Como
o ENEM já está estabilizado como o segundo maior concurso do mundo,
em acesso à Universidade Pública, agora existem alguns "cara
pálidas" querendo inferir juízo de valor sobre os conteúdos e
forma como estão distribuídos na Prova. Já não basta "Feliciano
e Bolsonaro", dois idiotas que nem sabem cientificamente o que
dizem, essa é a vez de mandar tais entes voltarem, se é que já
foram aos bancos universitários, todavia, precisam passar pelo
ENEM, então, estudem e parem de tentar induzir o senso comum
conceitos que não se tem com propriedade.
Este é um espaço democrático para aqueles que buscam se inteirar sobre Cultura,Filosofia, Política e Sociedade
terça-feira, 27 de outubro de 2015
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Roberto Cláudio e o impasse na Ocupação Secultfor
O
prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, agora no PDT, “acredita”
que se alguém, consciente, faz critica à
sua gestão é porque está atendendo a manifestações
políticas partidárias.
Isso ao meu simplório perceber nada mais é que desqualificar os
artistas que ora ocupam a “Secultfor”
e
o povo de
Fortaleza que age quase
sempre
com bom senso.
Onde
já se viu numa democracia plena não acontecer manifestações
reivindicatórias contrárias aos gerentes de plantão? Ora,
senhor prefeito, comprar uma caixa de fósforo é um ato político,
pois como bem disse o
filósofo grego Aristóteles,
o Homem é por natureza um animal político, portanto, volte-se para
atender as manifestações populares e deixe de se utilizar dos
privilégio do erário.
Desdenhar
as manifestações populares não seria uma boa atitude para quem
pretende, mesmo sem o aval da maioria
da população, permanecer no poder municipal em Fortaleza. Homem,
Atenda
as necessidades do povo fortalezense e, aí
sim, será uma manifestação Republicana digna
de um bom gerente e deixe que o povo livre faça a Democracia valer.
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Parabéns, Deputado Ariosto Holanda
O
Estado do Ceará ganha com a reforma ministerial da presidenta Dilma
um Deputado Federal, fortalecendo assim
os
poucos deputados
das
vinte e duas vagas destinadas ao Estado.
Ariosto
Holanda, além de habilidade política, tem competência técnica e
sabe fazer valer as palavras no parlamento. O Ceará agradece a
presidente Dilma pela possibilidade de Ariosto voltar ao parlamento.
Sem
essa de que o Estado ganhou um ministério. Nosso estado ganhou mesmo
foi um grande parlamentar conhecedor das técnicas da Educação
Profissional.
domingo, 4 de outubro de 2015
Re”Forma” Sem Bases
Como
acordar feliz depois de uma “Re”Forma” ministerial com redução
de apenas oito dos trinta e noves ministérios que compunham a
República brasileira? Lamento, ainda, a saída de alguns nomes
técnicos que davam brilho ao Governo Dilma. No entanto, mais uma
vez, o governo toma decisões errôneas e contraria mais e mais o
povo que nele votou.
No
início do primeiro governo da presidente Dilma Roussef muito se
falava em meritocracia e muitas pessoas de peso político apoiavam as
ações governamentais, inclusive as grandes montadoras de automóveis
e da linha branca, que para não reduzir a produção, o governo
investiu no consumo e isenção de impostos que hoje estão fazendo
falta nas contas públicas do país. E certamente não serão
solucionadas facilmente com o ministro Levy.
Torço
para que a presidente Dilma tome as rédias da governabilidade e
mande para a insignificância todos aqueles, que pensando em sangrar
o governo Dilma e o PT, fazem mal ao Brasil. Certo de que tal ação
não será fácil, pois o fisiologismo predominante se estabeleceu
nas bases governamentais e a chantagem foi estabelecida na velha
política do “toma lá dá cá”.
A
Presidente Dilma Rousseff não pode permitir por muito tempo que as
ações afirmativas do governo Lula e que representam significativos
avanços para a sociedade, retrocedam e voltemos às velhas práticas
do velho coronelismo. “Sonhos, acredite neles”.
Uma
certa parcela da sociedade, que se fez contrariada com a
administração do PT, “minou” as fragilidades governamentais e
impôs uma agenda negativa para o povo brasileiro, que apenas lhe
delega poderes, e à margem do processo administrativo assiste
atônito as travessuras de alguns políticos não tão republicanos,
imprimindo derrotas no campo social, fingindo atacar e fragilizar
mais ainda a instabilidade democrática do país.
Por
fim, quero lamentar o ingresso recente dos ministros da Saúde e das
comunicações, que ao meu ver, não parecem nada com a meritocracia
que deveria fazer parte da gestão pública.
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Os “Berros” dos Imbecis
Como
pode um ser identificado radiofonicamente como alguém ponderado e de
repente este ser lidera sua “tropa” de “imbecis” para
hostilizar uma grande liderança que muito tem contribuído para a
transformação desta hierárquica e injusta sociedade capitalista.
