terça-feira, 23 de outubro de 2012

As Normas Necessárias das Comunicações


Busco atentamente compreender os motivos dos meios de comunicação social em não permitirem o marco regulatório. Claro que existem interesses comerciais em jogo e ninguém aceita deixar de lado um exorbitante lucro em detrimento da unificação e engessamento das programações, que hoje não cumprem com as determinações adequadas, pois além de não formar, muitos se utilizam de seus poderes midiáticos para deformar mentes e culturas.
Negar o marco regulatório, se utilizando de argumento falacioso, tal como, regular é censura. Isso é má-fé ou ignorância total sobre as normas necessárias das instituições, não apenas nas comunicações sociais. Nos Estados Unidos em 1946 foi regulado as nomas das comunicações e a regionalização, e as emissoras tiveram que gravar suas programações num mesmo local, isso fortaleceu a cultura e hoje se tem uma mídia positiva, já que vemos apenas exemplos norte-americanos.
Marco regulatório se faz necessário e urgente e, se alguém acha que é censura, precisa saber que a Constituição Brasileira é um marco jurídico e social, portanto necessário.
Somente as concepções estreitas ou oportunistas acreditam que com o marco regulatório o Estado Nação irá ditar tipos de programações. Não defendemos em hipótese alguma uma regulação a la Thomas Hobbes, onde o Estado seria o soberano. Por favor, faz-se necessário entender que tal marco poderia ser a la Jean-Jacques Rousseau, onde o povo decidiria as normas ou até mesmo Antonio Gramsci, onde uma classe exerce o poder sobre outra se utilizando do Estado.
Boa fé e conhecimento para mudar a qualidade das mídias televisivas, onde possamos assistir a debates, seja políticos, culturais, artísticos e que se tenha menos programas desrespeitosos que imprimam a violência na sociedade.
Pela descentralização e, regionalização das programações, para que tenhamos opções de escolha e que a democracia se faça presente fortalecendo assim a cultura popular deste povo acolhedor e de boa fé, sem as falácias dominante da concentração.

domingo, 21 de outubro de 2012

Divergências Políticas Ideológicas são Necessárias


Em se tratando de política, o senso comum afirma que todos são iguais, mas será que de fato os são? Boas ponderações são necessárias neste momento que antecede o segundo turno das eleições 2012, se não vejamos: Em 2010, Ciro Gomes disse que Serra era o melhor candidato a presidência da república, mesmo apoiando o PT e a então candidata Dilma. Agora o senhor Plínio de Arruda Sampaio, por quem tenho grande respeito e votei em 2010, acredita que Serra é melhor que Fernando Haddad.
Não quero aqui acreditar em semelhanças ideológicas, mas tal atitude merece boas reflexões por parte do Psol que exerce uma política séria e revolucionária.
Divergências políticas ideológicas são necessárias na complexa convivência humana, entretanto não posso eu, um cidadão comum, culpar apenas o PT por erros que todas as demais agremiações partidárias já cometeram nos seus desfiles alegóricos administrativos no gerenciar da coisa pública. Também não estou aqui justificando os erros de 'A' ou 'B', quero mais é que, todos os culpados pelos descasos e mal gestão da coisa pública, sejam penalizados na plena forma da lei e, que a democracia nos imponha compromissos coletivos de cobrar responsabilidades daqueles que delegamos poderes e que os colocamos como nossos representantes.
Eu particularmente não acredito em formadores de opinião, lideranças políticas, que expressam suas agruras particulares e esquecem seu papel social na sociedade.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ações e Equívocos de Apoiamento

