sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

As Tensões Pré-eleitorais


Em período pré-eleitoral toda e qualquer manifestação pessoal ou de agremiação política passa a ser considerada como pre campanha ou campanha antecipada. Essa velha prática permeia as relações sociais na contemporaneidade com maior visibilidade.

O Senador Inácio Arruda (PC do B) por ato de prestação de contas de seu mandato, está sendo questionado pela justiça eleitoral. O também senador Eunício Oliveira (PMDB), por suas caravanas interioranas, já foi questionado sobre antecipação de campanha.

Grande parte da velha mídia propaga que existe antecipação de campanha por parte do poder central, uma vez que a Presidenta Dilma Rousseff (PT) participa ativamente de sua agenda política de inaugurações e assinatura de projetos.

Nesta mesma linha de análise estão julgando como campanha eleitoral antecipada, os movimentos nômades de reivindicações sociais, sem contar com a propagação do nome da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Será que o lançamento da candidatura PSOL do Senador Randolfe Rodrigues e Luciana Genro também irá entrar no rol das antecipações?

É bem verdade que as pretensões pessoais estabelecidas desfilam no tabuleiro da campanha eleitoral 2014 e muitos já caíram mesmo em campo para marcar território e demarcar os rincões eleitorais como forma de ocupar os poderes Executivo e Legislativo.

O Poder Midiático e Sua Volatilidade


Diante dos últimos acontecimentos políticos e sociais ocorridos na República brasileira, parece até que os Rolezinhos, os Black blocs e a Sininho foram esquecidos pela parcialidade midiática. Os interesses particulares do oportunismo plantonista acordaram hoje cabisbaixo e se dizendo de luto.

Como entender a falta de tolerância dos poderes instituídos? Nos processos sociais e dialógicos se faz presente a dialética, o contraditório, todavia, na democracia vence sempre a maioria e nada mais devemos fazer além de manter viva nossa ideologia e, dar continuidade a lide para que no amanhã, sejamos vitoriosos.

Bom mesmo é aceitar os fatos reais como realidade, pois negligenciar os movimentos nômades reivindicatórios é agir de acordo com os interesses capital pela exploração hierárquica das massas desprovidas dos direitos básicos humanitários da sobrevivência.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Ala “PROS” do PT Que Não Abandona o Poder.


Ainda não entendi como um partido, agora agremiação politica partidária, etimologicamente falando, nega sua história de luta para se tornar refém de uma liderança personalística. Lamento ver estampado na mídia a imagem de alguns políticos, que mesmo à direita do partido, representavam uma ideologia de sonhos para boa parte da população que almeja transformações sociais neste contexto hierárquico das explorações.

Toda agremiação alegórica dentro do contexto político deseja mostrar sua ideologia para a sociedade e ocupar os espaços no tabuleiro das representações. Entretanto, aqui no Ceará, existe uma parcela de petistas governistas que em nome de um apoiamento à reeleição da presidenta Dilma Rousseff, por parte do governador Cid Ferreira Gomes (PROS), negam e até lançaram um manifesto contrário à Candidatura Própria de sua agremiação.

Entendo que mais justo seria para os adesistas do clã Ferreira Gomes se filiarem ao tal PROS, já que não conseguem ser como antes.

O senhor governador está, como dizia minha sábia vó, com o queijo e a faca na mão. Mesmo não conseguindo indicar o nome de um de seus apadrinhados da legenda, tenta eliminar de uma vez por toda, qualquer pretensão do Animal Político Cearense, ex-prefeita Luizianne Lins, se candidatar, pois os acordos privados acenam para uma indicação de alguém da estima pessoal do governador, seu ex-secretário das cidades e atual Deputado, Camilo Santana; como forma de manter a coligação ativa e barrar o contraditório dentro da aliança.

  Crédito Foto: O Povo

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Alto da Paz em Desespero!


Tenho ouvido muitas pessoas falando que as manifestações na sua grande maioria são compostas por “vândalos”, os “black bloc”, e que tais vândalos deveriam ser presos por depredarem o patrimônio tanto público como privado. Onde já se viu, aceitar alguém quebrar a porta de uma instituição bancária? Depredar os bens públicos? Somente os desocupados são capazes de tal “façanha”. Assim fala grande parte da velha mídia, dos defensores do vil metal e do senso comum.

Tudo isso não passa de coisa dos “baderneiros” do PSOL! Os que não são filiados ganham dinheiro para quebrar os bancos.” As caras pálidas que hoje falam assim, diziam no passado que era o PT o promotor oficial da “baderna”.

