segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Desgaste de um Mau Casamento


Minha vó já me dizia, diz-me com quem andas e te direis quem és”. Desta forma tento compreender melhor como o Partido dos Trabalhadores chegou ao estágio de desgaste diante da visão popular. É bem verdade que no início de tudo o PT andava de mãos dadas com os Trabalhadores Brasileiros e foram momentos de crescimento para ambos, sem preocupações com o gerir o capital.

Quando é chegada a ascensão ao Poder Central em 2002 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, algumas coisas começaram a mudar. Um pouco antes foi liberado ao mercado financeiro um aviso intitulado “Carta aos Brasileiros”, quando na verdade deveria e teve direção única para tranquilizar a especulação financeira que suga a força da classe trabalhadora.

Não podemos negar que Lula no poder, incentivou a política do “Bem Estar Social” distribuindo incentivos sem fazer distinção à classe Trabalhadora e aos parasitas rentistas que sempre usufruem das benesses do capital. O Bolsa Família emplaca como política pública, oferecendo a “isca”, mas esqueceu de enviar o anzol para que muitos aprendessem à pescar, ou seja, o benefício não criou estratégias para formar cidadania para o povo, grande maioria, carente de Educação de Qualidade Social.

Neste contexto o Partido “surfa” durante o primeiro e segundo mandato do ex-presidente Lula e, até consegue surpreender, elegendo a Presidente Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil. A “lua de mel” começa a entrar na rotina com a reeleição da presidente Dilma, pois de repente, alguns descontentes e afastados parcialmente da benesses do capital, agora conhecedores das estratégias Petistas de lidar com a política, começam a “sangrar”, para usar palavras deles, a possibilidade da Presidente Dilma gerir bem a crise capital.

Esse proceder de muitos, que “fazem” a velha “política”, provoca no povo um grande distanciamento das aspirações cidadãs e a maneira de encarar a política. Descrente da política, o povo não ver horizontes e isso fortalece ainda mais as práticas da política coronelista. Entendo que se o ex-presidente Lula tivesse nos primeiros dias de seu primeiro mandato feito as reformas que o Brasil necessita, certamente não estaríamos vivenciando isto agora. Como diz Roberto Carlos: “Um erro não conserta outro”, mas alguns erros deverão servir para práticas futuras no sentido de “refazer” a práxis política.

Acredito que a História estaria sendo contada de outra forma se o ex-presidente Lula tivesse cobrado a dívida da Rede Globo para com a União. Tivesse se aliado mais aos anseios da classe trabalhadora e aos poucos se desvencilhando das “velhas raposas da política nacional”.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mutirão Por Uma Educação de Qualidade Social


O Estado do Ceará recebeu, nesta sexta feira (19), o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tem a função de executar mais uma etapa do combate ao mosquito Aedes Aegypti na campanha Zica Zero. Neste grave momento devemos todos fazer a nossa parte, sem deixar de cobrar dos gerentes de plantão a execução de saneamento básico como forma de tentar mais uma vez eliminar algo já excluído do nosso convívio no passado.

Este “mutirão” do Governo Federal deveria expandir suas ações, com exército, nas prefeituras para tentar eliminar o grave e mortal “vírus” do desrespeito e descompromisso para com os Professores e a Educação. É inadmissível que os senhores gestores hajam ao seu bel prazer e sacrifiquem uma categoria que amplia cotidianamente o nível de desenvolvimento do Estado nas suas três esferas.

Faz-se necessário “vasculhar” a caixa preta das prefeituras que se negam a executar suas atribuições legais e jogam nas ruas profissionais de gabarito com estridentes apitos cobrando algo que lhe é de direito. Já não basta a falta de estrutura na grande maioria das escolas públicas, com salas de aulas quentes e “abarrotadas” de alunos, fruto de um sistema divorciado de uma Educação de Qualidade Social.

O povo acreditou nas vãs e ilusórias propostas eleitorais e agora sofre por conta de alguns, não tão bons, gestores que insistem em permanecer no poder como se fosse feudo. As monarquias absolutistas há muito foram derrubadas, será que tais gestores ainda não conhecem a República?


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Vergonha Alheia!


