terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arrogância ou Despreparo no Gerir da Coisa Pública?


          Uma das coisas mais frequentes no senso comum é a crítica ingênua e precipitada. Primeiro se critica para depois procurar conhecer a realidade criticada. Muito fácil emitir juízo de valor sobre ações dos adversários e mostrar competência momentânea às críticas aparentes, todavia a realidade nos provoca sempre uma mudança de atitude que quase sempre se dá mais uma vez pela crítica do descaso e ou incompetência antecedente.
          Muito comum pessoas se mostrarem favoráveis às mudanças e até se agem com  arrogância diante do desejado, mas ao assumir de fato a coisa real na grande maioria das vezes percebemos uma imensa choradeira e culpabilidade ao seu antecessor.
        Competência dista-se de arrogância e traduz-se em ações concretas, não ficando apenas nas falácias de que o desafio é grande. Como pode um ser humano esquecer que toda realidade posta torna-se desafios cotidianos e com necessidades de soluções urgentes?
       Não acredito ser este o caso dos atuais secretários municipais que segundo a imprensa local, são eminentemente técnicos, mesmo sendo representados por velhos conhecidos da política, entretanto tenho observado alguns contratempos vexatórios. Permita-me citar alguns deles: a demissão dos Conselheiros Tutelares, dos vice-diretores das escolas com mais de 1.000 estudantes, a lotação imediata dos profissionais da educação que foram capacitados e se encontram nos laboratórios (LIEs), Atendimento educacional  especializado (AEEs) e nas bibliotecas municipais (SIMBEs). Tudo isso provoca um certo terror aos servidores da educação, que segundo o prefeito Roberto Cláudio (PSB) dizia em campanha, que seria prioridade o aluno, tendo os servidores apenas como apêndice da estrutura educacional.
       Toda a agitação e "abertura" do secretário de educação Ivo Gomes (PSB), recebendo os servidores, não seria estratégia para supressão de direitos?
 
 

domingo, 27 de janeiro de 2013

2014, Dilma ou Lula, eis a Questão!


        Muitos pensam que a situação política nacional está praticamente decidida, onde a presidenta Dilma Rousseff (PT) estaria com sua reeleição definida. Inclusive algumas forças políticas apostam todas as cartas. Entretanto não se pode descartar a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vir a ser o nome do seu partido. Para tal justificativa é bom lembrar que Lula, com suas pretensões de viajar pelo Brasil a fora na chamada caravana da esperança, torna-se viável. Diante das pesquisas de intenções de apoiamento os dois nomes se apresentam robustos para a população.
         Vale muito observar as inserções de bastidores do ex-presidente Lula diante da eleição das casas legislativas, tanto na Câmara como do Senado Federal. Sua articulação e apoio direto ao senador Renan Calheiros (PMDB - AL) e ao Henrique Eduardo Alves (PMDB - RN) na Câmara alta me faz pensar num breve retorno aos holofotes midiáticos e as costuras aliancistas para 2014, tendo como candidato governista o petista histórico Luiz Inácio Lula da Silva e contando com o apoio da atual presidenta Dilma Rousseff (PT), que anda ocupando importantes espaços na mídia nacional.
        Fico imaginando como ficaria a situação do senhor – ex Arena, PDS, PMDB, PSDB, PPS (todas as alas governistas) – e atual PSBista Ciro Ferreira Gomes, que já anda fazendo uso de sua língua ferina e destilando seu ódio ao nome de Lula.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Exploração Sexual de crianças Indígenas e a Impunidade Oficializada

