terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Por uma Escola Pública e de Qualidade Social

Ontem 22 de fevereiro a Petrobras perdeu mais de 70 bilhões num único dia. Muito dinheiro, né? eu também acho! Mais o pior ainda está por vir. Na próxima quinta feira 25 o Senado Federal pensa em alterar a Constituição Federal de 1988 desvinculando os 25% destinados aos Estados e Municípios sobre verbas para Educação e Saúde Pública. Isso não pode acontecer! Não se pode precarizar ainda mais a Educação Pública em favorecimento do capital.



quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

"E volta à tona, mais uma vez, a discussão (chata) sobre o "fundador de Fortaleza" e o "marco zero" da cidade."

Muito valiosa a análise do Historiador Professor Dr. Airton de Farias sobre a origem da Fortaleza cidade e aqui reproduzindo para mais leitores na intenção de esclarecer mitos e eliminar os anacronismos da religiosidade contida na historicidade sobre Fortaleza, a bela Capital, de lutas, dinamismo e poesia.


"E volta à tona, mais uma vez, a discussão (chata) sobre o "fundador de Fortaleza" e o "marco zero" da cidade.
Essa questão é o chamado mito de origem, debatido pelos historiadores e comum a instituições, cidades, países, etc.
Busca-se encontrar uma origem gloriosa no passado, como se a grandeza do presente já estivesse destinada a ocorrer desde o inicio.
Ou seja, o mito de origem é contaminado pelo que é chamado na historiografia de anacronismo, atribuir a uma época elementos e percepções de outro período temporal (esse, por sinal, é o erro mais comum dos negacionistas - por isso é tão fácil desmascará-los, a exemplo do tal brasil paralelo, mas isso é outra prosa).
Assim, como se percebe, há um erro grosseiro de metodologia e de análise ao se buscar um fundador ou se estabelecer um marco zero para Fortaleza.
Porque não existia cidade alguma no século XVI ou XVII.
Os portugueses Moreno e Coelho ou o holandês Matias Beck não pretendiam fundar cidade alguma.
Havia um forte, em torno do qual surgiu um povoado, que foi ao logo do séculos se expandindo, isso espontaneamente. Não houve um ato "glorioso" de fundação de cidade alguma.
O núcleo urbano que um dia seria a cidade de Fortaleza apresentava pouca expressão política e econômica em seus primórdios.
Mesmo quando a Coroa mandou criar a 1 vila (1699), a aldeia do forte continuou com pouca expressividade.
Só terá expressividade, de fato, a partir do século XIX. Tanto que Fortaleza quase não tem patrimônio material da época colonial.
Mas a história não é produzida só por historiadores.
Outros atores sociais também produzem história.
Grupos têm interesse em controlar como o passado é contado.
Em função das disputas do presente que se fala do passado.
Os primeiros cidadãos que se preocuparam com a história destas terras (e somos gratos a eles, pelos documentos que preservaram) entendiam que a "cidade" foi fundada na Barra do Ceará, ora como ato de Martim Soares Moreno, ora como ato de Pero Coelho.
Não por acaso, o romance Iracema, escrito por José de Alencar, no século XIX, tratando do guerreiro branco Martim. É um exemplo clássico do mito fundador - no caso, do povo cearense.
Não obstante, nos anos 1960, Raimundo Girão, outro homem dedicado ao estudo da história local, lançou um livro chamado Matias Beck, fundador de Fortaleza.
Girão mostrou o óbvio: o que um dia seria Fortaleza organizou-se em torno do antigo forte holandês de Schoonemboch (construído por Matias Beck) e depois rebatizado, pelos portugueses, de Fortaleza de N. S da Assunção (onde se encontra hoje o quartel da 10ªRM, que por sinal, deveria passar para o controle do município e abarcar um museu de Fortaleza).
Há perto do forte vários espaços e instituições que denotam essa origem: a igreja, a sede da prefeitura, a organização das ruas, etc.
Não por acaso, o Centro é chamado de... Centro!!
O problema é que dizer que fora Beck o "fundador" de Fortaleza seria atribuir a um holandês e calvinista, um "herege" para os católicos, a "criação" de uma cidade cuja maior parte da população é católica ainda hoje.
Daí a polêmica surgida nos anos 60 entre intelectuais.
Morenistas e Beckistas travaram duros embates, apelando para os mais diversos argumentos, não raro, eivados de anacronismos todos.
A polêmica ganhou a imprensa e chamou a atenção dos grupos políticos e religiosos.
E aparece de vez em quando, como agora.
Tão polêmica que houve uma decisão salomônica: celebra-se, atualmente, não a data da fundação dos fortes, mas a elevação do povoado à condição de vila, 13 de abril de 1726, um episódio, sem dúvidas, católico e português.
Sobre essas questões todas, indico alguns livros como As razões de uma cidade, de Maria Auxiliadora Lemenhe; Soares Moreno e Matias Beck, de João Ernani Furtado Filho; Fortaleza, imagens da Cidade, de Antônio Luiz Macedo; Entre o futuro e o passado, de Antônio Otaviano Vieira; Fortaleza: expansão urbana e organização do espaço (no livro Ceará, um novo olhar geográfico), de Clélia Lustosa. Há outros ótimos livros ainda, não citados aqui em virtude do espaço."



