segunda-feira, 28 de março de 2016

Sonho ou Pesadelo?


Ontem, à noite, sonhei que a presidente Dilma Rousseff tinha sido impedida de gerenciar a sociedade Brasil, pois não havia mais possibilidade de contornar os interesses daqueles que querem o poder a todo custo.

No sonho, o vice-presidente Michel Temer, agora presidente do Brasil, formando com o PSDB e S.A., uma grande coalizão política onde “tudo” tranquilo e, como diz a galera, “tá tranquilo, tá favorável”, e quase ninguém se lembra de cobrar o fim da corrupção. O fora Comunismo, Fora PT e Dilma, agora solucionado, então por que reclamar? A ordem agora é dar uma oportunidade para o “novo governo”, muito embora esteja no poder à séculos. A sociedade, conduzida pela amenidade midiática, segue passivamente aceitando a corrupção daqueles que na maioria dos tempos estiveram gerenciando a crise capital e sendo dela beneficiados.

Irrequieto, e sem compreender tal tolerabilidade com os de sempre, permaneço atônito “na arquibancada da vida”, buscando respostas para justificar o “verde e amarelo” nas ruas das cidades, cobrando o fim da corrupção e, agora adormecido, permanece desatento aos acontecimentos ora vigentes. Alguns que defenderam a presidente Dilma, gritam com veemência, cadê os arautos defensores do Brasil?

Ainda bem que foi apenas um sonho, e posso vivenciar a parcial mídia fazendo seu papel falacioso de informar as travessuras de um governo que errou muito. Errou ao suspender o IPI para grandes empresas defensora do capital internacional, que quase sempre deixa de investir seus ricos rendimentos na empregabilidade do país, promovendo uma maior instabilidade na economia nacional.

E como a presidente Dilma Rousseff permanece no poder, alguns analistas continuam afirmando categoricamente o fim do governo Dilma e que a próxima semana será definitiva para o fim do seu governo, uma vez que o PMDB está breve a anunciar sua saída do poder. Mas qual poder? Ao meu ver, tal sigla fisiológica não deseja sair do governo, todavia, chegar ao comando central para gerir o capital sem a chancela das urnas, mas capitalizado pela siglas que ainda não aceitaram a última derrota eleitoral.

terça-feira, 22 de março de 2016

O Golpe Não Passará


Acabo de chegar do Ato Debate promovido pelos Professores da Universidade Federal do Ceará – UFC, realizado no auditório Raquel de Queiroz do Centro de Humanidades. Pude acompanhar a excelente explanação sobre o delicado momento político que parte da mídia, assim como em 1964, está ajudando a propagar fogo golpista, atendendo ao interesses internacionais belicistas aqui muito bem defendidos por um grupo paulista travestido de agremiação política.

Mas, o que deve ser colocado aqui, é a provocação incendiária de alguns jovens muito bem nascidos defendendo ideias contrárias às expostas no Ato Debate. Jovens provocadores, que a princípio negaram participar de agremiação política, todavia, tinham todas as características da sigla paulista entreguista do patrimônio Nacional.

Antes mesmo de acabar as explanações da mesa, um jovem interviu com certo sarcasmo de provação, e depois ainda dizem que é na esquerda que se encontram os provocadores, de uma certa “desordem”. Não adianta tentar argumentar que tais jovens estavam exercendo seu papel na democracia. É verdade que o regime democrático possibilita tais contraditórios, e isso é, a priori, salutar para a dialética no campo das ideias político-sociais. Não, não era essa a intencionalidade daqueles provocadores, que incitaram e até registaram, para posteriormente propagarem nos meios de comunicação defensores da economia norte-americana.

Momentaneamente, na sociedade Brasil contemporânea, assemelha-se à 1964, e não deve se entregar aos anseios de alguns aloprados detentores “da grana que ergue e destrói coisas belas”. Os golpistas não passaram! Se eles alegam tais irregularidades exercidas pela atual gestão do Planalto Central, deverão cobrar aos defensores da justiça a punição de todos que foram acusados de corrução. Chega de seletividade e de provocações de figuras neo nazistas borbulhantes, pretensos donos da verdade, de culpabilizar uma classe defensora da democracia.
 Crédito Foto: Airton Amaral

quinta-feira, 17 de março de 2016

A Cartada de Dilma


O Momento em que estamos vivenciando na sociedade brasileira é por demais delicado e inspira cuidados na condução do processo político do comando geral da nação. A onda de propagação da corrupção ultrapassou as barreiras da situação e caminha fortemente em direção à oposição de direita da Política Nacional.