        A Missionária Italiana, Irmã (Giustina) Justina Zanato de 63 anos sofre ameaça de morte por defender crianças indígenas  sexualmente exploradas por uma elite hipócrita, grandes produtores rurais da região de São Gabriel da cachoeira (cabeça do cachorro) no Amazonas na (extremidade) fronteira com a Colômbia, onde crianças a partir de doze anos são obrigadas a “trocarem” a virgindade por uma calça jeans, celular ou algumas merrecas. Coisa abominável para a compreensão humana.  
         Apesar de já fazer algum tempo das várias denúncias efetuadas,(leia-se; desde 2008) o delegado local disse ao jornal da Cultura desconhecer as ameaças de morte à Missionária e, que tais acusações não constam nos autos.
        Por não desejar entrar nas conhecidas e tristes estatísticas, Irmã Justina pensa migrar para Moçambique, continuando sua luta em defesa dos direitos humanos, que infelizmente o Brasil não se fez apto em alguns casos, para citar apenas o assassinato da religiosa norte-americana, naturalizada (brasileira) no Brasil, a guerreira ambientalista Dorothy Mae Stang, conhecida apenas como Irmã Dorothy.
        Onde está a justiça brasileira? Todo apoio à Irmã Justina Zanato e prisão imediata para tais pedófilos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

“O Rei Sol” da Carne Seca


        A democracia cearense tem suas peculiaridades e conveniências, pois assistimos cotidianamente ações dos “ditos” representantes do povo e parece-me que somente eles podem fazer uso da democracia, mesmo que representativa, deveria ser universal, sem contradizer sua etimologia.
        No início do governo “das mudanças” ninguém podia fazer críticas ao todo poderoso governador de plantão, que chegou a se utilizar de argumentos chulos e desrespeitosos para desqualificar tais críticas e pessoas que se aventurassem ao isolamento. O tempo passou mas as práticas anticríticas se fazem presentes nos atuais gestores de plantão. Algo que me faz imaginar a França dos séculos XVII e XVIII com o “Rei Sol”, se intitulando “O Estado sou eu”. Interessante, é que mesmo não sendo gestor, o senhor Ciro Ferreira Gomes disse textualmente que “Fortaleza era um puteiro a céu aberto” e, eu como cidadão fortalezense indignei-me silenciosamente, uma vez que minha voz não tem eco na democracia dos leviatãs*, onde as pessoas comuns buscam proteção e apoio dos governantes para sua sobrevivência.
        Muito preocupante e a meu ver, absurdo o argumento do senhor governador de plantão Cid Ferreira Gomes, homem educado e cauteloso com o uso das palavras, irritado, taxou de “garoto que deseja aparecer e fica criando caso” o procurador Gleydson Alexandre que questionou valor do cachê pago ao “show” da bela Ivete Sangalo.
        Menos absolutismo para aqueles que pedem paciência ao democrático povo cearense.


* O Leviatã é uma criatura mitológica, geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna (Wikipédia)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nova Forma de Lotear o Poder?

        No período da campanha eleitoral os candidatos se mostravam muito competentes e realizadores, alguns diziam até que a prefeita tinha feito, mas fez pouco e precisava ampliar e, somente a experiência revelada por eles seria capaz de mudar os aspectos de lentidão da administração municipal, que por falta de projetos, estava distante do desenvolvimento, da mobilidade, sem falar em saúde e educação. Alguns dias após o gerenciamento do poder público municipal o novo gestor, Roberto Cláudio (PSB) e seus apoiadores, vem a público pedir paciência a população. Se quando candidato tinha a capacidade e compreensão de que era urgente uma mudança, então por que diante da real situação o espanto? Faltou competência ao fazer e sobrou falácias no ato do convencimento?
       A hora é agora, e para o bom funcionamento gerencial, se faz necessário o loteamento do poder aos vereadores, antes criticado em nome de uma nova forma de fazer política. Alguns vereadores hoje já estão arrependidos em ter apoiado o atual gestor municipal, outros vivem uma expectativa grande em poder colocar os seus apadrinhados no poder, e o líder do prefeito, professor/vereador Evaldo Lima (PCdoB) fala que o diálogo virá. Certamente tal diálogo virá recheado de benesses e “tudo continua como antes no quartel de Abrantes”?

