sábado, 24 de outubro de 2020

Partidos Políticos Precisam Ocupar Espaços

Mais um período eleitoral em que os nomes parecem ser mais importantes que as agremiações partidárias que deveriam ser a estrutura organizacional dos anseios sociais, contudo, certas agremiações que desfilam no tabuleiro desta realidade eleitoral não tem nenhuma organização ideológica estruturada nem mesmo com o conservadorismo que defendem.

Numa sociedade em que partidos não representam as demandas da sociedade, lamentavelmente se presencia uma frágil democracia e de repente as forças conservadoras tentam  chegar ao poder e de certa forma até contam com os “meios democráticos” para concretizar seu desejo.

Às vezes chego a ter saudade da polaridade PSDB X PT que, pelo menos, tinham cores ideológicas definidas onde a realidade administrativa de tais agremiações se mostravam de centro e social democracia que, infelizmente, alguns insistem em chamar de esquerda, contudo, diante da realidade ultradireitista que ora gerencia o capital na sociedade Brasil “se pode falar” que o Partido dos Trabalhadores, a única agremiação partidária a ter na sua formação e estrutura de partido, porque foi criado no seio das lutas populares, é esquerda.

Nesta controversa adversidade em que as agremiações partidárias se encontram fortalecem apenas nomes deste, daquele candidato. Se não vejamos num passado não muito distante tínhamos por aqui um cidadão que historicamente se denominava brizolista e de repente teve que sair do seu partido e isso tirou-lhe parte identitária do que defendia e ficou apenas ele que neste período eleitoral parece não andar bem das pernas numa agremiação totalmente distante do que era ele, ou que ele dizia defender.

É bem verdade que a investida conservadora em acabar com o Partido dos Trabalhadores tem surtido efeitos e a enxurrada de siglas “porra louca” se faz presente nestas eleições e que o oportunismo individualista permitiu alguns migrarem para “siglas nanicas” em busca de uma representatividade no poder legislativo municipal. Nas disputas majoritárias a realidade não é diferente, os nomes representam o imediatismo de camadas significativas da sociedade.

Aqui vou falar apenas de certas capitais onde parecem nem existir polaridade. Se não vejamos, no maior colégio eleitoral do país, apesar da gestão municipal está nas mãos do PSDB com Bruno Covas, existe uma dificuldade no comando da candidatura de reeleição de Covas que parece ter chegado ao ápice sua capilaridade eleitoral e mais sério ainda é a situação do PT com Jilmar Tatto que ainda não saiu do patamar da insignificância nas periferias da cidade.

Em Belo Horizonte estas duas siglas se quer aparecem como alternativa para gerenciar a cidade. Na disputa no Rio de Janeiro o PT disputa a vaga com a ex-prefeita Benedita da Silva que parece ter chegado ao seu apogeu de capilaridade política eleitoral e o partido assim como o PSDB caiu no esquecimento da população carioca.

Outra situação em que o nome representa mais que a sigla acontece aqui em Fortaleza com a candidatura da ex-prefeita e atual Deputada Federal Luizianne Lins que insiste em levantar o nome da sigla na disputa em que se encontra em segundo lugar nas pesquisas. A Lora como carinhosamente é chamada, virou alvo de ataques da candidatura Pedetista (leia-se Ferreira Gomes) do Sarto Nogueira que, só mesmo com a força e experiência eleitoral dos seus mentores, almeja disputar o segundo turno, todavia, os irmãos Ciro Cid além de experiência têm a força das máquinas administrativas do Município e veladamente do governo do Estado e isso dificulta e muito o crescimento da candidata Luizianne Lins.

Outra realidade em que o PT sofre desprezo eleitoral é a de Salvador em que sua candidata, a major Denice, está tecnicamente empatada com o conservadorismo do pastor e sargento Isidoro e parece não ter esperança de um segundo turno com o candidato do ACM Neto, Bruno Reis, do DEM apesar do apoio do governador Rui Costa.

Relevante será que as forças conservadoras que desejam o fim das siglas agremiativas de cor ideológicas definidas não encontrem espaços importantes na próxima gestão do capital nos Municípios e Capitais do país Brasil. 

Crédito imagem: Internet - "santo google"

 


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Opção?

Na Bahia, os soteropolitanos, demonstram claramente optar pelo candidato do DEM, Bruno Reis, dando continuidade a gestão do ACM Neto, mas o que me chamou atenção foi exatamente a falta de opção das outras agremiações partidárias.