Diante do descontentamento de grande maioria do povo brasileiro e da propagação midiática quase que generalizada, no último dia 13/03 muitos foram às ruas  do país pedir o Impedimento (impeachment) da Presidente Dilma Rousseff – PT que já faz algum tempo sofre tremenda oposição no Congresso Nacional e na classe empresarial do país. É bem verdade que existem interesses internacionais no gerir da política brasileira.

Não se pode negar que a onda de “desmantelamento” do que foi a Primavera da Prava e a perspectiva de novo modelo de gerir o capital chegou ao Brasil depois de ter passado pela a Argentina, Venezuela etc e tal. Se fala muito da corrupção do PT, todavia, nega-se ou de forma velada citam sem importância a corrupção como generalizada nas relações políticas das demais siglas “agremiativas” envolvidas. A priori todos somos contrários à corrupção, desde que não atinga os meus.

É neste clima de instabilidade política que a presidente Dilma Rousseff, traz para seu governo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desta vez como Ministro da Casa Civil. E a Câmara Federal, que há muito travou a pauta e a possibilidade de se buscar uma alternativa para solucionar tal crise, não tão somente econômica, mas especificamente ética e política, hoje “fechou a casa para balanço” e numa demonstração clara de “rebeldia juvenil” rasga o verbo cheio de veementes falácias, exigindo a saída imediata da Presidente Dilma e prisão do ex-presidente, agora Ministro da casa civil, o Lula.

Minha sábia e amada vó já dizia: quem muito olha para a vida dos outros, esquece de cuidar da sua. Pois é, nenhuma figura parlamentar daquela Casa Legislativa lembrou que o presidente da Câmara Federal, sim, o Deputado Eduardo Cunha – PMDB – RJ desfila nos tapetes denuncistas da Operação Lava Jato e até é considerado réu pelo Supremo Federal, mas poucos falam nisso dentro do Legislativo Maior, na grande mídia e Sociedade Brasil.

terça-feira, 1 de março de 2016

Professores de Caucaia, Adelante!


O movimento paredista dos Professores de Caucaia entra no seu oitavo dia e conta com grande participação da categoria, como também com a insensibilidade do gestor municipal. “Prefeito! 11% pra todo mundo”, assim diz a paródia do Sindsep – Caucaia, que toma conta dos quatro cantos da cidade e das mídias sociais. (11.36% e demais reivindicações. Agora e Já!)

Como aliado, hoje parte dos trabalhadores da Saúde Pública Municipal, se fez presente ao movimento, não apenas apoiando-o, mas forçando um canal de diálogo com a prefeitura municipal.

Dr. Washington, já que o senhor rompeu com sua portaria de negociar somente em abril e prometeu 7%, já negado pela categoria na semana passada, faça-se presente e abra imediatamente um canal de negociação, pois a Greve nas ruas não conta positivamente para sua gestão que propaga coisas boas espalhadas no ar. É verdade que alguns avanços aconteceram, mas não é hora de parar!

O prefeito, Dr. Washington Gois, não deve se esquecer que teve como aliado fundamental para sua vitória eleitoral, os professores do município, e portanto, deve se fazer presente atendendo urgentemente a representação da categoria. Não dá mais para protelar e fingir que nada está acontecendo. Professores/as e demais servidores públicos da educação estão pintando de Vermelho as ruas da cidade para mostrar sua força, determinação e vitalidade. “Sonhos, acredite neles!”

Crédito Foto: Sindsep Caucaia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ilegais?


E de repente a justiça cearense se manifesta favorável ao gestor municipal que descumpre descaradamente uma Lei Federal. Respeitar a Lei do Piso e Carreira dos Professores deveria ser uma prática de cada gestor que se presa, todavia, em ano eleitoral parece que dinheiro não basta para financiar ricas campanhas eleitorais e os Professores de Fortaleza, que estão nas ruas cobrando seus diretos negados, sem mais nem menos, seu movimento paredista foi taxado de ilegal.

Senhor prefeito, a hora é essa de refazer as contradições e mostrar sensibilidade política pagando o justo reajuste de 11,36 que o MEC já lhe enviou.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Veta, Dilma


Ontem, 24/02, quando grande parte dos trabalhadores, especialmente os Professores, estavam nas ruas reivindicando seus direitos, no Congresso Nacional era dado um grande “Golpe” na Democracia com a votação do projeto de Lei 2016/15, onde as subjetividades de plantão poderão determinar como crime de terrorismo as ações e o direito de manifestação dos movimentos sociais organizados. Agora é tempo de dizer firmemente: Não somos terroristas e exigir o veto do projeto por parte da Presidente Dilma Rousseff.

