quinta-feira, 21 de março de 2013

Meu Querido Pai


       Hoje meu querido pai, senhor Antônio Amaral está Aniversariando e quero lamentar não estar fisicamente presente para poder lhe abraçar e dizer o quanto aprendi com ele que sempre trilhou o caminho da ética, da justiça e da lealdade.
       Quero deixar claro que a saudade e o desejo de estar por ai usufruindo de sua sabedoria e sua tolerabilidade é tão grande quanto as circunstâncias que ora vivencio. Entretanto a distância só fortalece o Amor, Respeito e Admiração que sinto por você, meu pai.
       Parabéns, Saúde e Felicidades, e que Jesus esteja sempre ao seu lado nesta caminhada árdua, mas gloriosa, por suas conquistas cotidianas.

terça-feira, 19 de março de 2013

Diálogo entre Zé das Nuvens e sua esposa Maria Pimenta da Terra


- Que tá acontecendo contigo Zé, tá perdendo a fé home?
- Tô ficando sem fé não muié, é que até agora a chuva tarda a chegar e as prantação que eu fiz, num deixaram nem saudade. Por isso tô querendo mermo é vender o pouco que ainda tenho e ir embora pra cidade, quem sabe lá eu arranje até trabalho de carteira assinada.
- Deixa de ser besta Zé das Nuvens! Causa se nós for simbora, quem vai ficar pra prantar?

sábado, 16 de março de 2013

A Fome e a Busca da Dignidade Nordestina


         Temos como dificuldades históricas a fome, caracterizando uma triste realidade brasileira, mas diante de outras nações apresentamos sempre uma aparência virtual da realidade. Neste momento vivenciamos uma seca destruindo sonhos e matando rebanhos sem contar com a agricultura que se quer, foi possível plantar e, agonizante segue o nordestino em busca de vida, de água e comida. Não podemos esquecer dos paliativos governamentais existentes, tais como as bolsas: família, estiagem e por ai vai, mas o nordestino busca mesmo é dignidade.
         A fome existente representa uma contradição histórica pois os seres humanos sempre buscam alternativas, sem no entanto se encontrarem com as características naturais. As adversidades são remanescente de uma colonização mercantil descompromissada com o desenvolvimento do meio natural e a relação de exploração do homem pelo homem.
          As porteiras sempre fechadas para os pequenos agricultores que são na realidade a força produtiva, mas tais porteiras estão repletas de condições naturais ou artificiais, possibilitando o manuseio de ferramentas para a plantação e deixando a maioria desprovida, apenas nas justificativas transcendentes de que não foi possível e se assim está, nada mais é que a vontade divina.
       Tal realidade empurra abruptamente o homem do campo para as grandes cidades, sem as devidas condições e conhecimentos, todavia possuidor de carências múltiplas. Morando na maioria das vezes precariamente de favor ao lado de um conhecido amigo, busca sem êxito, emprego para alimentar sonhos e filhos.
         Desiludido com as novas adversidades, segue a desesperança de uma vida sem fim, humilhado e vendo sua força desaparecer na busca de sonhos que não chegam.

sexta-feira, 15 de março de 2013

As Pretensões de Eunício Fazem Efervescer 2014?


      Diante de uma situação favorável nacionalmente onde goza de credibilidade em seu partido e seus pares e por ter abdicado algumas vezes de candidaturas em detrimento de uma coligação, credencia-se o senador Eunício Oliveira (PMDB) como candidato ao governo do Estado e acredite, totalmente legítima tal pretensão.
           Não é por menos que ele (Eunício) além de figura única no programa partidário de televisão gratuito (TRE), desfila na mídia com toda a simpatia momentânea e, deixando de lado aquele “velho papo” de que depende do posicionamento do governador Cid Ferreira Gomes (PSB).
           Já era hora de um posicionamento firme por parte do senhor senador em rumo a uma disputa que com toda certeza será por demais interessante, uma vez que teremos mais de duas candidaturas de peso no tabuleiro político eleitoral de 2014.
          Paralelo às inserções do senador Eunício Oliveira, silenciosamente se fortalecem as articulações governamentais, onde nomes de sua simpatia desfilam livremente e existem possibilidades até de alguns deses nomes migrarem para outra agremiação partidária, ampliando assim o leque das possibilidades.
           Se acontecer um rompimento entre o PT e o PSB e isso é possível, por conta da situação nacional em nome do governador Eduardo Gomes, o PT sairá com mais uma candidatura e com possibilidades reais de provocar um segundo turno, mesmo não contando com o PC do B do senador Inácio Arruda que desta vez não arriscará em aventuras eleitorais a possibilidade de eleger quem sabe apenas uns dois deputados estaduais.
           Ainda resta lembrar do nome do ex senador Tasso Jereissati (PSDB), que muito embora tenha saído derrotado das eleições passadas, deverá preparar palanque para seu partido e, aqui vale dizer que seu nome ainda representa uma possibilidade no seio do eleitorado interiorano.
           Portanto devemos ficar atentos ao desenrolar das articulações e o enfrentamento direto e cauteloso de um primeiro turno.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Compromisso Com Educação? De 4 em 4 anos?