No período eleitoral é comum ouvir os pretendentes à cargos eletivos falarem de suas prioridades educacionais etc & tal, todavia a grande maioria, com raríssimas exceções, ao chegar ao poder relegam a educação à extremidade negativa, será que por medo do povo “letrado”?

É lamentável o que estamos vivenciando, praticamente em quase todos os municípios, gestores municipais se desvencilhando de suas responsabilidades públicas e imediatas com a sociedade e se utilizando de uma grave crise capital e moral de muitos daqueles descomprometidos com a República.

Vergonha na cara dos outros ver representes parlamentares, “ditos” de oposição ao governo Federal, presentes em campanhas “juntos e misturados” com os detentores do poder local pensando em emplacar familiares no tapete da representação legislativa municipal. Vergonha na cara dos outros é presenciar a desfaçatez do prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, conduzindo uma campanha de combate ao “mosquito” quando nada fez de saneamento básico na cidade. Vergonha na cara dos outros é constatar que a verba destinada aos professores poderá ser utilizada para outros fins, que não a qualificação e melhoria salarial e de trabalho da categoria.

Atenção Ministério Público! Faz-se necessário um olhar proativo e favorável aos professores e demais servidores públicos que estão a mercê dos atuais gestores, que falaciosamente, se negam a cumprir a Lei do Piso e Carreira Salarial dos Professores. Não entendo a razão de tanto desrespeito aos Professores Públicos numa sociedade que se diz democrática e reconhecedora dos valores desta forte e valorosa categoria.

Onde está o Governo Federal que não se faz presente neste momento em que os prefeitos dizem que a crise não permite pagar os 11.33% do “Piso” autorizado pelo próprio MEC? É bem verdade que o Ministro Aloizio Mercadante já enviou repasse referente aos 11.33% além de falar que qualquer prefeitura, se dizendo sem condições da efetuar pagamento do Piso dos Professores, basta abrir sua “caixa preta” e, se realmente existir deficit, o MEC complementará recursos.

Desafio todos os senhores gestores municipais do Ceará, que se negam a pagar aos professores e que incitam a categoria à atitude extrema de paralisação, algo por demais desgastante para os profissionais e de perdas irreparáveis para os alunos e a sociedade. O diálogo deveria ser a priori a práxis de quem se propõe gerir o capital.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Maracatu é Força Viva


Pela primeira vez, Fortaleza inicia seu desfile na Avenida Domingos Olímpio num sábado, propiciando assim, um segundo dia para os desfiles dos Maracatus e suas Loas comandando a ancestralidade do povos Africanos, Afrodescendentes, da negritude presente no fazer social, agora no Carnaval.

E foi com “Quem é Ogum” que o Maracatu Solar e seus brincantes fizeram a arquibancada da avenida ficar de pé para ver o Cortejo livremente passar.


Em seguida, surgiu o Maracatu Rei Zumbi homenageando Fortaleza pelos seus 290 anos, falando do Marco Zero na Barra da Ceará, “Parabéns Fortaleza de todo coração” pedindo bençãos de Nossa Senhora da Assunção. 


Depois veio os Maracatus Kizomba, lá de Messejana, falando de Jandira na terra de Cazuza e em seguida foi a vez do Nação Palmares com seu Leão para Fortaleza saldar.


Isso mostra que nossa cultura está presente no sangue deste maravilhoso povo cearense que resiste as intempéries da volatilidade estrangeirística e entoando Loas para salvar sua pátria, sonhos e cultura que continuou com os Maracatus nos Cortejos do Domingo.

Crédito Foto:Airton Amaral 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Neymar e o Calote no Fisco


De repente, passa um filme na mente da cidadania sobre a ética, a moralidade de alguns “deuses” na sociedade Brasil. Pois é, a justiça brasileira liberou o sonegador Neymar Júnior e seu pai/empresário do calote que deram ao fisco.

Diante das atuais circunstâncias em que vivemos e vivenciamos cotidianamente na velha e parcial mídia, parece até que faz jus a postura dos falsos políticos envolvidos com escândalos mil no coração do Brasil. Em Brasília, especificamente no Congresso Nacional, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador do Ceará Cid Ferreira gomes falaram de “picaretas” e “achacadores”.