Pois bem! O que dizer de alguém que determina a desocupação (o despejo) de uma comunidade inteira? Pessoas humildes da comunidade Alto da Paz, no Vicente Pinzón, em Fortaleza acordaram nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, cercada pela força bruta que viola e destrói os direitos humanos. Cerca de 150 policiais da tropa de choque estiveram arbitrariamente expulsando os moradores. Nem mulheres grávidas foram dispensadas da força (irracionalidade) brutal.

Não, não foram os black blocs, os vândalos desta vez, todavia parece que a parcialidade da velha mídia cala ou culpa os moradores de violentos, pois não aceitaram ser espancados e saírem de suas humildes residências sob pressão policial. 

   Crédito da Foto:  Elitiel Guedes  

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A UECE Merece Respeito


Acredito está velho demais para entender como um governante que se diz democrático, executor da nova política, “trata” (tratar aqui é força de expressão, modo de falar, eufemismo) a educação pública de seu Estado. Sabemos que a UECE passa por um longo período de sucateamento, mas que agora, na administração Cid Gomes este processo tornou-se meio que intencional.

Parece que o governador não reconhece o professor Jackson Sampaio, a que referendou reitor da instituição, ou se nega a acreditar na precária realidade da Universidade. Ameaçar transferir o curso de medicina para a UNILAB é uma falta de compromisso para com esta instituição educacional. É por estas e outras que a estudantada vaia com veemência, seu gestor.

Senhor governador, compreenda, que se a violência hoje, se faz presente na sociedade é porque não houve e nem há investimentos reais na educação pública. Não pretendo relatar suas emoções momentâneas na defesa do seu aquário, mas acredite, a sociedade precisa mesmo é de educação pública e de qualidade.

Tenho o maior orgulho de ter estudado Filosofia na UECE, a Universidade dos Trabalhadores cearense. Lembre-se senhor gerente, sua administração está muito perto do fim, mas acredite, a UECE ficará, pois já é patrimônio educacional, seu doutor. Então respeite esta história e valorize os profissionais que lá trabalham com determinação, para propiciar aos trabalhadores algo que o senhor se nega dar.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Votações de Urgência do Congresso Nacional X Interesses Populares


O brasileiro não desiste nunca”, assim dizia uma propaganda do governo Lula, entretanto, estamos entrando numa quarentena de desesperança quase que profunda. Quando as instituições estabelecidas não funcionam a priori, favoráveis às aspirações populares, ignoram as necessidades urgentes e agoniza o senso crítico existente.

Realmente é desesperador perceber que um país pode permanecer anos a fio sem uma trajetória educacional, uma vez que o PNE desde 2010, descansa em berço esplendido no Congresso Nacional por falta de interesses declarados dos congressistas parciais em solucionar as questões necessárias para o progresso social. Já estamos na terceira semana do retorno do Senado Federal as suas atividades semestrais e somente hoje começam as votações propriamente ditas.

E para chegar a beira abismal das desilusões totais, pasmem, agora tramita no Congresso Nacional em regime de urgência, uma lei arbitrária que delimita e criminaliza o rumo das manifestações nômades. A tal Fifa diz, eles fazem? O que interessa socialmente ao povo brasileiro é sempre deixado de lado, pois certamente fere interesses mercantis dos patrocinadores de muitos que ali estão. Talvez por isso, são contrários ao financiamento público das campanhas eleitorais.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A CONAE Após Sua Postergação, Acontecerá?


O Brasil adia uma efervescente, plural e necessária discussão acerca da educação Brasileira, quando posterga a realização da Segunda Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014. Compreendo que depois de uma longa caminhada, trilhada nos fóruns municipais, estaduais não devemos ignorar tais discussões sobre a situação educacional do Brasil. Todavia, fica muito difícil dar continuidade ao processo diante do contexto atual.

Como delegado, recebi do MEC uma “Nota Pública na qual o Fórum Nacional de Educação – FNE informa que a etapa nacional da II Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014, a ser realizada em Brasília, foi adiada para 19 a 23 de novembro de 2014”. Na nota, o FNE lamenta o adiamento da CONAE e diz que “tal fato ocorre por decisão administrativa do Ministério da Educação – MEC.” A mesma é assinada pelo Coordenador Nacional do Fórum Nacional de Educação – FNE e mais 23 Entidades presentes, dentre elas a CNTE, CNI, CUT, UNE, SBPC...