Airton de Farias é Historiador com doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da rede pública de Ensino Federal do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE É também escritor autor de várias obras: História do Ceará, Ditadura Militar: a História em Lutas e As esquerdas e o Golpe civil-militar de 1964 no Ceará: análises de um estudo de caso, para não se prolongar muito

 

Crédito Foto: Airton dos M@res 15/12/2018 - Polo Novo Pabussu

 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Boas Festas para você UABista Polo Novo Pabussu e um entusiasmado 2021

Final de ano é tempo de avaliar as acontecências da lide cotidiana e fazer planos para o novo ano. Para muitos será um momento de festas onde boas reflexões, certamente serão realizadas, estudos de textos, produção literária enfim parece que o “tempo não pára”, como já disse o poeta, e no contexto da virtualidade cibernética tudo parece mais volátil e com uma celeridade incomensurável, contudo, faz-se necessário um momento relax para refrescar a mente e continuar a labuta para fortalecer nossa formação e vida.

Alguns entrarão numa aglomeração familiar para celebrar as conquistas, as dificuldades superadas e a existência, enquanto outros, no universo, se quer terão o direito de estarem vivos por conta da pandemia que ainda persiste entre nós. Que saibamos nos cuidar para adentrar 2021 com saúde, vitalidade e desejo de realizar novos sonhos e conquistas.

2020 foi realmente um ano desafiador, de grandes reflexões e aprendizados, mas a vida precisa do convívio social, portanto, vamos torcer para que a vacina seja breve porque a cinestesia humana se faz necessária e o novo ano será de esperanças, não apenas do acomodar-se,(tipo: “deixa a vida me levar”) mas do verbo esperançar, do “quem sabe faz a hora” e assim conquistar, conquistar coisas maravilhosas e certamente algumas outras não tão maravilhosas, mas com um formato impresso, carimbado no aprendizado e transformado em sonhos para na lide serem mais uma vez realizados.

Vou ficando por aqui agradecendo a oportunidade de convivência e aprendizado com você que faz História firmando ainda mais o compromisso de trilhar aquela “veredinha” (estreita) da vida cheia de espinhos, adubando/aguando até o final que, certamente será florido e combatendo o bom combate na lide dialética da existência humana.

Parafraseando aqui o grande Rubem Alves: Quero sentir acesa em mim a capacidade de demonstrar minhas emoções, sensibilidade, de me comover com as pessoas diante da beleza, da solidariedade e que essa capacidade de manter viva em mim a emoção e sentir alegria no encontro, seja a essência da vida.

Feliz tudo no Natal e Novo Ano de 2021 UABistas do Polo de Apoio Presencial Novo Pabussu – Caucaia – da Universadade Aberta do Brasil – UAB

Grande e Fraterno Abraço

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Ideologia?!

Eu conheci pessoas num tempo não muito distante que “acreditavam em Deus e outras coisas invisíveis” e com o avanço da ciência entraram num negacionismo incomensurável descrente da real e agora só acreditam nas palavras de um certo capitão idiota que temporariamente ocupa o Planalto Central. O que aconteceu com suas mentes, seus sonhos?

Eram apenas cidadãos comuns que gostavam de ver mulher nua na telinha do celular e berravam para os quatro cantos da cidade que não gostava de política e coisa e tal, apesar de sentirem na pele o preço do pão e do aluguel. Hoje acreditam em mito e vive uma efervescência ideológica reacionária, mas dizendo que se deve acabar com as ideologias como se nem humanos fossem.

Confusões mentais, tempestades astrais constantes no universo mitológico que desdenham a ideologia alheia e humana, mas vivem embriagadas da sua e se mostram diariamente numa demência desumana e sem perspectivas de viver a realidade posta no tabuleiro da existência humana.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Derrota da Educação Pública na Regulamentação do "Novo" Fundeb 20201211 ...

