terça-feira, 27 de outubro de 2015

O ENEM e os Arautos da Ignorância


Como o ENEM já está estabilizado como o segundo maior concurso do mundo, em acesso à Universidade Pública, agora existem alguns "cara pálidas" querendo inferir juízo de valor sobre os conteúdos e forma como estão distribuídos na Prova. Já não basta "Feliciano e Bolsonaro", dois idiotas que nem sabem cientificamente o que dizem, essa é a vez de mandar tais entes voltarem, se é que já foram aos bancos universitários, todavia, precisam passar pelo ENEM, então, estudem e parem de tentar induzir o senso comum conceitos que não se tem com propriedade.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Roberto Cláudio e o impasse na Ocupação Secultfor


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, agora no PDT, “acredita” que se alguém, consciente, faz critica à sua gestão é porque está atendendo a manifestações políticas partidárias. Isso ao meu simplório perceber nada mais é que desqualificar os artistas que ora ocupam a “Secultfor” e o povo de Fortaleza que age quase sempre com bom senso.

Onde já se viu numa democracia plena não acontecer manifestações reivindicatórias contrárias aos gerentes de plantão? Ora, senhor prefeito, comprar uma caixa de fósforo é um ato político, pois como bem disse o filósofo grego Aristóteles, o Homem é por natureza um animal político, portanto, volte-se para atender as manifestações populares e deixe de se utilizar dos privilégio do erário.

Desdenhar as manifestações populares não seria uma boa atitude para quem pretende, mesmo sem o aval da maioria da população, permanecer no poder municipal em Fortaleza. Homem, Atenda as necessidades do povo fortalezense e, aí sim, será uma manifestação Republicana digna de um bom gerente e deixe que o povo livre faça a Democracia valer.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Parabéns, Deputado Ariosto Holanda


O Estado do Ceará ganha com a reforma ministerial da presidenta Dilma um Deputado Federal, fortalecendo assim os poucos deputados das vinte e duas vagas destinadas ao Estado.

Ariosto Holanda, além de habilidade política, tem competência técnica e sabe fazer valer as palavras no parlamento. O Ceará agradece a presidente Dilma pela possibilidade de Ariosto voltar ao parlamento.

Sem essa de que o Estado ganhou um ministério. Nosso estado ganhou mesmo foi um grande parlamentar conhecedor das técnicas da Educação Profissional.

domingo, 4 de outubro de 2015

Re”Forma” Sem Bases


Como acordar feliz depois de uma “Re”Forma” ministerial com redução de apenas oito dos trinta e noves ministérios que compunham a República brasileira? Lamento, ainda, a saída de alguns nomes técnicos que davam brilho ao Governo Dilma. No entanto, mais uma vez, o governo toma decisões errôneas e contraria mais e mais o povo que nele votou.

No início do primeiro governo da presidente Dilma Roussef muito se falava em meritocracia e muitas pessoas de peso político apoiavam as ações governamentais, inclusive as grandes montadoras de automóveis e da linha branca, que para não reduzir a produção, o governo investiu no consumo e isenção de impostos que hoje estão fazendo falta nas contas públicas do país. E certamente não serão solucionadas facilmente com o ministro Levy.

Torço para que a presidente Dilma tome as rédias da governabilidade e mande para a insignificância todos aqueles, que pensando em sangrar o governo Dilma e o PT, fazem mal ao Brasil. Certo de que tal ação não será fácil, pois o fisiologismo predominante se estabeleceu nas bases governamentais e a chantagem foi estabelecida na velha política do “toma lá dá cá”.

A Presidente Dilma Rousseff não pode permitir por muito tempo que as ações afirmativas do governo Lula e que representam significativos avanços para a sociedade, retrocedam e voltemos às velhas práticas do velho coronelismo. “Sonhos, acredite neles”.

Uma certa parcela da sociedade, que se fez contrariada com a administração do PT, “minou” as fragilidades governamentais e impôs uma agenda negativa para o povo brasileiro, que apenas lhe delega poderes, e à margem do processo administrativo assiste atônito as travessuras de alguns políticos não tão republicanos, imprimindo derrotas no campo social, fingindo atacar e fragilizar mais ainda a instabilidade democrática do país.

Por fim, quero lamentar o ingresso recente dos ministros da Saúde e das comunicações, que ao meu ver, não parecem nada com a meritocracia que deveria fazer parte da gestão pública.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os “Berros” dos Imbecis


Como pode um ser identificado radiofonicamente como alguém ponderado e de repente este ser lidera sua “tropa” de “imbecis” para hostilizar uma grande liderança que muito tem contribuído para a transformação desta hierárquica e injusta sociedade capitalista.