Não quero ser pessimista, assim como fez o bravo MST, que no dia 06/02 posta em seu site e aqui cito parte: “O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra repudia a atitude antidemocrática do Ministério da Educação em cancelar a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE), que estava marcada para 17 a 21 de Fevereiro.” Mas percebo com preocupação que existem interesses não educacionais por trás, não diria cancelamento, pois o próprio MEC já determinou nova data para novembro.

Postergação esta que de cara traz inúmeros prejuízos às discussões plurais da Conferência, uma vez que as articulações foram quebradas. E parafraseando Daniel Cara, seria interessante agora, pois a CONAE poderia se posicionar favorável ou contra diante da postura do Congresso Nacional que analisa e vota as questões educacionais do Plano Nacional de Educação – PNL. A Câmara aprovou 10% do PIB para a Educação Pública e o Senado Federal retirou do texto a palavra “pública” e isto ao meu ver muda significativamente o rumo educacional brasileiro. Sem contar que se a CONAE 2014 acontecesse agora, em fevereiro, teríamos cinco dias para tais discussões e deliberações, já em novembro, sendo os mesmos cinco dias, a Conferência irá começar na quarta feira e terminará no domingo, o que provocará um grande esvaziamento neste dois últimos dias.

Analisando bem a questão, observei que o PNE – PL 8035/10 só foi aprovado pela Câmara em 2012 e somente no final do ano passado (2013) voltou à Câmara para ser examinado pelos Deputados depois das alterações feitas pelo Senado Federal. Isso implica dizer que o País Brasil está desde 2011 sem plano de metas educacionais.

Logo mais, em junho/julho, acontecerá a Copa do Mundo 2014 e a malfadada Fifa provoca alteração nas férias escolares. Certamente as Manifestações Nômades estarão invadindo as ruas das cidades com suas reivindicações básicas. Depois tem inicio oficial da campanha eleitoral até outubro com o primeiro turno das eleições 2014. Será que ainda teremos fôlego para a discussões articuladas da CONAE?


Crédito Foto: CONAE

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Luizianne Bloqueia o Meio de Campo das Pretensões Governamentais


Luizianne Lins (PT) bota o bloco na rua e se lança pre-candidata ao Palácio da Abolição, mesmo com o diretório estadual se posicionando contrário a uma candidatura própria. Luizianne já fez isso uma vez e deu certo, será que agora vai emplacar de novo? Alguns analistas políticos pensam que sua candidatura é inviável e que ela esteja apenas propagando seu nome para a Câmara Federal.

Acredito que seja esta uma alternativa viável, pois o animal político, que caracteriza Luizianne no Congresso Nacional, ficaria na crista da onda do parlamento e apta para concorrer com grandes possibilidades de ser eleita nas próximas eleições municipais de 2016.

O fato é que Luizianne na mídia, mudam-se as estratégias e pretensões ao Palácio da Abolição e ampliam-se as preocupações do governador, pois já está nas conversas de bares e esquinas da cidade, o nome do Senador Eunício Oliveira (PMDB) com grande capacidade de aglutinar votos.

Segundo o analista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa no Jornal da TV União (dia 14), a preocupação palaciana é real, pois o irmão do governador e atual secretário de saúde Ciro Gomes (PROS) falava abertamente que o candidato sairia de suas bases agremiativas e agora pós fracassada a tentativa de eliminar a pre-candidatura Eunício, já admite conversar e analisar nomes. Será que embola o diálogo nos meandros das articulações privadas, ficando para o povo nas urnas a decisão final?

 Crédito Foto: O Povo

A UAB e Polo Praia Caucaia Fazendo a Diferença Educacional


Passar no ENEM é um grande feito para uma minoria que garante espaço de formação intelectual e profissional. Adentrar uma Universidade Pública é sonho de muitos alunos estudiosos e esperançosos.

De repente acontece o primeiro dia de aula e a estudantada veterana, para demarcar espaço aplica os tradicionais e não convencionais “trotes” nos calouros. Muitos saem às ruas de cara pintada e pedinho moedinhas aos motoristas que param no sinal fechado. Constrangimento, até pode ser, mas a alegria é bem maior, que nem se nota tal ação. Assim pude observar na última segunda feira na avenida treze de maio, em frente a reitoria da UFC.