Entenda que os adversários, se é que assim podemos denominar, a candidatura indicada pelo governador petista Rui Costa trata-se da major Denice com mísero aproximado a 10%  e que esconde a estrela do PT? E a candidatura do pastor sargento Isidório do avante? Um reacionário de primeira grandeza e isto justifica a escolha pelo continuísmo sem possibilidade de um possível segundo turno.

sábado, 10 de outubro de 2020

A Disputas Eleitoral em Caucaia

De repente o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Ceará ganhou muita notoriedade e não é, por menos, que ali disputam o pleito deste ano nove candidaturas majoritárias e é bem verdade que a disputa está centrada nas candidaturas que detêm maior estrutura política econômica em Caucaia que também é a segunda cidade do Estado a ter segundo turno e como o meio campo está embolado certamente haverá, sim, uma nova eleição no dia 29 de novembro.

De todas as candidaturas postas apenas a candidatura do professor Rodrigo Santaella e Felipe Martins (PSOL) representa os anseio da esquerda no município, apesar do PC do B e PT estarem na disputa. Com tantos nomes disputando um espaço na Política de Caucaia que, na realidade, representa uma notoriedade no campo da promoção de nomes no tabuleiro eleitoral para a posteridade.

A candidatura do atual prefeito e candidato a reeleição, Naumi Amorim (PSD), apesar da máquina, não conseguiu formar uma chapa de peso e certamente disputará o segundo turno com uma, até o momento, incógnita candidatura entre Vitor Valin (PROS) e Elmano de Freitas (PT/PP) e podendo esperar uma surpresa de última hora com a candidata Emília Pessoa (PSDB) que apesar do carisma e capacidade eleitoral está isolada sem contar com sua ala majoritário partidária. Também não se pode negar o nome de José Gerardo Arruda, uma grande capacidade eleitoral, mas que não consegue transferir totalmente os seus pretensos votos e sem condições eleitorais neste momento.

Diante da onda conservadora e bolsonarista que impera no país, Caucaia também sentirá fortemente este contexto e talvez por isso a candidatura do deputado estadual Vitor Valin seja a mais favorecida diante das demais candidaturas direitistas, deixando o PT do deputado Elmano de Freitas numa situação complicada mesmo contando com o apoio do ex-tudo(?) e quase deus Ciro Ferreira Gomes que também nutre uma certa aproximação com a candidatura do atual prefeito Naumi Amorin (PSD/PSF), mas por conta de alguns ajustes políticos que não aconteceram até o momento, Ciro declarou seu apoiamento a candidatura do deputado Elmano.

Esse apoio cirista em Caucaia funciona como um apoio de mão dupla, pois a candidatura do atual prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT/PT) terá um imenso desafio para vencer a candidatura direitista bolsonarista do empresário Oscar Rodrigues, pai do deputado Moses, aliado fortíssimo do ocupante do Planalto Central e que conta também com o apoio das igrejas evangélicas neopentecostais e o jogo será no “pau a pau” e isso justifica o apoiamento de Ciro contrariando o PDT caucaiense aliado do atual prefeito Naumi.

A onda bolsonarista é forte, mas o nome de Valin poderá até nem aglutinar politicamente tais eleitores do município e com isso surgirá o embate fortíssimo num eventual segundo turno entre Naumi Amorim e Elmano de Freitas e Ciro se dividindo, se fortalecendo e contente com a candidatura vitoriosa sendo ela qual for.


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Esperançar! Os Excluídos Tem Voz e Gritam!

Hoje a luta por uma sociedade mais justa e humana se faz presente com maior intensidade no grito dos excluídos que buscam uma alternativa de sociedade onde todas as pessoas possam viver pelo menos com dignidade e não apenas à margem da sociedade.


É tempo de esperançar nas turbulentas ondas reacionárias que predominam na sociedade Brasil. Esperançar na lide cotidiana com indignação pelas atrocidades que a sociedade capitalista produz. Lutar para transformar tal realidade agonizante. O grito dos excluídos tem o papel de mostrar para a sociedade que o contentamento com essa realidade está muito distante dos sonhos dos trabalhadores que produzem a riqueza deste vil capital.


Esperançar para não cair na acomodação pretendida pelas forças reacionárias que comandam as ondas do capital. Esperançar para manter viva a busca de uma nova realidade social onde a periferia que consome e fortalece a economia faça parte, não apenas, da construção em si, mas que seja parte integrante das decisões sociais, diminuindo assim os abismos das desigualdades.


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A Culpa é de Quem?

De repente me pego a pensar no que leva um ser ignorar sua capacidade reflexiva para acreditar cegamente no que dizem os seus “mitos” fantasmagóricos, sejam na política ou nas ações cotidianas, que nos fazem humanos ou não tão humanos .