            E de repente já se foram três longos anos depois da CONAE 2010 e, se quer os congressistas dedicaram a devida importância à matéria e ainda por cima se dizem defensores da Educação. Fica difícil acreditar que propostas educacionais passarão entre uma gama de representantes que não tem nenhuma identificação com o real desenvolvimento do Brasil. Muitos se fecham em argumentos falaciosos e só relatam sua preocupação num paraquedismo extemporâneo bienal das eleições, quando desejam se (re)eleger ou eleger alguém distante das reivindicações populares, mas com vínculos fortíssimos com a manutenção do status quo.
          Parafraseando aqui o grande mestre da educação, Anísio Teixeira: “Só teremos democracia, quando a máquina da democracia for mostrada. Esta máquina é a Escola Pública”. Diante deste desejo teremos muito o que esperar, pois a população permanece bestializada e, sempre delegando seus reais poderes a uma certa representatividade sem identificação com os desejos e necessidades do povo. Parece algo intencional não defender a autonomia do povo e manter-se rei numa hierarquia absoluta que deveria ser provisória?
         Como existir desenvolvimento social e cultural se estamos há três anos sem um Plano Nacional de Educação, sem um norte condutor do progresso e tudo continua numa grande desfaçatez, sempre legislando em benefício próprio, num corporativismo feudal.

sábado, 9 de março de 2013

Os Equívocos de Ações Políticas e Religiosas


         “Como beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta?” Diante dos acontecimentos recentes em que a fé cristã está sendo questionada socialmente nos padrões éticos e morais, me faz crer que o desrespeito estabelecido no seio da religiosidade está tirando o sono daqueles que honestamente vivenciam suas transcendências na maior boa fé. Mas não é, por algumas pessoas que se utilizam da religiosidade para iludir e se dar bem, que vamos generalizar. Conheço muitos religiosos que não comungam com os deslizes daqueles humanos de má-fé, que se permitem transitar pelas ruas “opacas” do baixo clero. Percebo então que humanos são falhos, mas aqueles que na sua prática denigrem a imagem da ética e dos bons costumes devem ficar no ostracismo da religiosidade para não contaminar a fé dos cristãos que buscam nas transcendências, sua salvação diante de Deus.
        Não acredito em lideranças religiosas que afastam Ministros da Eucaristia de suas atividades religiosas só por que chegaram aos 75 anos de maturidade. No momento mais sagrado da sociabilidade, em que tais pessoas precisam da integração, são jogados para a reserva quando muito poderiam agregar e fazer parte coletivamente do bom viver social na religiosidade. Isto me parece, distanciar dos ensinamentos de Cristo que veio ao mundo pregar o amor, a fraternidade entre as pessoas. Como acreditar naqueles que vivem sua mordomia, sem no entanto se preocupar socialmente com os mais necessitados? Como acreditar em lideranças religiosas preconceituosas e que descriminam seres humanos na sua sociabilidade? Todavia acreditamos que tais posturas são isoladas dentro do cristianismo, aquela laranja estragada, que precisa ser isolada das outras para não contaminar a instituição da religiosidade. Essas práticas abomináveis existem tanto no meio dos católicos, como também dos protestante, que se intitulam de evangélicos.
        Não defendo padres pedófilos, como também condeno pastores homofóbicos e racistas como Silas Malafaia e o pastor deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para citar duas “autoridades do mal”, que se utilizam do protestantismo religioso para construir suas benesses particulares. Muito me entristece ações representativas, diga-se de passagem, mal representatividade, que em nome da governabilidade delegam a entes da pior espécie humana, o poder de gerenciar órgãos importantes como a Comissão dos Direitos Humanos em Brasília. Os acordos da representatividade tem afastado a política das consciências humanas no construir coletivamente a República, fortalecendo e estabilizando assim a imoralidade como padrão social.