Ainda sobre ontem e o Congresso Nacional, o Senador José Serra, ainda PSDB, cantou vitória ao ver aprovado seu Projeto de Lei do Senado 131/2015, que privatiza parte de atuação do Pré-Sal, um bom começo da privatização da Petrobras. Infelizmente não temos muitas esperanças no veto deste PLS, pois entendemos que a presidente Dilma tentando minimizar parte da areia movediça da crise financeira e moral que ora vivenciamos, traiu até mesmo o Plano Nacional de Educação – PNE. Menos dinheiro para a Educação. Como vamos construir uma Pátria Educadora?

Tudo é crise, inclusive a desfaçatez do mal gerir que muitos gestores se utilizam para não cumprir questões de ordem fundamentais para o desenvolvimento social.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Professores de Caucaia Iniciam Greve Geral


Hoje, pela manhã, os Professores Municipais de Caucaia se encontraram no Anfiteatro, na entrada da cidade, mesmo com chuva, estavam vibrantes e confiantes no movimento. Ao ocupar o acesso da cidade, a categoria rejeitou a contra proposta de reajuste de 7% do Prefeito, Dr. Washington Gois, e deu início a Greve Geral da categoria.

Como apoio institucional, estavam por lá, os Vereadores Augostinho do PT e o Presidente da Câmara, Sílvio Nascimento – PRP/PSB que seguiram todo o trajeto até o fim da caminhada com os professores municipais. Também se fez presente a diretora do Sindiute, Gardênia Baima, e o Deputado Estadual do PT, Elmano de Freitas, que vieram prestar solidariedade ao movimento paredista.

Com palavras de ordem: “professor na rua, prefeito a culpa é sua” e “se não tiver dinheiro vai ter greve o ano inteiro”, seguiram num grande apitaço pelas ruas da cidade, passando pelas Secretarias de Finanças e Administração, onde foi encerrado o ato com a convocatória do Sindsep de que, amanhã pela manhã, um novo encontro na cidade com apitos faixas, bandeiras. No sol ou na chuva, mas, confiantes que a vitória não tarda a chegar.
 Crédito Foto: Eliene Magalhães & Fátima Sousa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Desgaste de um Mau Casamento


Minha vó já me dizia, diz-me com quem andas e te direis quem és”. Desta forma tento compreender melhor como o Partido dos Trabalhadores chegou ao estágio de desgaste diante da visão popular. É bem verdade que no início de tudo o PT andava de mãos dadas com os Trabalhadores Brasileiros e foram momentos de crescimento para ambos, sem preocupações com o gerir o capital.

Quando é chegada a ascensão ao Poder Central em 2002 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, algumas coisas começaram a mudar. Um pouco antes foi liberado ao mercado financeiro um aviso intitulado “Carta aos Brasileiros”, quando na verdade deveria e teve direção única para tranquilizar a especulação financeira que suga a força da classe trabalhadora.

Não podemos negar que Lula no poder, incentivou a política do “Bem Estar Social” distribuindo incentivos sem fazer distinção à classe Trabalhadora e aos parasitas rentistas que sempre usufruem das benesses do capital. O Bolsa Família emplaca como política pública, oferecendo a “isca”, mas esqueceu de enviar o anzol para que muitos aprendessem à pescar, ou seja, o benefício não criou estratégias para formar cidadania para o povo, grande maioria, carente de Educação de Qualidade Social.

Neste contexto o Partido “surfa” durante o primeiro e segundo mandato do ex-presidente Lula e, até consegue surpreender, elegendo a Presidente Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil. A “lua de mel” começa a entrar na rotina com a reeleição da presidente Dilma, pois de repente, alguns descontentes e afastados parcialmente da benesses do capital, agora conhecedores das estratégias Petistas de lidar com a política, começam a “sangrar”, para usar palavras deles, a possibilidade da Presidente Dilma gerir bem a crise capital.