Aqui não estou me referindo apenas ao conhecimento popular, senso comum, mas abrindo um parêntese para mencionar um certo ser que por interesses políticos ideológicos particulares propaga em forma de incitação de suas “verdades” na sua rede social e respinga, por aqui, uma vez virtualmente amigos, que a culpa do elevado número de mortes por consequência da disseminação do coronavírus da COVID-19 é de quem mais fez para conter a propagação, ou seja, o cara culpa os governadores e prefeitos por terem eles tomado a iniciativa de ampliar leitos, adquirirem equipamentos de proteção individual e manterem a saúde pública nos Estados e Municípios e faz rasgados elogios a quem divulga abertamente incentivando o uso de uma certa droga medicamentosa específica para o tratamento do “lupus” e da “malária” como se tivesse autoridade para tal, induzindo pessoas a aceitarem tal droga como cura para o vírus da COVID-19.

Muito me entristece a ação ou falta de ação dos órgãos competentes da saúde que não se pronunciam diante de tais aberrações negacionistas. Talvez por isso, pessoas com interesses particulares se aproveitem da boa fé do povo para tentar se fortalecer e propagar nomes para “representar” o povo no poder municipal.

De repente algumas pessoas passaram a propagar coisas que nem sempre têm conhecimento, mas para divulgar sua ideologia e desejos oportunistas imediatos se lançam nas redes sociais na tentativa de ancorar no poder público como representantes de uma camada da sociedade fortalezense que ainda espera ações governamentais de políticas públicas efetivas. 

                                                             Foto: Internet  


sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Bêbado e a Paixão


Esta poesia que fiz, há algum tempo, fala de um sentimento que para uns pode parecer comum na existência cotidiana e aqui peço licença para registrá-la e dividi-la com vocês.

O Bêbado e a Paixão

Na saudade dela
O som do rádio,
O vinho que fere,
A porta que não abre…
A felicidade tardia escondendo o sol
O sinal que não abre
A boca ainda não calou,
Mas a faca já cortou meus nervos de aço…
Na prostituição da noite
Me afogo num copo de um bar
Flutuo na fumaça dos cigarros que queimam…
Adormeço nas calçadas
Sentindo e calor do teu corpo ilusório
Me embriago no teu riso
Vivo a ressaca da tua boca
E acordo pra vida que não chega…


quinta-feira, 16 de julho de 2020

Em política quase tudo pode acontecer?


Segundo o Blog do Roberto Moreira existe um falatório de que a ex-prefeita e atual deputada federal Luizianne Lins PT poderá compor uma chapa com o ex-deputado Federal, Estadual e Vereador, o advogado João Alfredo Teles com objetivo de formar uma chapa competitiva para a disputa eleitoral majoritária e vereança em 15 de novembro, contudo, acho pouco provável, pois além de desarticular a pré-candidatura do deputado Renato Roseno pelo PSOL, colocaria a amizade de João e Renato em jogo e isso dificulta tal possibilidade.

Será que existe a disposição de João Alfredo sair candidato nesta legislatura? Já faz algum tempo que João se encontra afastado da disputa eleitoral e não sei se ele estaria disposto a voltar a disputar outro mandato eletivo. Todavia, João tem um grande capital político em Fortaleza e seria um bom nome na Câmara de Vereadores.

sábado, 23 de maio de 2020

O Traquezinho debaixo da lata de sardinha?


De repente se gerou grandes expectativas sobre o vídeo “bomba” que na realidade não passou de um traquezinho embaixo de uma lata de sardinha. Ainda não entendi o porquê do estranhamento sobre as irresponsabilidades gravadas na reunião desqualificada do “comando” na nação brasileira.

Quem não lembra do período antes da eleição presidencial em que um dos “zero” dizia claramente que para fechar o STF bastava dois soldados e um cabo?. Para quem acompanha as sessões da Câmara dos Deputados e a vida política nacional não ha nenhum estranhamento, pois 28 anos de “apenas usufruindo do dinheiro público sem nada ou quase nada produzir, além das escandilices proferidas contra Deputados, tipo “não te estupro porque você não merece” dita contra a Deputada Maria do Rosário para ficar apenas com este absurdo que a Câmara Maior não tomou as devidas providências.

O traquezinho debaixo de uma lata de sardinha serviu para justificar a falta de ética do senhor Sérgio Moro em gravar reunião. Será que agir assim é ser ético e merecedor do respeito da população? Desconfio que isso só justifica a forma antiética em que tal senhor conduz as condenações que levaram o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, à prisão. Provas forjadas e sem comprovação de verdade. Caso o senhor Moro não faça sua defesa contundente trazendo provas cabais e não apenas convicções entrará brevemente para o esquecimento coletivo de população que acreditava ser ele o paladino da moralidade.