Ontem 10/12, a Educação Pública foi mais uma vez derrotada pela ação aligeirada dos representantes defensores do Estado Mínimo e das Instituições Privadas da Educação. Infelizmente foi retirado o rico e sagrado dinheirinho da Educação Pública para favorecer Igrejas e o Sistema S. Isso já é privatizar a educação. Tirar dinheiro público para fortalecer, ainda mais, instituições ricas, é tirar o direito dos filhos dos trabalhadores de terem uma Educação Pública e de Qualidade Social

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Nova Esquerda teria a cara do quase Zeus Gomes?

De repente as coisas na política caminham, aparentemente, dentro das normalidades ditas pelos analistas conhecedores do assunto e dos vencedores e perdedores nos resultados obtidos nas últimas eleições municipais de 2020. Ignorando tais análises, digo eu, que os grandes vencedores podem até não terem logrado êxito nas urnas, mas que propagaram seus nomes e tornaram-se nacionais como Manuela d`Ávila e Guilherme Boulos.


Aqui no Ceará alguns, mesmo que vitoriosos nas urnas, saíram com potencialidade política comprometida e precisam se mostrar coerentes para pleitearem novas conquistas. Os oligárquicos Ferreira Gomes são exemplo daqueles que fizeram muitas prefeituras, mas seu capital político ficou balançado e se quer o senhor ex-quase Zeus, Ciro Gomes, nem apareceu pedindo votos para sua indicação majoritária em Fortaleza. O que aconteceu? Parece meio que premeditado os acordos de gabinetes como resultado na formação de governos?


O senhor quase Zeus, apesar da eloquente oratória, pouco ou quase nada se distingue do inominável que ora ocupa o Planalto Central pelo seu agir arrogante, prepotente que defende o Estado Mínimo e pensa em representar uma ampla coligação de “esquerda” quando a sigla agremeativa que ele habita no momento deixou de ser esquerda com a ausência de Leonel de Moura Brizola e o pretenso candidato não tem identificação com as causas populares apesar de conseguir enganar muitas mentes ingênuas. É verdade que hoje tais mentes ingênuas vem despertando para a real, contudo, o projeto individual cirista insiste em aglutinar alas da direita aos oportunistas que se intitulam de esquerda.


Eu não entro nessa, e você?

 

 
Crédito Foto: "santo Google"

domingo, 29 de novembro de 2020

As Guerreiras: Manuela e Marília

Nestas eleições de 2020 podemos considerar três candidaturas vitoriosas independentes dos resultados das urnas. Em Porto Alegre a Manuela d'Ávila que soube manter uma aliança para vencer. Em Recife a Marília Arraes, do PT, que enfrentou os “coronéis” do partido e saiu candidata mesmo sem o querer do senhor Humberto Costa e em Sampa, o Guilherme Boulos, que se mostrou competente no fazer campanha com leveza e sabedoria e assim conquistou o coração paulistano e tornou-se um nome nacional.

Aqui em Fortaleza, a Deputada Luizianne Lins também enfrentou uma corrente contrária a sua candidatura e partiu com o coração vibrante em busca do seu eleitorado e muito dos “cacifes” do partido ficaram veladamente na torcida por outra candidatura que hoje se fez de cor amarela, fortalecidos e nos imprimindo uma vergonha incomensurável em votar numa opaca candidatura contrária ao direitismo do Planalto Central. Desse mesmo modelo se deu em Recife e Marília comprou a briga e hoje é alegria para o comando do Partido dos Trabalhadores.

Essas mulheres maravilhosas imprimiram mais que uma candidatura no tabuleiro das eleições municipais de 2020. Manuela D’Ávila, PC do B, com sua simpatia está alterando o curso da História e mesmo não chegando em primeiro lugar é uma das grandes vitoriosas nestas eleições e aqui na torcida por sua vitória plena e que a partir de primeiro de janeiro de 2021, Porto Alegre tenha um nova forma de gerir a cidade.

Marília Arraes demonstrou coragem de guerreira que além de enfrentar as pseudo lideranças da sua sigla agremeativa enfrenta um conflito familiar sem precedentes com arranhões futuros e mágoas familiares infinitas.

Guilherme Boulos é o maior vencedor que soube conduzir a campanha com sua simpatia e leveza, conquistando espaços nacionais e, portanto, independente dos resultados das urnas já é um nome nacional com capacidade vital de representação para 2022 no coletivo da vontade de vencer os terras planistas ignorantes da ciência nacional.  

                                                  Crédito imagem: Internet - "santo google"

 

.

