sexta-feira, 1 de julho de 2016

Antigão X Falta do Que Fazer?


Causa-me estranheza e a mais profunda tristeza, observar o nível das discussões no Legislativo Estadual do Ceará. Às vezes penso que a grande maioria dos parlamentares que por lá habitam, estão necessitando urgentemente de um curso básico de Legislação, argumentação e oratória.

Pasmem, parece mentira, mas é a mais pura verdade. Um certo deputado foi chamado de antigão e, como tal parlamentar se intitula o arauto da moralidade, exigiu a priori que a palavra antigão fosse retirada dos anais da Assembleia Legislativa. Não consigo entender como alguém que por muitos é chamado de Odorico Paraguaçu pela forma como o mesmo tenta engabelar os demais e o povo, cometa tamanha aberração. Somente a falta do Legislar pode ocasionar abobrinhas nas sessões de um Plenário Legislativo.

Senhores deputados, melhorem seus argumentos e façam valer seus mandatos que lhes foram outorgados pela massa representante nata da ingenuidade humana, o senso comum.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Indelével Não


Quando o vácuo, a priori, determina o indelével não e a pessoa não deseja entender a teleologia desta simbologia, finge desfaçar e tenta um sorriso escancarado de contentamento com o coração ferido em lágrimas, mostrando a realidade posta que parece inaceitável.

Nada, ou quase nada, reflete a realidade aparente e determinante que ignora socialmente a atitude simples de ingenuidade que presupõe a ilusão da felicidade na completude da simbologia do ter, que se quer, atinge a sensibilidade do ser, que segue destilando simpatia e desilusão realicional numa sofismática realidade de superioridade.

Quanta decepção vinda de Brasília, e o centexto que deveria ser libertário às inovações humanas, permanecem translúcidos na imediaticidade estabelecida dos conflitos pessoais e sociais e em grupos aparentemente homogêneos com desejos espontâneos de liberdade que transfere o ter sociológico para as confabulações de mesa de bar e quase sempre interrompidas na realidade das aspirações cotidianas.

Segue o desejo de ter a conquista individual no contexto social que se mostra num borbulhar aparente da hipocrisia sem importâncias sentimentais para o desejar.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Parazinho dá Viva à Nosso Senhora!


Junho, já é 22 e nesta data tem início os Festejos de Nossa Senhora do Livramento, no meu querido Parazinho. Exatamente agora, a bandeira deve estar sendo hasteada dando o primeiro passo para a Novena que oficialmente decreta aberta um dos históricos festejos religiosos do Estado.

Coração batendo forte na saudade da “terrinha” querida e renovando minhas reminiscências de infância, onde vivi e fui feliz. Que siga na Paz e que as pessoas de fé se façam presentes numa consistente manifestação de fé em Nossa Senhora do Livramento, livrando todos os males aparentes daqueles que investem na transcendência.

Boas Festas e Viva Nossa Senhora!
 Crédito Foto: Maria Dias

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Meio Que...


Lançar-se às lides cotidianas na perspectiva de transformar uma certa realidade é arriscar-se no desconhecido, buscando amavelmente nova aventura que nem sempre foi pautada na timidez.

Partiu para o primeiro “round” e, nem se quer, conquistou espaços no campo da sociabilidade e, isso aguçou ainda mais o desejo de lutar e transformar o marasmo que rege vidas sem no entanto estabelecer o mínimo da satisfação pessoal dentro da coletividade.

Já nas investidas seguintes a insegurança se fez presente e mais uma... “n vezes”, a busca de transformação torna-se meio que frustrante, todavia a mente não aceita as frustrações imediatas e o ser é convocado para mais outra investida no maior desejo do Fora Temer e todos aqueles que diretamente impediram o avanço de reais conquistas, limitando assim atos libertários de um ser distante e sedento por participação coletiva e reforçar as lutas e conquistas que são humanas.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Bruno e seu Partido Dividido no Meio de Apoiamento


Em entrevista ao competente jornalista Fábio Campos do Jogo Político e Jornal O Povo, o atual secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, se diz descontente com a postura que o Partido dos Trabalhadores assumiu no comando geral da nação. Até aqui tudo bem, pois muitos dos petistas e sociedade civil também não concordam com o afastamento das causas sociais adotadas pela sigla, ignorando sua origem e formação partidária.