terça-feira, 5 de março de 2013

Parabéns às Guerreiras Triunfantes da Sensibilidade


      Desde a mais tenra idade percebemos a mulher como um ser dependente do homem, não por nos sentirmos machista, mas analisando historicamente seu papel na sociedade. Dizem as transcendências que a mulher surgiu da costela do homem e na Grécia Antiga, o Filósofo Aristóteles a retratava como um ser com inferior capacidade racional. Tal pensamento coloca a mulher numa escala de inferioridade quando se fala do pensar e ressalta apenas sua capacidade emocional, instintiva.
            Muito cômodo afirmar que por ter sido feita da costela do homem, a mulher deve submissão eterna, sem caracterizar a carga de trabalho doméstico por ela praticada dentro de uma acomodação capitalista que justifica tal situação hierárquica. Sua emotividade foi estrategicamente utilizada no sentido de transbordar as barreiras das desigualdades culturais e lhe permitiu num primeiro momento um pequeno e tímido espaço nas “decisões”. Todavia, a luta continua e, cada vez mais a mulher se debruça de coração e mente em busca de conquistar e determinar sem grandes competições de gênero, a igualdade de direitos e deveres, numa revolucionária conquista para a humanidade, onde o gênero caracteriza apenas o ser.
       A era das revoluções desestruturou as bases da acomodação masculina e joga a mulher no campo das atividades fabris ampliando ainda mais sua extensa labuta diária. Diante de tal realidade suas necessidades se multiplicaram racional e intelectualmente no desejo de ocupar espaços sócio-culturais desabrochando no seu ser a determinação do fazer-se presente no dia a dia das reivindicações humanas e transformar as relações, antes de submissão, em relações harmoniosas, amistosas e pautada no respeito mútuo e na fraternidade.
          Todavia, foi o primeiro passo das reivindicações emotivas e, muitas delas bravamente tiveram suas vidas sacrificadas para que muitas outras dessem continuidade através da sensibilidade a construção de uma sociedade menos desigual, mesmo que seja apenas no que se refere ao gênero, uma vez conscientes da realidade capital.
           Hoje assistimos de camarote as travessias e travessuras femininas no campo das lutas sociais pelo fim da violência contra a Mulher, por iguais condições no mercado de trabalho e na vida, ocupando assim parcelas significativas das decisões sociais, sem perder a ternura e a feminilidade. Por estas e tantas outras razões que devemos construir jardins para presentear cotidianamente as triunfantes guerreiras da sensibilidade, que por mais que as dores da vida lhe sacrifique, jamais perde a esperança no que há de vir. Viva Simone de Beauvoir, Rosa Luxemburgo, Jovita Feitosa, Bárbara de Alencar e todas as mulheres brasileiras.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Royalties, 100% para Educação Pública e de Qualidade Social


        Senhores Parlamentares Congressistas, amanhã é o dia “D” e queremos saber como será seu voto em relação aos Royalties! Sejam claros e objetivos, pois a população busca uma resposta positiva e proativa, sem privilégios.
           Apriori somos favoráveis que seja destinado 100% para a Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica. Assim estaríamos solucionando alguns problemas básicos, tais como: Saúde e Violência Pública. Para citar estes no sentido de esclarecimento público e minimizar as falácias midiáticas de alguns desavisados.

sábado, 2 de março de 2013

As Eleições Já é Vem e Ninguém Pode Negar


       Algumas pessoas da mídia falada acreditam ou simplesmente falam que a ex-prefeita Luizianne Lins (PT-CE) não tem mais sustança partidária/política e dizem até que seu tempo já passou.
     Particularmente acredito que a ex-prefeita é um nome com grande densidade eleitoral, muito embora sua imagem esteja ofuscada por outros propósitos de lideranças locais. É bom lembrar que nas últimas eleições, praticamente sozinha, com um candidato desconhecido da grande maioria da população, disputou e deu grande trabalho às duas maiores lideranças cearenses: o Governador Cid Gomes (PSB-CE) e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Ignorar esta realidade é negar as potencialidades politicas vigentes e assumir parcialidades.
        2014 já é vem e, neste cenário desfilam nos ares midiáticos juntamente com os pretensos candidatos a governador do estado, a copa do mundo que irá beneficiar algumas candidaturas ligadas aos gestores plantonistas. Todavia faz-se necessário lembrar que quem determina a disputa é o eleitor, que mesmo sem uma Educação de Qualidade Social e Isonômica está muito mais consciente do seu papel de cidadão.
        Caso as alianças hoje existentes consigam chegar sem arranhões até lá, tudo bem. Entretanto se o rompimento acontecer e isso é muito provável, pois o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), tem fixado desejo em disputar o planalto e se no momento estiver desfrutando de bons índices nas pesquisas, quem irá dar palanque para a presidenta Dilma Rousseff (PT) é a poderosa petista Luizianne Lins (PT-CE) quem vem nestes últimos dias sendo cortejada pelo planalto. Não se engane, a Luizianne é um animal político na acepção da palavra.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Em Busca da Real Cidadania


      As manifestações e reivindicações populares aos poucos vem ganhando sustância política e entrando na pauta do dia. Primeiro tivemos a Lei da “Ficha Limpa” e agora a derrubada do décimo quarto e quinto Salários dos Parlamentares Congressistas. Mesmo sabendo que ainda é preciso derrubar muitos privilégios, caminhemos juntos!
          “Se muito já feito, mas vale o que virá” para que possamos brindar as conquistas democráticas e a efetiva cidadania coletiva dentro da sociedade das hierarquias. É bem provável que muitas batalhas ainda estão por vir, mas combativas manifestações soarão roucas nas ruas do pais em busca de minorar as diferenças sociais vigentes.
         Como bem disse o poeta, “amanhã será outro dia” e certamente nosso povo consciente saberá cobrar dos gestores de plantão, uma melhor qualidade de vida, para que possamos coletivamente construir uma nova forma relacional, com responsabilidades, fraternidade e solidariedade, com ou sem pieguice, todavia construindo um novo tempo.