Em se tratando de cursos semipresenciais promovidos pela Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceira com a Universidade Federal do Ceará – UFC, a coisa é bem diferente no Polo Praia Caucaia. Os calouros são muito bem recepcionados pelo Coordenador Professor Lúcio Moreira, juntamente com os tutores presenciais que ali atuam. Ninguém sai de cara pintada pedindo moedinhas pelas ruas, todavia, recebe um lanche (bolo) com refrigerante e conhece as dependências do Polo como forma de sentir-se em casa.




sábado, 15 de fevereiro de 2014

A Inoperância Estatal Promovendo a Barbárie


O Estado burguês já mostra sua fragilidade agonizante, não exercendo suas prioridades e negando direitos fundamentais ao seu povo contribuinte. Sem educação, saúde e segurança pública de qualidade social vivemos enclausurados em nossos espaços familiares e saímos apenas para as extremas necessidades. Todavia, a propaganda governamental rola na telhinha e mostra o que não temos, muito embora desejamos.

Diante da inércia gerencial em assumir suas responsabilidades, os gerentes do capital coloca seres humanos num ridículo estágio de barbárie onde populares estão arriscando suas vidas e agindo com suas “próprias mãos” por não mais suportarem as atrocidades cometidas por foras da lei que sofreram a omissão Estatal.

População amarrando assaltante, fazendo “justiça por si” e o Estado “omisso”, assistindo a tudo e pensando em promover o espetáculo das ilusões com a Copa do Mundo de 2014. Copa esta, que nós brasileiros, iremos mesmo assisti-la nos telões dos bares das cidades, sem condições de comprar os caros ingressos para adentrar ao que se convencionou chamar de arena e ver a bola rolar.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Aonde Fica a Vontade do Povo?


Primeiro foi a tentativa de retirada da candidatura do Senador Eunício Oliveira (PMDB) através de influência da Presidenta Dilma Rousseff (PT) e agora a condenação por abuso de poder político da ex-prefeita e pretensa candidata a governadora, pelo PT, Luizianne Lins. Assim tudo ficaria mais fácil para o governador Cid Ferreira Gomes (PROS) e suas pretensões de nomear seu apadrinhado político.

Engraçado é que o Ministério Público também investiga o atual governador por abuso do poder econômico no mesmo período eleitoral das eleições para prefeito de Fortaleza em 2012, onde Luizianne já foi condenada em primeira instância. Entretanto, as investigações governamentais caminham a passos lentos e certamente não sairá o resultado antes das próximas eleições de outubro.

Será que voltamos às velhas práticas coronelísticas, onde tudo passava pelas mãos do coronel? Observando as práticas de Cid Gomes, vejo que todas as decisões são tomadas quando ele bem entende e determina. As demais agremiações políticas aliadas perderam sua identidade e participam apenas no papel de coadjuvantes do processo político local.

Assim fica fácil ganhar eleições. Eliminando os potencias concorrentes, eliminam-se as possibilidades de escolha da população, que tanto lutou por democracia.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A CDH Precisa Voltar aos Direitos Humanos


É com grande pesar que acompanho o desenrolar político no Parlamento e o desejo de um reacionário extremista e homofóbico, pretendendo presidir a Comissão de Direitos Humanos – CDH. Já não basta o desastre Feliciano, que nenhuma relação direta foi estabelecida com os Direitos Humanos e isso descaracterizou totalmente tal comissão.

Agora surge midiaticamente outro inimigo da liberdade humana, pretendendo acabar de vez com as lutas históricas em defesa das minorias que estão à margem do processo hierárquico da exploração capitalista.

Somente a incompetência poderá permitir o descaso com Comissões importantes e é o que parece-me de imediato. Daí a promoção de nada mais nada menos, que o “deputado Jair Bolsonaro” (PP – RJ). Como diria minha sábia vó: é deixar a raposa tomar conta do galinheiro.

Não podemos mais esperar que tais inimigos do povo ocupem cargos importantes na República brasileira, ou estaremos fadado ao fracasso das ações políticas com total descrédito popular.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Sedução Carnal de Hollande


O povo francês vivencia um grande triângulo amoroso com sabor de “guerra” e seduções carnais, envolvendo o atual presidente François Hollande, a sua ex-mulher e jornalista Valérie Trierweiller e a atriz Julie Gayser que hoje vive seu mais importante papel, uma vez que no cinema sempre fez papeis pequenos.

De repente o caso das escapadinhas noturnas de Hollande em sua moto envenenada, mesmo com apenas um segurança, virou febre na mídia e isso escandalizou a jornalista Valérie que nunca esperava o acontecido através da imprensa. Todavia, pegando carona nesta onda lançará livro contando sua história e vida junto as seduções palacianas.