Já pensou, se um Zé qualquer da cidadania pensar em ludibriar o Leão da Receita Federal, mesmo que seja por uns poucos reais? Certamente não estamos aqui defendendo a imoralidade de alguns, todavia questionando o comportamento parcial de muitos que não veem na justiça um julgamento global das irregularidades que estão na agenda do cotidiano, onde a cidadania reclama justiça quase sem esperanças no futuro da nação. E segue a voz do senso comum, ao dizer que a justiça é cega.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A Crise Capital é Global e a Moral é do Capital


Como resposta a uma participação, em um grupo no “WhatsApp', sobre as críticas de um colega ao gerenciamento do capital e a crise no Planalto Central, repasso aqui minha inserção:

A crise econômica não faz parte apenas do nosso querido Brasil, portanto, não é questão de competência/Incompetência gerencial, mas de caráter globalizado de um sistema desumano, em seu “sétimo fôlego”, que não prioriza a Educação, a Saúde e as Pessoas Produtoras do Capital.

Lamentavelmente estamos inseridos neste contexto que privilegia o individualismo e desrespeita ações dialéticas de alguns que militam por dias e condições melhores de vida. Entretanto, sentimos inúmeras dificuldades nas lides sociais em desenvolver o senso crítico numa linguagem Gramsciana. Mas daí querer que todas as pessoas passem a contribuir com as ideologias dominantes, que a priori, se encontram insatisfeitas, não apenas com ações de corrupção que permeiam o gerenciamento e a sociedade capitalista, mas por temer não fazer parte da gerência central do país.

São pessoas das mais diversas cores “agremiativas” não defensoras de causas urgentes da sociedade menos favorecidas do capital, amoral, mas que se fazem hipocritamente críticas de uma prática gerencial que nocivamente vivenciamos no cotidiano da sociedade: o “levar vantagem em tudo”.

Condenar o governo petista por agir ideologicamente na Educação Brasileira é falta de compreensão histórica das desigualdades, pois o poder capital sempre imprimiu suas cores ideológicas no fazer social. Seria muito bom para o Brasil se ao finalizar o ensino fundamental as crianças tivessem a compreensão clara da “Mais Valia”, que representa as engrenagens das explorações sociais.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tempo de Reflexões Ante o Ano Eleitoral


O que passa na cabeça de alguns dos atuais gestores municipais em pleno início de ano eleitoral? Essa é uma das muitas perguntas que faço à sociedade que dentro em breve será convocada a votar e eleger os novos gestores das cidades, todavia, imagino que as respostas imediatas são bem parecidas, porém diferentes da resposta das urnas.

Quando candidato é uma excelência em gestão pública tem solução para todos os problemas da cidade, condena o gestor de plantão e promete em seis meses solucionar os graves problemas existentes, que depois de três longos anos, permanecem os mesmos, agravados, nas mãos da competência demonstrada durante a campanha eleitoral.

Este ano, muitos dos atuais gestores municipais não poderão mais se candidatar e já buscam de forma velada inserir o nome de seus sucessores na rotina da gestão junto à sociedade. Os que ainda podem concorrer tentam se mostrar eficientes no fazer midiático do convencimento.

Alguns outros, se aproveitando da crise política gerada no Planalto Central, justificam suas desatenções para com as necessidades sociais e com isso deixam de pagar o salário daqueles que bravamente executam as tarefas essenciais da sociedade. Mas, por falar em dinheiro, onde foi parar a gorda quantia que chegou como complemento do FUNDEF, solicitado num passado recente pela a ex-prefeita Luizianne Lins e que agora abarrotam os cofres municipais?

O senhor Roberto Cláudio Prefeito, antes de sair de férias internacionais, mesmo sem passar o poder ao vice-prefeito Gaudêncio, disse aos representantes dos professores que só pretende pagá-los depois de ser acionado judicialmente. Engraçado, quando é momento eleitoral, todos, sem nenhuma exceção, prometem melhorar a Educação e continuam gerenciando como se donos fossem do dinheiro público sem cumprir promessas, priorizando, na maioria das vezes, as grandes construtoras que quase sempre financiam as ricas campanhas eleitorais. E com isso, alguns menos desavisados acreditam que o “prefeito” está trabalhando para resolver os problemas da cidade.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sobral Manda Recado Educacional aos Gestores Municipais


A cidade de Sobral, aqui pertinho da gente, observou à tempo o histórico educacional de seu alunato e parou com as promoções indiscriminadas de seus alunos. Traçou novas metas e estratégias que mudaram radicalmente os resultados educacionais da cidade.