 

 





terça-feira, 17 de novembro de 2020

Luizianne, praticamente sozinha, brilhou sem a estrela do PT

Sei que alguns analistas já falaram, mas não posso me furtar de comentar a participação da Deputada Federal Luizianne Lins nas eleições majoritárias de 2020. Primeiramente não há como negar a força da mulher. A “Lora”, como carinhosamente é chamada por muitos, fez um papel fundamental na defesa do seu Partido e marcou território no tapete eleitoral do dia 15 de novembro.

Com 17,76 a candidata Luizianne Lins não teve fôlego para chegar ao segundo turno das eleições, todavia, desempenhou praticamente sozinha a sua trajetória eleitoral e brilhou. Parte significativa do seu próprio partido esteve ausente na campanha majoritária deste ano e isso passou fragilidade para a sociedade que não sentiu firmeza nos seus apoiadores partidários. Não vou citar nomes, mas a sociedade sabe quem são os ausentes na campanha da candidata.

Nada de falar sobre os ataques sofridos por parte de certos candidatos e de forma grosseira e machista. Vamos nos deter na falta de apoio daqueles que teoricamente seriam seus aliados. Não vi nenhum dos representantes do poder Legislativo Estadual levantar a bandeira da candidatura Luizianne Lins. Qual teria sido o motivo? O maior nome do PT cearense em exercício desfila no tabuleiro da avaliação popular com altos índices de aprovação, mas que veladamente esteve do outro lado da candidata, o lado oposto do apoiamento.

Muitos lutaram antes para que ela não saísse candidata, contudo, Luizianne é teimosa, comprou e ganhou a briga e tornou-se candidata usando a estrela da sigla, e mesmo assim, não teve o apoio nem mesmo de todos os candidatos a vereança que preferiram sair em busca de votos para a sua campanha, “esquecendo” assim, a candidatura majoritária.

Um Partido como o PT não deve ficar a reboque de compreensões ligadas apenas ao poder de gabinetes com ar condicionados e isolado das massas que constroem as riquezas da sociedade. Considero que na avaliação partidária das eleições seja colocado em pratos limpos aqueles que defendem a sigla, como também o afastamento dos omissos.

 

                                                    Crédito Foto: Página Facebook da Luizianne Lins.


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Invadir Escola Pública sem Permissão não é coisa da Democracia

Ontem à noite, vendo um grupo de “WhatsApp” tive o desprazer de assistir a um vídeo em que dois cabras arrogantes adentravam sem permissão numa sala reservada de uma escola pública situada no cambeba. Infelizmente não teve como gravar o nome da escola, creio que o administrador do grupo tenha orientado a retirada da postagem que aconteceu em instante.

É por demais constrangedor assistir a cenas de pessoas mitificadas se dizendo poderosas e donas da lei, desafiando o estado democrático de direito para fazer propaganda de seu candidato. Os cabras, para não dizer o que estou pensando, diziam que tal escola estava preenchendo cadastro para distribuição de cestas básicas sem ter conhecimento de que durante a pandemia do novo coronavírus as escola públicas municipais distribuíram a merenda escolar para seus alunos regularmente matriculados em forma de kit alimentar ou cestas básicas. Pode até ser por ignorância e, prefiro entender assim, mas também possa ser por má-fé se arvorando arautos defensores da coisa pública.

Diante de tal realidade se faz necessário a presença do Ministério Público no sentido de apurar se realmente existiu cadastro irregular ou se tais entes estavam apenas no “direito de ser voz” do ocupante do Planalto Central que alguns insistem em acreditar ser mito. A falta de respeito às instituições públicas tem se alastrado em nossa sociedade que já vivenciou por uns dias um período democrático e, aqui digo, esse tipo de ação fere o estado democrático de direito contido na Constituição Federal de 1988 e não podemos compreender esse tipo de atitude como democracia.

Lembra que falei que o vídeo foi apagado? Pois bem, até postei uma figurinha tipo, “apagou, mas eu vi” e em seguida a mesma pessoa que havia apagado postou propaganda de um certo candidato comprovando a intenção de promover o nome bolsonarista para a prefeitura de Fortaleza.

 
Crédito Imagem: Canva/santogoogle


 

domingo, 1 de novembro de 2020

Consciência Política Tardia ou Oportunismo Eleitoral?_ 20201101 WA0015

Sabe aquele Deputado que nestas eleições busca promover sua próxima candidatura?
OBS:ERRATA "Cedinho das manhãs" - falha na concordância (ainda vou aprender editar vídeos)