Enquanto isso, o mundo assiste midiaticamente as tramas noturnas com sabor de sedução carnal de Hollande e desnuda-se a falsa moral de uma elite carcomida, que esquece as necessidades imediatas da humanidade, lançando para o resto do mundo as características humanas na hipocrisia palaciana de uma fétida moral.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Jovem Baiano Que Roubou Livros


O que dizer de uma sociedade que prende gente que rouba livros? Não estou aqui fazendo apologia ao roubo. Acredito que roubar não seria a melhor maneira de adquirir livros, entretanto, o jovem baiano de 19 anos, Alex Santana dos Santos, não tinha como comprar e agora está preso por levar três livros da Livraria Cultura, na Bahia de todos os Santos.

Difícil entender como muitos se apropriam indebitamente dos bens públicos, aumentando o abismo social na sociedade capital e estão muito bem obrigado. Nem mesmo a “Ficha Limpa” impediu os caras pálidas de tais ações de imoralidade. Tais exploradores desfilam nos tapetes vermelhos da burguesia, degustando os melhores vinhos e rindo daqueles que lhe delegam poder(es).

Terra sem lei, sem educação, saúde e segurança pública que atenda as necessidades da coletividade, sem bibliotecas públicas de qualidade e atualizadas. Todavia o carnaval rola solto, promovendo a alegria do suor brasileiro, os estádios ganharam características de “arena” da Roma Antiga, onde os gladiadores vão às lutas e à exploração exacerba, ainda mais aqueles que ousam assistir a alguns jogos naquele espaço privado, porém construído com o dinheiro dos trabalhadores.

Alex Santana dos Santos foi duplamente vitimado pela inoperância do estado burguês que não promove políticas públicas voltadas para a sociedade menos favorecida do capital. Todavia, desafiou as carcomidas leis das elites e desnuda a ética burguesa ao roubar livros para sua formação intelectual e, neste instante, o “Leviatã” faz-se presente ao cercear a liberdade do jovem rebelde, que sem dois salários mínimos para sua fiança, permanecerá um longo tempo nas precárias e fétidas prisões.

Enquanto isso, na sala da injustiça brasileira, os delapidadores do patrimônio público passeiam de helicópteros pelos ares das Terras Brasilis, vão à Europa nas férias do Congresso Nacional, utilizam os jatinhos da aeronáutica para fins particulares, já a população que paga impostos, permanece refém da marginalidade por falta de segurança pública, sem contar que o “sertão continua ao Deus dará”. 

 
Crédito da foto: Varela Notícias
varelanoticias.com.br

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O Poder Emana do Povo?!


O poder capital não deveria ser a única alternativa de se fazer política. Vejo com grande preocupação as articulações de todas as agremiações alegóricas disfarçadas de partidos políticos, em se fazerem donos do poder gerencial. Compreendo que o Partido dos Trabalhadores deveria estar fora desta equivocada trajetória de poder pelo poder.

As ditas oposições ao Planalto Central estão restritas ao PSDB, DEM e PPS, que desempenham com uma tremenda incompetência o papel de oposição no Brasil. Faz-se necessário aqui ressaltar o bravo PSOL que desempenha um grande trabalho social no Congresso Nacional. Estas agremiações devem sim, lutar para conquistar apoio da sociedade com suas propostas e convicções ideológicas.

Doe-me compreender como se constroem as bases governistas de poder, sem nenhuma identificação ideológica e até mesmo com antigos inimigos, opositores históricos e representantes do fisiologismo capital conservador e oligárquico.

Neste conturbado contexto pré-composição eleitoral, a Presidenta Dilma Rousseff (PT), em sua reforma administrativa não está satisfazendo a exacerbada ganância do oportunismo. Penso que tal aliança, deveria ser repensada para imprimir nova fase junto à sociedade brasileira. Não é possível trazer para si pessoas representantes de tais agremiações, donas de espaços televisivos, para compor aliança apenas pelo tempo de exibição na telinha.

A grande maioria que compõe o PMDB é fisiologista e pretende continuar barganhando poderes, porque percebe que os outros nomes de pretensos candidatos não estão bem nas pesquisas de opinião pública. As demais agremiações que compõem tal aliança, não representam ideologicamente as necessidades básicas do povo.