Esse proceder de muitos, que “fazem” a velha “política”, provoca no povo um grande distanciamento das aspirações cidadãs e a maneira de encarar a política. Descrente da política, o povo não ver horizontes e isso fortalece ainda mais as práticas da política coronelista. Entendo que se o ex-presidente Lula tivesse nos primeiros dias de seu primeiro mandato feito as reformas que o Brasil necessita, certamente não estaríamos vivenciando isto agora. Como diz Roberto Carlos: “Um erro não conserta outro”, mas alguns erros deverão servir para práticas futuras no sentido de “refazer” a práxis política.

Acredito que a História estaria sendo contada de outra forma se o ex-presidente Lula tivesse cobrado a dívida da Rede Globo para com a União. Tivesse se aliado mais aos anseios da classe trabalhadora e aos poucos se desvencilhando das “velhas raposas da política nacional”.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mutirão Por Uma Educação de Qualidade Social


O Estado do Ceará recebeu, nesta sexta feira (19), o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tem a função de executar mais uma etapa do combate ao mosquito Aedes Aegypti na campanha Zica Zero. Neste grave momento devemos todos fazer a nossa parte, sem deixar de cobrar dos gerentes de plantão a execução de saneamento básico como forma de tentar mais uma vez eliminar algo já excluído do nosso convívio no passado.

Este “mutirão” do Governo Federal deveria expandir suas ações, com exército, nas prefeituras para tentar eliminar o grave e mortal “vírus” do desrespeito e descompromisso para com os Professores e a Educação. É inadmissível que os senhores gestores hajam ao seu bel prazer e sacrifiquem uma categoria que amplia cotidianamente o nível de desenvolvimento do Estado nas suas três esferas.

Faz-se necessário “vasculhar” a caixa preta das prefeituras que se negam a executar suas atribuições legais e jogam nas ruas profissionais de gabarito com estridentes apitos cobrando algo que lhe é de direito. Já não basta a falta de estrutura na grande maioria das escolas públicas, com salas de aulas quentes e “abarrotadas” de alunos, fruto de um sistema divorciado de uma Educação de Qualidade Social.

O povo acreditou nas vãs e ilusórias propostas eleitorais e agora sofre por conta de alguns, não tão bons, gestores que insistem em permanecer no poder como se fosse feudo. As monarquias absolutistas há muito foram derrubadas, será que tais gestores ainda não conhecem a República?


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Vergonha Alheia!


No período eleitoral é comum ouvir os pretendentes à cargos eletivos falarem de suas prioridades educacionais etc & tal, todavia a grande maioria, com raríssimas exceções, ao chegar ao poder relegam a educação à extremidade negativa, será que por medo do povo “letrado”?

É lamentável o que estamos vivenciando, praticamente em quase todos os municípios, gestores municipais se desvencilhando de suas responsabilidades públicas e imediatas com a sociedade e se utilizando de uma grave crise capital e moral de muitos daqueles descomprometidos com a República.

Vergonha na cara dos outros ver representes parlamentares, “ditos” de oposição ao governo Federal, presentes em campanhas “juntos e misturados” com os detentores do poder local pensando em emplacar familiares no tapete da representação legislativa municipal. Vergonha na cara dos outros é presenciar a desfaçatez do prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, conduzindo uma campanha de combate ao “mosquito” quando nada fez de saneamento básico na cidade. Vergonha na cara dos outros é constatar que a verba destinada aos professores poderá ser utilizada para outros fins, que não a qualificação e melhoria salarial e de trabalho da categoria.

Atenção Ministério Público! Faz-se necessário um olhar proativo e favorável aos professores e demais servidores públicos que estão a mercê dos atuais gestores, que falaciosamente, se negam a cumprir a Lei do Piso e Carreira Salarial dos Professores. Não entendo a razão de tanto desrespeito aos Professores Públicos numa sociedade que se diz democrática e reconhecedora dos valores desta forte e valorosa categoria.

Onde está o Governo Federal que não se faz presente neste momento em que os prefeitos dizem que a crise não permite pagar os 11.33% do “Piso” autorizado pelo próprio MEC? É bem verdade que o Ministro Aloizio Mercadante já enviou repasse referente aos 11.33% além de falar que qualquer prefeitura, se dizendo sem condições da efetuar pagamento do Piso dos Professores, basta abrir sua “caixa preta” e, se realmente existir deficit, o MEC complementará recursos.

Desafio todos os senhores gestores municipais do Ceará, que se negam a pagar aos professores e que incitam a categoria à atitude extrema de paralisação, algo por demais desgastante para os profissionais e de perdas irreparáveis para os alunos e a sociedade. O diálogo deveria ser a priori a práxis de quem se propõe gerir o capital.