Senhores gestores do poder público municipal, o dinheiro não deve está acima de tudo no contexto da aprovação educacional e, quando se pensa verdadeiramente nas questões sociais, deve-se partir do princípio de que formar cidadãos conscientes e bons leitores é bem mais proveitoso que apenas promover alunos para série/anos seguintes sem as devidas condições de aprendizagens satisfatórias.

Muitos gerentes do capital acreditam que povo bem “letrado” trará inúmeros problemas para a gestão municipal. Mas como promover uma educação sem preocupações com a formação?

Trabalhar a autoestima dos alunos não está restrita apenas a valorizar sentimentos, todavia, faz-se necessário produzir a aprendizagem como forma de crescimento individual na coletividade escolar e social. 


domingo, 27 de dezembro de 2015

‪#‎UABista‬ da EPCT, e Demais amigos deste ‪#‎Ciberespaço‬


O ano de 2015, apesar das constantes dificuldades, não tarda a findar e, sem pieguice, já contamos as inúmeras vitórias conquistadas, tanto a nível particular quanto a nível social, entretanto, é imperativo transformar as incertezas em reais possibilidades vindouras.

2016 não tarda a chegar e é preciso estar atento aos acontecimentos para não perder oportunidades. Precisamos imprimir proativamente nossas potencialidades individuais no contexto social, sem esquecermos da Solidariedade, Fraternidade e o Amor como premissas fundantes das relações humanas para transformar tal realidade capital.

Para tais ações é imprescindível que, o seu ser de agora, esteja em harmonia com o momento vigente. Lembre-se, Jesus que tanto lutou para transformar a realidade social, quando por aqui passou, está Aniversariando e você é o convidado especial. Participe e propague o Amor e a Fraternidade para com os seus semelhantes. Talvez seja esta a sua melhor performance enquanto humano.

Vitalidade e otimismo é fundamental na virada do ano. Seja fraternalmente humano e, vamos conquistar as melhores coisas da vida... Conto com você em 2016 para novas etapas de partilhas e conhecimentos nas formações coletivas da Licenciatura em EPCT.

Fraterno Abraço, um Feliz Tudo no seu Natal, Paz, Luz, Prosperidade e Conquistas Reais no Ano que vai Chegar.

Airton dos M@res

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sem Impedimento!


Não posso apoiar um processo de "impeachment" conduzido por um “fora da lei”, mesmo discordando radicalmente das práticas errôneas do governo petista, preciso preservar a Jovem Democracia Brasileira, pois como bem disse Roberto Carlos: um erro não conserta o outro" e o comando de Cunha não tem consistência ética de conduzir os rumos da crise política que impuseram ao povo brasileiro numa desfaçatez incomensurável de projetos pessoais sem lastro ouro que atenda as demandas de políticas públicas voltadas para o social.

Desconfio que até mesmo o PSDB que luta com unhas e dentes para impedir a continuação do PT no comando da nação brasileira seja favorável ao que se põe na ordem do dia na casa Legislativa Federal.

Agora, teremos que mostrar que não concordamos com a roubalheira que continua no país, e defender não apenas a prisão de todos e todas envolvidos e envolvidas, mas também total ressarcimento ao erário das verbas desviadas.

Preservar a Democracia e fortalecer ainda mais as instituições brasileira é tarefa de todos nós. Parafraseando aqui o filósofo Voltaire – “Posso Não concordar com nenhuma palavra que falas, mas defenderei até a morte teu direito de falar” e nesta condição defendo o direito “deles” de defesa prévia sem precipitações viscerais, e sem as paixões ideológicas eleitorais.

A Jovem Democracia Brasileira não pode se abater com as ilegalidades e os desejos de institucionalizá-las na República.