Portanto, “Alguma coisa está fora da ordem”, assim musicou Caetano. Fora da ordem ideológica, da Ética e das lutas pela libertação dos oprimidos.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Relatando a Análise do Cientista Político, Uriban Xavier, no Programa Jogo Político


O Professor Uriban Xavier fala ao jogo político da TV Assembleia sobre o cenário político do Estado e diz que o novo seria uma candidatura do PT com o nome da ex-prefeita Luizianne Lins e complementa em sua análise, que o senador Eunício Oliveira (PMDB), mesmo não sendo vitorioso na disputa para o palácio da Abolição, nada perderia, pois continua senador. Já o clã Ferreira Gomes, sem conquistar vitoria de seu indicado, seria o mais prejudicado que sem mandato, não teria nem como manter o apoio de sua cria no palácio do bispo, Roberto Cláudio prefeito.

Compreendi que o Cientista político relata sobre a ida do clã Ferreira Gomes para o PROS alegando apoio a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), sem nenhuma preocupação com a estrutura partidária, todavia, o desejo de se fazer efetivamente mais forte enquanto grupo familiar. Os interesses e oportunismo político já demonstram uma fadiga dentro do PROS que exige cargos no ministério agora e já e o clã diz não querer, enquanto é governo, pois torna-se mais interessante arrecadar dividendos políticos imediatos junto ao PT e à presidenta Dilma para depois das eleições firmar-se ministro.

Já relacionado a disputa ao senado, relata que o Senador Inácio Arruda (PC de B) não tem como barganhar apoio, pois acaba de sair de uma derrota fragorosa na disputa para a prefeitura de Fortaleza e mesmo com o apoio ao prefeito, seu partido perdeu a Secretaria Estadual de Saúde e seus compatriotas partidários também foram dispensados.

Em relação a estratégia do governador Cid Gomes em adiar sempre a data de lançamento da candidatura de sua pretensão, pode não funcionar bem, pois é só lembrar da campanha do candidato da ex-prefeita Luizianne, Elmano de Freitas, que quase chegou ao poder. É preciso força contra a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB), uma vez que os nomes ditos da lista de pretensões do governador é composta por pessoas de perfis técnico e isso fortaleceria ainda mais a candidatura do Senador Eunício.

E a reforma administrativa implementada pela presidenta Dilma, nada mais é do que uma mudança de caráter eleitoreiro, pretendendo apenas sua reeleição. Tudo isso fortalece a estrutura de poder.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sem o Novo Não Há Mudanças


O sistema capitalista como um todo, está agonizante, já não apresenta mais soluções imediatas e viáveis para todo o povo que sonha ouvindo as falácias das elites dominadoras em tempo de eleições, as raposas oligárquicas que sempre se locupletaram com as benesses do capital e da exploração das massas.

Faz-se necessário compreender que sem saída para a vida com dignidade de todos os seres humanos, a tendência será de imediato à acomodação para o bem estar social, e de mediato, o suicídio coletivo mesmo com todas as lutas travadas nas ruas em busca da Sociedade de Novo Tipo.

Tudo o que existe na sociedade do capital não passa de aparências translúcidas e quando o povo visualiza os raios de sol através das “frestas” da liberdade, sente medo do novo, pois já foi cristalizado nas mentes e corações humanos que o melhor é continuar com aqueles que sempre estiveram na “crista da onda”, os representantes do grande capital oligárquico.

Nossa cultura está por demais arraigada no eurocentrismo, e portanto, representante do “desenvolvimento” industrial, que “ignora” as potencialidades humanas no processo educacional, e promove através da retórica burguesa a ilusão de que é possível emergir no capital. Sem, no entanto, cuidar da realização humana e social de seu povo.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Crise Capital Invadindo os Espaços Sociais


Ao caminhar a noite pelas ruas periféricas da Fortaleza, que já foi bela, facilmente percebemos que as calçadas foram tomadas por parte daqueles excluídos do mercado de trabalho, que expõem mesas rodeadas de pessoas bebendo e comendo os pratinhos da vizinha. Enquanto isso, os transeuntes disputam com os carros o que resta do espaço no preto e frio asfalto.

Simpatizo muito com a criatividade do povo brasileiro driblando a crise para sobreviver, e se a burguesia invadiu minha “praia”, expropriando terras e casebres, por que não fazer parte desta desordenada política de apropriação indébita?

É bem verdade que a cidade perde com isso sua beleza, e Tais acontecimentos deixam claro a falência da conivência harmônica na sociedade capitalista, pois cada um tenta de forma particular ocupar os espaços da coletividade.

Mesmo assim, o povo “feliz” desfila a caminho ermo e destila suas dores nas mesas expostas em calçadas, desfrutando a brisa leve da boêmia noite Fortalezense.