Caem-se
as máscaras e o oportunismo vem à tona sem nenhuma desfaçatez de
pretensões políticas eleitoreiras vindouras. Senhor hostilizador,
vista-se de suas reais ideologias direitistas, defendidas com certa
veemência, e deixe as históricas e respeitadas lideranças seguir
sua trilha sem os ruídos que o senhor tentou imprimir como
potencialidade eleitoral de 2016.
Viver
na democracia pressupõe sabedoria, tolerância e ponderação além
de respeitar e aceitar o contraditório. Não estou aqui falando em
adesão, mas a Práxis Democrática exige maturidade política para
conviver com os opostos, e pelo visto o senhor não está
contribuindo com o fortalecimento da Jovem Democracia Brasileira.
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Intelectuais Orgânicos?
Precisamos
ter na consciência as ações nocivas do capital que quase sempre
determina os frágeis comportamentos juvenis com sua eloquência
sofismática, potencializando, assim, visceralmente a ruptura da
racionalidade humana geradora de ações do bom senso numa
deteriorização comportamental do agir instantâneo visceral.
Mas
como já disse o poeta: “o jovem é por si um incendiário” e
como tal, deveria promover suas inseguranças na busca constante de
sua identidade. Todavia, a adolescência juvenil precisa compreender
as entranhas da vida real numa complexa sociabilidade e isso lhe
custa muito de vivência, sonhos e expectativas.
Como
“bombeiro”, não entendo os motivos que levam um ser humano a
praticar indelevelmente a destruição do patrimônio público e,
principalmente quando este patrimônio não compõe a superestrutura
do vil metal Capitalista. A Universidade Federal do Ceará – UFC é
um patrimônio público, não apenas do povo cearense, mas como
celeiro da intelectualidade, abriga estudantes e pesquisadores de
todo o pais.
Acredito
que algumas das reivindicações da classe estudantil sejam justas e
imprescindíveis para o funcionamento de uma Universidade Pública e
de Qualidade Social, entretanto, faz-se necessário uma aprimorada
compreensão do papel social que a Instituição de Ensino Superior
desempenha na sociedade cearense e o papel político e social destes
representantes estudantis, “intelectuais orgânicos”, que farão
parte da permanência da Universidade como Instituição Pública e
de Qualidade Social.
Entendo
que a luta deva ser centrada por uma Educação Pública em
detrimento da educação privada que a cada dia se fortalece na
Pátria Educadora, onde o Governo Federal, ao invés de investir
maciçamente na Universidade Pública, prefere engordar os ricos
empresários da educação através do Fies e deixa de construir a
Universidade Pública para todos.
Todavia,
reafirmo aqui minha posição na defesa dos direitos sociais e das
minorias que sofrem cotidianamente as agruras capital de uma
sociedade hierarquizada patrocinadora das explorações capitalistas
globalizadas.
sábado, 29 de agosto de 2015
Sofismas e Nada Mais
Todas
as quinta feiras, de cada semana, chega ao aeroporto de Fortaleza
partes dos abdicados deputados cearenses depois de uma semana de dois
ou três dias em Brasília defendendo as causas populares do povo
cearense? Muitos deles “rasgam” o verbo para a imprensa local,
relatando seus “projetos”, defendendo a ética, a moralidade além
de radicalizar contrariamente as ações de alguns políticos não
tão republicanos.
Até
aí tudo bem, só não entendo o motivo de tamanha verborragia
sofismática quando na realidade pura e nua são outros quinhentos e
no Congresso Nacional seguem outras orientações.
Não
admito que certos deputados que se postam aqui no Ceará, veemente
defensor da moralidade, não defendam a saída do Presidente da
Câmara, Eduardo Cunha, depois dele ter sido denunciado pelo
Ministério Público em suspeita de corrupção.
Vergonhoso
saber que apenas o Deputado Federal Leônidas Cristino foi favorável
a saída imediata de Cunha da Presidência da Câmara Federal. E aí
me pergunto: Por onde andam os demais Deputados sofismáticos que
semanalmente criticam a corrupção no Brasil? Agindo assim,
demonstram uma incoerência tremenda e provocam na maioria do povo,
atento, que seus feitos e fatos são apenas sofismas e nada mais.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
De Galho em Galho Para Uma Breve Temporada
“Quando
eu não tinha um olhar lacrimoso, que hoje eu trago e tenho”
vivenciava nas ruas as lutas ideológicas em busca do fortalecimento
das agremiações partidárias que agora estão bem mais alegóricas
que ideológicas, contudo, existia ali uma identificação de pessoas
e de grupos políticos desde a carcomida e reacionária Arena/PDS x
MDB que acomodava os militantes das causas sociais.
Com
a Anistia Política “e a volta do irmão do exílio” tem-se o
fim do bipartidarismo e a ascensão da desejada Democracia, e desde
então, a multiplicidade partidária. E no final dos anos 1970 surge
no Brasil, ao meu ver, a única agremiação que teleologicamente
poderíamos chamar de partido.