O Poder do Belicismo em Nome da Propalada Paz


        As potências dominantes ocupam espaços cada vez maiores na conflitante contemporaneidade das instabilidades econômicas, das inseguranças e das desilusões ideológicas. Sabemos das ações intolerantes do belicismo norte-americano e, suas invasões territoriais em nome do que “eles” chamam de paz, que na verdade, não passam de fortalecimento das indústrias da guerra belicista, que quase nada mudou na gestão do comandante Barack Obama. As perseguições ao chamado terrorismo inimigo tem investido pesado contra nações em desenvolvimento e, que apresente algumas benesses capitalistas.
        Século das crises mundiais onde as nações ditas desenvolvidas historicamente padecem das mazelas econômicas e das desesperanças sociais. Grandes culturas da humanidade, hoje promovem ao seu povo a instabilidade capitalista, o desemprego, uma crescente queda na qualidade de vida das pessoas e aumentando mais e mais a baixa auto-estima e o suicídio.
        Até mesmo potências que historicamente se intitulam socialistas, desrespeitam as normas internacionais da ONU e adentram territórios a frente, rasgando a soberania nacional de ex-colonias, só por imaginarem o perigo que tais nações representam ao mundo das contradições hierárquicas.
        Senhor François Hollande respeite o povo africano e saia de vez dos território maliense e ajude economicamente a libertação de Mali.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As Contradições Históricas e Ideológicas

       As ideologias se encontram hoje num profundo estágio de latência. Depois de Fukuyama* ter decretado equivocadamente o fim da história, vivemos em perplexas reflexões sobre o comportamento daqueles que deveriam estar na linha de frente da história política. Caiu o Muro de Berlim e com ele a bipolaridade, restando-nos as experiências frustrantes da sociedade de consumo. Sociedade das contradições. Mas contraditório mesmo, é o ser humano que tenta construir alternativas de vida através do esgotamento dos recursos naturais.
        Tudo parece muito confuso nas alternâncias do poder, que cada vez mais se distancia das políticas públicas de estado pelo fortalecimento pessoal do gestor. “Esquecer” políticas públicas de estado é construir a fragilidade social onde a massa apenas reclama direitos, mas que facilmente se acomoda com pequenas conquistas pessoais, negligenciando parcialmente a solidariedade humana, apesar da religiosidade presente no ego,e “despenca” de cabeça num egoísmo consumista.
* Yoshihiro Francis Fukuyama é um filósofo e economista político nipo-estadunidense. Figura chave e um dos ideólogos do governo Reagan, Fukuyama é uma importante figura do Neoconservadorismo e autor de “O Fim da História”

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Brasil e a Busca do Desenvolvimento Social


       O Brasil ainda vive distante do desenvolvimento econômico, político e educacional, muito embora nos últimos anos tenha avançado em busca do ápice, entretanto os desafios continuam presentes nos tabuleiros governamentais. Para atingir seu ápice na economia e na política, é preciso grande investimento na educação, caso contrário estaremos distantes do real desenvolvimento. Facilmente acreditamos em algo sem que haja questionamento, e isto representa uma característica crucial de um país em desenvolvimento, pois a constatação do grande número de analfabetos, sinonima o atraso cultural, sem contar com o acréscimo de pessoas que sabem ler, mas não entendem o que leem. Todavia, existe uma grande desmotivação coletiva em investir no aspecto intelectual, pois as perspectivas vivem muito distante da qualificação imediata do povo.
        Parece-me que os incentivos econômicos aplicados diretamente aos estudantes não tem surtido efeito, pois a existência da promoção automática além de não exigir conhecimentos promove o avançar dos alunos para series/anos próximos, além de causar uma grande acomodação naqueles estudantes que tem gabarito e se destacam no fazer da sala de aula. Será esta a intenção das elites dominantes no caminhar da exploração? Em parte a sociedade tem significativa parcela de culpa, pois não sabe assimilar e aproveitar as “benesses” educacionais por pequenas que sejam, promovidas pelos governantes, que por sua vez sente-se realizado em ter feito o mínimo, mesmo sabendo dos reais aproveitamentos.
        Os investimentos necessários em livros e fardamentos reforça no senso comum o leque de diretos sociais conquistados, mas lhes falta o bom senso da conservação dos livros e do ambiente escolar, pois acredita na fé de que sempre virá o novo para substituir algo. Somente maciços investimentos numa educação de qualidade social e isonômica, valorização e formação contínua dos professores poderá conduzir o Brasil ao real desenvolvimento: econômico, político, cultural e das pessoas humanas, que vivem a incerteza de um amanhã próspero, fraterno, livre e igualitário.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Estupidez Midiática e as Transações Econômicas


