acordo de cumprir os avanços e conquistas dos trabalhadores municipais com o Sindsep Caucaia. Fica aqui meus sinceros sentimentos e Solidariedade aos familiares que, certamente, estão vivenciando uma grande perda.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Lula Não é Religião, seu Jabor


No seu comentário de hoje (08/09), na rádio O Povo CBN, Arnaldo Jabor chega ao absurdo em afirmar que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva é de esquerda. O cara começa comparando a fala de Trump quando afirma: “mesmo matando alguém, seus eleitores continuariam votando nele”, com a figura carismática de Lula e, categoricamente destila, “sua compreensão”, afirmando que por mais que se mostre as irregularidades do governo Lula muitos ainda o seguem cegamente.

Achar que Lula é maior que a política nacional não é novidade, seu Jabor, mas faltar com respeito aos intelectuais, artistas e aos cidadãos comuns que afirmam votarem no Lula em 2018, soa um velado preconceito de sua parte, seu moço. Certamente as pessoas que você desdenha, por elas afirmarem votar no Lula, não veem nenhum outro nome que represente, mesmo que parcialmente, os anseios das massas nas possíveis candidaturas postas no tabuleiro eleitoral para 2018.

Desconfio que você ainda sabe o que representa ser de esquerda e ao comparar o ex presidente Lula a esquerda, demonstra uma sagacidade atroz de suas falácias permanentes, além do preconceito exposto às pessoas que livremente optam, não como religião, pelo nome Lula para gerenciar o capital no Brasil. Será que isso representa certa ciumeira pelo resultado das caravanas Lula pelo Nordeste?


Crédito Foto: Internet / Airton dos M@res

domingo, 3 de setembro de 2017

Partiu, Luíza de Teodoro, a Educadora!


A educação cearense está mais pobre de luz e saberes com o passamento da educadora Luíza Teodoro Vieira que partir ainda com seus bem vividos 86 anos de sabedoria e ensinamentos de várias gerações que passaram pelas Universidades do Ceará.

Lembro-me de quando conheci a professora Luíza de Teodoro, estava iniciando meu curso de Filosofia no Centro de Humanidades, da Universidade Estadual do Ceará, Universidade dos Trabalhadores – UECE. Tive o privilégio de usufruir de seus ensinamentos educacionais de uma postura progressista que me fez aguçar ainda mais minha militância política estudantil no Centro Acadêmico que presidi – CAFIL.

Hoje, 03 de setembro de 2017, partiu a Educadora Luíza para outra dimensão, levando sua sapiência e tranquilidade de sua militância educacional no Estado do Ceará, mas que fica aqui seu Legado Educacional de vivência e contribuições para o desenvolvimento da Educação no nosso Ceará.

Partiu, Luíza, quando ainda poderia muito contribuir com a formação da nova geração que busca alternativa de transformação social no campo da educação.
 Crédito Foto: REPRODUÇÃO FACEBOOK

domingo, 27 de agosto de 2017

Numa conversa de bar entre o Zé da Nuvens e a Maria das Dores Sociais


É preciso compreender a realidade, Zé!
Realidade pra mim é mesmo um gole da douradinha e um ovo cor de
   rosa, Maria
Ignorar o retrocesso, Zé, é desiludir-se da vida, amigo.
Pra que vou me preocupar se lá em Brasília os políticos seguem
  quase tudo que o capital manda e a galera nem dança mais na praça
  Portugal. Agora é esperar que Deus cuide de nós, Maria.
Chega de comodismo, seu louco, se não fizermos agora sofreremos
  de angustia amanhã, Zé.
Vou é cuidar da vida e deixo você com sua ilusão de bar”. 


Crédito Foto: Internet / Airton dos M@res 

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A Massa Votante Será Determinante nas Eleições de 2018?


Já não tarda a chegar o estardalhaço eleitoral de 2018 com algumas figurinhas repetidas e outras tantas embolando as intencionalidades da massa que, sem uma análise mais apurada, segue os “ditos” da grande e parcial mídia brasileira.

Diante de tantos retrocessos que está sendo coordenado pelos agentes do mal no Congresso Nacional e as más intenções reacionárias, postas no tabuleiro eleitoral presidencial, podem conduzir os rumos da política brasileira para a antipolítica, pois hoje grande parcela da sociedade parece estar anestesiada com o bombardeio da mídia sobre seus interesses imediatos e porque não dizer mediatos também, que representam o capital local e internacional.

A propagação de que os políticos estão no mesmo nível de ação, cujos interesses são em sua grande maioria particulares e que alguns deles, diga-se de passagem, são muitos, chegam a “vender sua alma política” para salvar o senhor Fora Temer e prejudicar ainda mais a situação da massa votante. Certamente isso deve lhes render uma boa quantia para a compra de seus retornos ao pomposo“parlamento”.

Parece-me que Lima Barreto estava completamente iluminado e antenado com os últimos acontecimentos da sociedade Brasil atual quando disse que “no Brasil não tem povo, tem público”. Pois é mesmo. Essa massa votante, não tão voluntária, segue no maior silêncio diante das barbaridades executadas pelos que deveriam nos representar. Provavelmente pelo desencanto de ter ido às ruas, seguindo os interesses da máfia internacional, dançado com a música do passinho e vestindo a camisa da seleção canarinho.

E nesse contexto de quase paralisia social frente aos desmandos governamentais de claras intenções que diretamente prejudicam não apenas os votantes não tão voluntários, todavia, a população que ainda reage, ou tenta reagir, mostrando caminhos alternativos que dificilmente serão acatados pelos mais sofridos da massa votante que nem fala de ideologia, mas não deixa de propagar e defender silenciosamente o nome que a mídia capital determina como sendo grande executor para gerenciar a coisa pública.