Todavia, devemos compreender que Bruno nem sempre esteve coeso com as decisões partidárias locais, pois quem não lembra que em 2004 quando Luizianne Lins saiu candidata pelo PT, o atual secretário estava de braços dados com a candidatura do também atual secretário das Ciências e tecnologias do Estado, Inácio Arruda – PCdoB.

O secretário Bruno diz que é contrário à candidatura própria do partido e defende apoio total ao atual prefeito Roberto Cláudio.

domingo, 12 de junho de 2016

Conversa de Bar numa Manhã Dominical

Numa conversa de bar nem sempre ignoramos o que ouvimos nos espontâneos diálogos e, há pouco, o Zé das Nuvens tomando sua boa dose de cachaça e saboreando ovos cor de rosa, refletia a realidade posta sobre a mesa no campo da sociedade e política. Tudo parecia por demais exacerbada, as esperanças, quando entra em cena o João Pé no Chão dizendo: – Bobagem seu Zé, a vida do dia a dia é bem mais cruel que esta fantasia que você desnuda agora.

Vivemos hoje uma tremenda insegurança social sem perspectivas de melhoras capital e imediatas, pois o ontem a meu ver foi parcialmente descaracterizado pelo hoje, que borbulha as aparentes descontinuidades das relações, das ações individuais e no coletivo político social e nada mais reflete tranquilidade. Fala-se que o sistema capitalista se apresenta mais uma vez agonizante e nós, que nem criamos tal situação, estamos assumindo a culpa pela liquidez dos tempos onde a família perdeu seu poder tradicional e foi jogada nas instabilidades sociais com parcial controle econômico patriarcal e sem tempo familiar.

Abdon da net fala sobre o desconforto de chegar em casa e não ter a atenção que todos os seres humanos deveriam ter, pois não se concebe falar com alguém que se ama apenas virtualmente, dividindo o mesmo teto no espaço geográfico.

Já a Cacildinha das lutas cotidianas não aguentando a discussão e reclamando, a priori, a falta de consciência e vontade de alguns de  transformar esta carcomida sociedade, onde as pessoas são vistas apenas pelo ter, sem considerar o ser de cada indivíduo que ama e que tem necessidades múltiplas de atenção social e que vive a esmo desprovidos de assistência das políticas públicas que parecem não chegarem aos reles mortais necessitados.

Parece que vocês já tomaram todas e estão destilando a embriaguez ao vento, tentando acabar com as alegrias que o domingo no bar nos traz. Vamos tomar mais uma dose e quem sabe esquecer certas agruras da vida, disse Maria das Esperanças com vontade de viver e vencer.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Parazinho em Festa!


Ainda faltam alguns dias para iniciar os Festejos de Nossa Senhora do Livramento, na maravilhosa localidade de Parazinho-Granja, mas hoje seu povo está em festa pela grande participação do meu amigo, professor Ramalho Vasconcelos, conduzindo a Tocha Olímpica.


Não sei como anda a força política do Deputado Gony Arruda (PSD) no município, mas certamente o evento reforçou e muito a capilaridade política do atual prefeito do município, Romeu Aldigueri (PR).


Todavia, os vencedores do dia foram o povo desportista granjense, sua população e a Família Vasconcelos bem representados por Ramalho. Parabéns e Sucesso, meu amigo. Que a determinação seja uma constante no seu fazer cotidiano.

 Crédito Foto: Rosália Vasconcelos / Elinei Almada

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O Golpe Foi Oficializado e Confessado


Muito me preocupa a compra de votos, mesmo sabendo que isso representa uma característica clara e objetiva de parcela dos atuais ditos representantes na politicalha brasileira. Contudo, por que será que muitos propagadores do Golpe falavam apenas que o Planalto estava atuando neste sentido? Sejamos verdadeiros e imparciais, meu povo, afinal de contas que verdade estamos construindo para o futuro?

Do lado que talvez você esteja apoiando também é grande o "balcão" de negócio, e isso é só o reflexo daquilo que se diz mudança, despertar para o dia seguinte é fundamental. Fala-se até no poder que o fisiologista e pelego da força sindical, o representante mor no sindicalismo brasileiro, no desastre antidemocrático e interino "governo" Temer.