Talvez
pela fragilidade das siglas e suas multiplicidades de cores,
formaram-se um grande arco iris desprovido das ideologias e, o todo
globalizante, perdeu no seio social a razão ideológica nas lides
cotidianas.
Este
contexto tem sido extremamente favorável aos nômades Ferreira Gomes
que depois de desfilar no tabuleiro partidário de inúmeras siglas,
recentemente saíram do PSB para o PROS com a alegativa de apoiamento
à presidente Dilma Roussef e, agora caiem de paraquedas causando um
certo estrago e desconforto aos históricos do PDT que já não mais
apoia o Planalto Central, e mesmo assim torna-se ninho
provisoriamente de Ciro/Cid e seus possíveis aliados para mais uma
breve temporada.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Heitor Ferrer e sua Delicada Situação Agremiativa
Já
faz alguns dias, desde que começaram a falar sobre a nova sigla
agremiativa dos nômades Ferreira Gomes, que o Deputado Estadual
Heitor Ferrer “dança na corda bamba” da alegórica sigla que lhe
abriga há 28 anos, o PDT, que já foi Brizolista.
No
início, Heitor dizia abertamente que não ficaria na mesma sigla
onde estivesse os Ferreira Gomes, mas que o Presidente da Sigla,
André Figueiredo, havia afirmado categoricamente a ele que tais
argumentos eram apenas “especulação imediata de jornalistas”. E
Ferrer sentia-se incomodado diante das possibilidades de ter que sair
do seu ninho em detrimento dos novos e festivos habitantes.
Hoje,
apesar de vários convites para novo abrigo, o deputado Heitor Ferrer
vacila ao falar na mídia que ainda não fechou com ninguém, e isso
abre possibilidade de sua permanência e convivência com seus
antigos inimigos políticos, a quem Ferrer fez oposição durante
todo o governo Cid. É bom lembrar que a vinda dos nômades Ferreira
Gomes para o PDT, trincam as possibilidades de Heitor sair candidato,
uma vez que o atual prefeito, Roberto Cláudio, também virá e que
de cara sairá candidato tirando-lhe a vaga.
É
bem verdade que se Heitor for para o PSB, também poderá concorrer
com Roberto Cláudio, apenas trocando os números dos quais
concorreram na eleição passada. Todavia, o discurso do deputado
Ferrer agora parece outro, bem ameno aos nômades, quando antes eram
inimigos, porém não mais se fala neste tom, e sim que os novos
habitantes da agremiação tiraram-lhe a vaga de prefeiturável.
O
certo é que os nômades agremiativos Ferreira Gomes, no PDT,
resolvem temporariamente o grave incômodo causado nacionalmente pelo
presidente do PROS, Eurípedes Júnior, e assim, “entre mortos e
feridos, salvaram-se todos”?
domingo, 23 de agosto de 2015
Por Uma UAB Forte e de Qualidade!
O
objeto da Educação à Distância – EaD – Universidade Aberta do
Brasil – UAB é a universalização das oportunidades em formar
pessoas que não dispõem de muito tempo, pessoas que moram nas mais
longínquas localidades e desejam continuar estudar.
Com a crise política instalada no Brasil, pós eleição vitoriosa da Presidente Dilma Rousseff, foi imposta importantes derrotas à classe trabalhadoras do país e os reflexos da crise emergiu até a UAB.
Um país que busca seu Desenvolvimento Econômico, Industrial, Financeiro e Social não pode se dar ao luxo de cortar verbas em projetos educacionais que imprimem oportunidades e que diretamente são ofertadas cotidianamente à população brasileira pela Educação à Distância – EaD da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A UAB precisa vitalizar e potencializar as Habilidades e Competências de seu Povo.
Com a crise política instalada no Brasil, pós eleição vitoriosa da Presidente Dilma Rousseff, foi imposta importantes derrotas à classe trabalhadoras do país e os reflexos da crise emergiu até a UAB.
Um país que busca seu Desenvolvimento Econômico, Industrial, Financeiro e Social não pode se dar ao luxo de cortar verbas em projetos educacionais que imprimem oportunidades e que diretamente são ofertadas cotidianamente à população brasileira pela Educação à Distância – EaD da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A UAB precisa vitalizar e potencializar as Habilidades e Competências de seu Povo.
Diante das circunstâncias que ora vivenciamos, ficou estabelecido o dia 24 de agosto como o Dia Nacional de Mobilização UAB, para que continue Forte na Caminhada de Formar, Aprimorar e Aperfeiçoar Conhecimentos, mudando condições de vida de pessoas que almejam transformar nossa sociedade. Portanto, precisamos mostrar nossa sensibilidade/indignação e assinar a Petição Pública Online petição pública online pelo Fortalecimento e Manutenção da Universidade Aberta do Brasil – UAB.
Assinar:
Postagens (Atom)