Caem-se as máscaras e o oportunismo vem à tona sem nenhuma desfaçatez de pretensões políticas eleitoreiras vindouras. Senhor hostilizador, vista-se de suas reais ideologias direitistas, defendidas com certa veemência, e deixe as históricas e respeitadas lideranças seguir sua trilha sem os ruídos que o senhor tentou imprimir como potencialidade eleitoral de 2016.

Viver na democracia pressupõe sabedoria, tolerância e ponderação além de respeitar e aceitar o contraditório. Não estou aqui falando em adesão, mas a Práxis Democrática exige maturidade política para conviver com os opostos, e pelo visto o senhor não está contribuindo com o fortalecimento da Jovem Democracia Brasileira.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Intelectuais Orgânicos?


Precisamos ter na consciência as ações nocivas do capital que quase sempre determina os frágeis comportamentos juvenis com sua eloquência sofismática, potencializando, assim, visceralmente a ruptura da racionalidade humana geradora de ações do bom senso numa deteriorização comportamental do agir instantâneo visceral.

Mas como já disse o poeta: “o jovem é por si um incendiário” e como tal, deveria promover suas inseguranças na busca constante de sua identidade. Todavia, a adolescência juvenil precisa compreender as entranhas da vida real numa complexa sociabilidade e isso lhe custa muito de vivência, sonhos e expectativas.

Como “bombeiro”, não entendo os motivos que levam um ser humano a praticar indelevelmente a destruição do patrimônio público e, principalmente quando este patrimônio não compõe a superestrutura do vil metal Capitalista. A Universidade Federal do Ceará – UFC é um patrimônio público, não apenas do povo cearense, mas como celeiro da intelectualidade, abriga estudantes e pesquisadores de todo o pais.

Acredito que algumas das reivindicações da classe estudantil sejam justas e imprescindíveis para o funcionamento de uma Universidade Pública e de Qualidade Social, entretanto, faz-se necessário uma aprimorada compreensão do papel social que a Instituição de Ensino Superior desempenha na sociedade cearense e o papel político e social destes representantes estudantis, “intelectuais orgânicos”, que farão parte da permanência da Universidade como Instituição Pública e de Qualidade Social.

Entendo que a luta deva ser centrada por uma Educação Pública em detrimento da educação privada que a cada dia se fortalece na Pátria Educadora, onde o Governo Federal, ao invés de investir maciçamente na Universidade Pública, prefere engordar os ricos empresários da educação através do Fies e deixa de construir a Universidade Pública para todos.

Todavia, reafirmo aqui minha posição na defesa dos direitos sociais e das minorias que sofrem cotidianamente as agruras capital de uma sociedade hierarquizada patrocinadora das explorações capitalistas globalizadas.

sábado, 29 de agosto de 2015

Sofismas e Nada Mais


Todas as quinta feiras, de cada semana, chega ao aeroporto de Fortaleza partes dos abdicados deputados cearenses depois de uma semana de dois ou três dias em Brasília defendendo as causas populares do povo cearense? Muitos deles “rasgam” o verbo para a imprensa local, relatando seus “projetos”, defendendo a ética, a moralidade além de radicalizar contrariamente as ações de alguns políticos não tão republicanos.

Até aí tudo bem, só não entendo o motivo de tamanha verborragia sofismática quando na realidade pura e nua são outros quinhentos e no Congresso Nacional seguem outras orientações.

Não admito que certos deputados que se postam aqui no Ceará, veemente defensor da moralidade, não defendam a saída do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, depois dele ter sido denunciado pelo Ministério Público em suspeita de corrupção.

Vergonhoso saber que apenas o Deputado Federal Leônidas Cristino foi favorável a saída imediata de Cunha da Presidência da Câmara Federal. E aí me pergunto: Por onde andam os demais Deputados sofismáticos que semanalmente criticam a corrupção no Brasil? Agindo assim, demonstram uma incoerência tremenda e provocam na maioria do povo, atento, que seus feitos e fatos são apenas sofismas e nada mais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

De Galho em Galho Para Uma Breve Temporada


Quando eu não tinha um olhar lacrimoso, que hoje eu trago e tenho” vivenciava nas ruas as lutas ideológicas em busca do fortalecimento das agremiações partidárias que agora estão bem mais alegóricas que ideológicas, contudo, existia ali uma identificação de pessoas e de grupos políticos desde a carcomida e reacionária Arena/PDS x MDB que acomodava os militantes das causas sociais.