Fala-se que Temer, no comando da nação, barrará a Operação Lava Jato e o Romero Jucá demonstrou isso muito bem numa conversa com Sérgio Machado “in grampos”. A meu ver este não deveria ser o comportamento de quem pensa num “novo” país sem corrupção. Pela Democracia, conclamamos que é preciso lutar contra tais ações antirrepublicanas para validar a Democracia que ora defendemos e criar condições favoráveis ao povo que constrói os bens materiais de uma elite que quase sempre se mostra insensível aos anseios sociais.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Televisão


Alguém sabe por onde andam as simpáticas e competentes jornalistas, Camilla Andrade e Larissa Macedo, do "Vem com a Gente" da TVC?
Fazendo falta na comunicação cearense com simpatia e talento.

 Crédito Foto: TVC

domingo, 8 de maio de 2016

O Impedimento Temporário Busca Implementar as Eleições de 2018

Muitos dos últimos acontecimentos que veem do Planalto Central trazem em si a esperança de que seja revisto posições de intolerância ao impedimento da Presidente Dilma Rousseff e que os senadores passem a agir com o bom senso e que busquem na razão alternativas que ponham em cheque a Jovem Democracia Brasileira. De um lado se critica o que se habituou a chamar de golpe, e isso enfurece alguns políticos que divergem ideologicamente do PT. Do outro lado, estão muitos políticos, que mesmo não encontrando irregularidade no processo das ditas pedaladas, apostam em Temer como alternativa da crise financeira que é internacional.

Dificilmente não passará o afastamento da Presidente Dilma, por até 180 dias. Com o andar da carruagem tudo poderá mudar e quem sabe aconteça o retorno da titular detentora dos 54 milhões de votos. Não é difícil imaginar a relação política dos articuladores pro Temer com aqueles que durante os governos Lula e Dilma estiveram na linha de frente, e portanto, coautores das irregularidades que se investiga na Operação Lava Jato. E por falar em Lava Jato, por onde andam as ações efetivas das sextas-feiras que parecem ter sumido das mídias parciais depois da admissibilidade do processo na Câmara Federal naquele “show de horrores” dominical em que os representantes do Baixo Clero, sem saber o que dizer, ofereceram aos seus familiares o sim por usar o microfone da Câmara pela primeira vez. 

A intolerância foi tamanha de alguns que, por desconheceram sua função parlamentar, destilaram seu senso humorístico particular no “Tchau querida” sem analisar o dia seguinte dos acontecimentos. Muitas das ações articuladas para tal representação foi veementemente defendida pela  direita, que não aceita direitos da classe trabalhadora e brigam sempre por privilégios dos poderes estabelecidos.

A prisão coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma demonstração clara de que não estão de brincadeira com suas pretensões de eliminar do tabuleiro político a sigla que surgiu como representante dos trabalhadores e que ao chegar ao poder gerencial da nação favoreceu muitos dos inimigos da classe trabalhadora. Sabemos que o PT não pode sozinho ser responsabilizado por todas as irregularidades que hoje a mídia cobra do Partido. Se aconteceu um governo dito de coalizão em que o PT “quase nada” tinha poder gerencial na administração que muitos remanescentes das gestões passadas cometeram, mas como bem diz um amigo, o poder da caneta estava com o PT e isso não se pode negar.

Restam poucos dias para o afastamento temporário da titular da Pasta Central, Dilma Roussef, que mesmo sem os “velhos aliados” do fisiologismo está equilibrando a inflação e readquirindo sua popularidade na sociedade que já percebe, as intencionalidades direitistas de manter-se nos privilégios de sempre.

A “ponte para o futuro” defendida pelo vice presidente Michel Temer pretendia ser alternativa de poder,  parece-me não estar surtindo efeitos positivos para o bom senso. Se não vejamos, como Temer quer construir o novo se muitos nomes que permeiam nas articulações antecipadas do gerenciar pertenceram aos governos Lula/Dilma?. Existem nomes que desfilam na corrupção da Lava Jato e a redução necessária dos Ministérios, foi adiada para acolher o “baixo clero” que busca se evidenciar.

Partindo do pressuposto de que nada ou quase nada mudará, 180 dias serão demais para se estabelecer o retorno da Presidente Dilma Rousseff ao comando Geral até 2018. Certamente essa será a melhor opção política para os pretendentes de 2018. O estrago foi feito e o PT pagará muito caro no pleito eleitoral deste ano, mas que certamente as ditas oposições não sairão coesas e com um nome fortalecido no tabuleiro eleitoral para 2018.