Diante das expectativas de ditadura antecipadamente anunciada, sigo assistindo a “quase tudo” bestializado e perplexo como é grande a necessidade de investimento em educação pública e de qualidade social no Brasil.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

O Avança da EaD e a Profissão dos Professores



Ando muito preocupado com a função de professor depois da pandemia. Isso porque ainda existem muitos colegas que atuam de forma precarizada prestando serviço e com o “avanço” da substituição das atividades presenciais por “EaD”, isso mesmo, como o Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará – CEE denominou, sinto que viveremos ainda mais agravada a precarização das condições destes profissionais que se dão de corpo e alma para a educação.

Apesar de achar que o Ano Letivo de 2020 está comprometido, não posso deixar de considerar os decretos governamentais e as deliberações dos órgãos normativos e fiscalizadores, todavia, não denominaria EaD assim como fez o CEE nesta complexa situação momentânea vivenciada neste período da pandemia do Coronavírus. Creio ser razoável utilizar-se de nomenclaturas outras, como: Atividades Não Presenciais, Atividades Remotas, assim como deliberou o Conselho Municipal de Educação de Caucaia – CMEC, mas, nunca Educação à Distância. A EaD tem critérios diferenciados das atuais práticas escolares. Queria aqui defender a necessidade da EaD na Formação e qualificação dos profissionais da Educação Pública através da Universidade Aberta do Brasil – UAB. E não poderia pensar diferente, até porque atuo há anos como Tutor Presencial e percebo a dedicação e compromisso dos profissionais envolvidos na formação social e socialização do saber.

Vejo que, assim como nas demais modalidades de Ensino, existem aqueles alunos que se destacam na EaD e que tiram o melhor proveito do seu tempo e do que está sendo ensinado dentro da hierarquia das desigualdades educacionais.

Vivemos numa sociedade capitalista e por isso existem também as múltiplas opções de escolha, então a rede privada tem todo o direito garantido nas leis do país de ocupar o seu espaço, todavia, existem por aí “alguns mercadores da educação” que se aproveitarão da situação atípica da pandemia do coronavírus para reduzir seus professores em detrimento da implementação da EaD no Ensino Básico Regular e espero estar completamente enganado e torcendo para que o contrário aconteça, todavia, o Estado brasileiro seguirá na mesma direção numa linguagem mercadológica de que devemos recuperar a economia do país.

Muito se pensou e muitas normativas forma deliberadas sobre como recuperar os dias letivos parados para tentar não prejudicar o ano letivo de 2020 e não entrar 2021 com turmas 2020 por conta do Isolamento Social. Infelizmente esqueceram de mencionar nas normativas a preocupação com as desigualdades. Nossa sociedade não é uma linha reta.

Nos princípios de ensino da Constituição Federal Brasileira do 1988 no seu artigo 206 e no artigo 3º da Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional – LDBEN prescreve que se deve garantir igualdade de condições de acesso para todos.

São pensamentos meus que parecem a cada dia mais reais neste momento da pandemia da COVID-19 e crise da Saúde Pública e Econômica brasileira.



Crédito Imagem: Internet - santo google

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Será Golpe ou FakeNews?


Creio que a população já está cansada de tantas notícia mentirosas nas redes sociais e parece estão dedicando mais tempo às mídias tradicionais? Diante deste contexto de pandemia da COVID 19 – coronavírus – em que os governadores estão agindo de acordo com as orientações dos órgãos responsáveis pela saúde e a ciência, o ocupante do Palácio do Planalto insiste em promover a discórdia e conclamar pessoas para garantir a riqueza dos empresários donos do capital, parte especulativo, em detrimento de cuidar da saúde pública.

Não bastasse tudo que vem acontecendo de retrocesso na sociedade Brasil, agora surge uma manchete na UOL – Folha de São Paulo que diz o seguinte: “Bolsonaro diz ter supostos dados de inteligência de um plano de Maia, Doria e STF contra ele” e isso é algo por demais sério, ou será que não passa de blefe, jogar para a plateia tentando continuar nas asas da comunicação ou ainda mais uma mentira deslavada do gabinete do ódio que nada mais faz além de promover sentimentos de discórdia e a mentira como instrumento de manter seus seguidores alienados e “brigar” nas redes sociais por sofisma incomensuravelmente falaciosos simplesmente para defender o “direto do homem trabalhar”, como diz parte de seus seguidores.

Caso isso seja verdade será necessário que o presidente da Câmara Maior, o governador de Sampa e o presidente do STF se pronunciem o mais rápido possível. Contudo, se for mais uma das deslavadas falácias do “disse não disse” que seja muito bem explicado e, urgentemente, pelo o senhor ocupante do Palácio do Planalto.

Numa democracia, mesmo sendo ela apenas representativa, teoricamente temos o direito de ir e vir, “exceto” no momento de quarentena em que devemos pensar nas possibilidades e precariedades em que vive a saúde pública e, dizer o que nos for conveniente, assumindo assim responsabilidades e isso deverá ser universal senhor ocupante do Palácio.

Crédito Foto: Internet