Com a Anistia Política “e a volta do irmão do exílio” tem-se o fim do bipartidarismo e a ascensão da desejada Democracia, e desde então, a multiplicidade partidária. E no final dos anos 1970 surge no Brasil, ao meu ver, a única agremiação que teleologicamente poderíamos chamar de partido.

Talvez pela fragilidade das siglas e suas multiplicidades de cores, formaram-se um grande arco iris desprovido das ideologias e, o todo globalizante, perdeu no seio social a razão ideológica nas lides cotidianas.

Este contexto tem sido extremamente favorável aos nômades Ferreira Gomes que depois de desfilar no tabuleiro partidário de inúmeras siglas, recentemente saíram do PSB para o PROS com a alegativa de apoiamento à presidente Dilma Roussef e, agora caiem de paraquedas causando um certo estrago e desconforto aos históricos do PDT que já não mais apoia o Planalto Central, e mesmo assim torna-se ninho provisoriamente de Ciro/Cid e seus possíveis aliados para mais uma breve temporada.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Heitor Ferrer e sua Delicada Situação Agremiativa


Já faz alguns dias, desde que começaram a falar sobre a nova sigla agremiativa dos nômades Ferreira Gomes, que o Deputado Estadual Heitor Ferrer “dança na corda bamba” da alegórica sigla que lhe abriga há 28 anos, o PDT, que já foi Brizolista.

No início, Heitor dizia abertamente que não ficaria na mesma sigla onde estivesse os Ferreira Gomes, mas que o Presidente da Sigla, André Figueiredo, havia afirmado categoricamente a ele que tais argumentos eram apenas “especulação imediata de jornalistas”. E Ferrer sentia-se incomodado diante das possibilidades de ter que sair do seu ninho em detrimento dos novos e festivos habitantes.

Hoje, apesar de vários convites para novo abrigo, o deputado Heitor Ferrer vacila ao falar na mídia que ainda não fechou com ninguém, e isso abre possibilidade de sua permanência e convivência com seus antigos inimigos políticos, a quem Ferrer fez oposição durante todo o governo Cid. É bom lembrar que a vinda dos nômades Ferreira Gomes para o PDT, trincam as possibilidades de Heitor sair candidato, uma vez que o atual prefeito, Roberto Cláudio, também virá e que de cara sairá candidato tirando-lhe a vaga.

É bem verdade que se Heitor for para o PSB, também poderá concorrer com Roberto Cláudio, apenas trocando os números dos quais concorreram na eleição passada. Todavia, o discurso do deputado Ferrer agora parece outro, bem ameno aos nômades, quando antes eram inimigos, porém não mais se fala neste tom, e sim que os novos habitantes da agremiação tiraram-lhe a vaga de prefeiturável.

O certo é que os nômades agremiativos Ferreira Gomes, no PDT, resolvem temporariamente o grave incômodo causado nacionalmente pelo presidente do PROS, Eurípedes Júnior, e assim, “entre mortos e feridos, salvaram-se todos”?

domingo, 23 de agosto de 2015

Por Uma UAB Forte e de Qualidade!


O objeto da Educação à Distância – EaD – Universidade Aberta do Brasil – UAB é a universalização das oportunidades em formar pessoas que não dispõem de muito tempo, pessoas que moram nas mais longínquas localidades e desejam continuar estudar.

Com a crise política instalada no Brasil, pós eleição vitoriosa da Presidente Dilma Rousseff, foi imposta importantes derrotas à classe trabalhadoras do país e os reflexos da crise emergiu até a UAB.

Um país que busca seu Desenvolvimento Econômico, Industrial, Financeiro e Social não pode se dar ao luxo de cortar verbas em projetos educacionais que imprimem oportunidades e que diretamente são ofertadas cotidianamente à população brasileira pela Educação à Distância – EaD da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A UAB precisa vitalizar e potencializar as Habilidades e Competências de seu Povo.

Diante das circunstâncias que ora vivenciamos, ficou estabelecido o dia 24 de agosto como o Dia Nacional de Mobilização UAB, para que continue Forte na Caminhada de Formar, Aprimorar e Aperfeiçoar Conhecimentos, mudando condições de vida de pessoas que almejam transformar nossa sociedade. Portanto, precisamos mostrar nossa sensibilidade/indignação e assinar a Petição Pública Online petição pública online pelo Fortalecimento e Manutenção da Universidade Aberta do Brasil – UAB.