        Confesso que tenho uma grande dificuldade em compreender as ações midiáticas na sociedade capitalista. As vezes penso que a ética deixou de ser universal e virou moral particular. Tudo acontece de forma estereotipada e meio que “sem compromisso”, distorcendo a realidade para fortalecer as transações econômicas.
    É de uma desfaçatez abominável a parcialidade midiática; sem compromisso em transmitir a verdade dos fatos. Quase todos os dias podemos ver, ouvir e ou ler denuncias de desvio do erário, alguns relatam as denuncias parcialmente, outros mencionam em forma de manchete incompreensiva, sem falar daqueles meios de comunicação que ignoram tais denuncias. Não concordo com falcatrua de “A” ou de “B”, busco através da vivência a verdade com o compromisso ético e sem apadrinhamentos.
        Analise as notícias internacionais e perceba as distorções cometidas intencionalmente e irá perceber como endeusam a política norte-americana. Condenam quase sempre a política da América Latina e Oriente Médio. Cobram que o Irã abandone seu projeto de desenvolvimento nuclear em nome de uma possibilidade de paz, entretanto, “esquecerem” de fazer o mesmo com os Estados Unidos e seu belicismo mundial me parece algo exótico. Promover a paz entre os seres e nações continua sendo desejo de quase todos(as), com raríssimas exceções. Tais exceções desrespeitam os acordos internacionais da ONU e promovem o sionismo em Israel, decretando a falência dos povos palestinos e tudo parece normal na “estupidez” midiática.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pequeno Mapa das Possíveis Alianças Políticas (2014)


       O governador do Ceará, Cid Gomes, fazendo uso de sua perspicácia, torna-se possibilidade nacional. Logo após o resultado do segundo turno das eleições e vendo “seu” partido se endireitando via Aécio Neves e FHC, em primeira tacada se diz favorável a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff A seguir convoca reunião da bancada de governadores em apoio ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e, com isso de imediato “corta as asas” do presidente PSBista, Eduardo Campos, e suas pretensões futuras de voos ao Planalto Central.
     Estrategicamente articula nos tabuleiros da política, uma ampla coligação, não apenas no Ceará, todavia abrindo caminhos para uma possível saída de cena do atual vice presidente Michel Temer e ocupando seu espaço no Planalto. Lógico que isso não é tarefa fácil, mas habilidades e estratégias não lhe faltam. Abrir mão de indicar um nome de sua confiança e apoiar o presidente do PMDB, senador Eunício Oliveira para o governo estadual faz parte das costuras aliancistas momentâneas, que não param por ai. O senador Eunício Oliveira fica aqui incumbido das articulações PMDBista com a árdua tarefa de convencer Michel Temer a desistir da vice e candidatar-se a senador por Sampa contando com amplo apoio e garantindo a presidência do Senado Federal.
     Aqui no Ceará, José Nobre Guimarães seria o articulador nato de apoiamento e conquistando o direito em concorrer a única vaga senatorial, para isto é claro, com uma amplitude global de apoiamento, exceto o PSDB e o fantasmagórico DEM.