Não consigo entender como uma agremiação partidária delibera sobre posicionamento político sem levar em conta o seu candidato, que vitorioso saiu das urnas em terceiro lugar. O candidato Heitor Ferrer foi a justiça questionar a postura dos institutos de pesquisa e tentar anular as eleições de primeiro turno e, seu partido decide apoiar em segundo turno outro candidato.
Eu particularmente não permaneceria numa agremiação na qual atropelasse o momento das tomadas de decisões. Isoladamente das alas partidárias, o deputado Heitor Ferrer declara neutralidade.
O candidato Renato Roseno ao decidir não apoiar nenhum dos projetos políticos que foram para o segundo turno e se declarar neutro, demonstra a consistência revolucionária dele e do seu partido.
Quero aqui lamentar a postura do PCdoB, que equivocadamente se posiciona contra a sua história de luta. Primeiro erro do partido este ano foi negar a foice e o martelo, simbolo do comunismo e se descolorir do vermelho para esverdear. Segundo erro, em 1986, o partido ficou do lado da elite empresarial, apoiando a candidatura de Tasso Jereissati, negando a candidatura popular do Padre Haroldo Coelho pelo PT. E Terceiro erro, agora ficando ao lado da oligarquia Ferreira Gomes e apoiando a centralização de poderes nas mãos de um grupo político.
Não podemos esperar outra postura do senhor Moroni, se não declarar apoio a candidatura de Roberto Cláudio, pois parece-me que sua ideologia é mesmo direitista e elitista.
Diante dos acontecimentos, pedimos aos postulantes à prefeitura de Fortaleza que valorizem os eleitores, que são os verdadeiros detentores da força política, que por conta da democracia representativa, delegam poderes a vocês e desejamos boa sorte, como também esperamos uma postura firme e republicana na representação popular e soberana.

Boas Reflexões no Dia do Professor


15 de outubro, data em que se comemora o dia do professor(a), e neste dia não poderia deixar de lembrar algumas pessoas que contribuíram diretamente para minha empreitada social em socializar com outras tantas pessoas que investe no conhecimento no intuito de alterar a lógica vigente que além de não reconhecer o valor do(a)(s) professor(a)(s) ainda tira cotidianamente o direito de ser formador de pessoas humanas.
Talvez não temos muito para comemorar, mas como somos vendedores de sonhos, devemos aproveitar este momento para fazer algumas reflexões a respeito da existência e papel do professor na sociedade.

sábado, 13 de outubro de 2012

As Velhas e Sujas Práticas da Arena Golpista

É lamentável que em pleno século XXI, era da cibernética, da robótica existam mentes rudimentares querendo deturpar um processo eleitoral democrático.
Vá para o embate com propostas e deixe a população escolher. Quem se utiliza de panfletos apócrifos, não merece se quer um bom dia, portanto senhores invisíveis, mostrem suas caras para que a população saiba quem realmente vocês são e quais interesses defendem para a cidade.
Somente a covardia age nas caladas da noite para contaminar as utopias.

A Rede Globo e as Esperanças Despedaçadas


Todos os anos a população brasileira é convocada a participar com suadas doações para a rede globo em nome do criança esperança, entretanto desconheço instituições cearenses apoiadas por tal “ação” global, que aparece solidária a boa fé do povo brasileiro. Refletindo sobre as acontecências e as ambições solidárias globais, me questiono como posso entender uma convocatória deste porte à população, quando a própria globo doa um milhão e quinhentos mil reais para o ganhador do besteirol babaca do brasil(bbb) e, agora doa seis milhões de reais para o atual gordo e ex-jogador de futebol Ronaldo que foi intitulado pelo idiota Galvão Bueno, de fenômeno. Paciência é pouca para entender tal acinte a inteligência humana.
Acreditamos na capacidade profissional da globo em fazer suas novelas, mas dai passar para o povo brasileiro ações coadjuvantes em doações e fazer descaradamente o povo de “babaca”, isso já é demais.
Entendemos a capacidade e o comprometimento dos profissionais da globo, todavia são conduzidos a uma trajetória majoritária dominadora e direitista sem vínculos com as lutas e reivindicações do povo, para premiar as elites reacionárias que não aceitam o povo como astro principal das relações sociais.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Kant e as Formas Puras da Sensibilidade ou Intuições Puras


“Ao declarar que todo conhecimento começa com a experiência, mas que nem todo ele se origina dela, Kant quis significar que a matéria do conhecimento provem da sensação”, mas a forma do conhecimento provem do intelecto. A forma “aquilo que faz com que o múltiplo do fenômeno possa ser ordenado em certas relações” tem que existir “toda à disposição a priori na mente e poder ser isso considerada separadamente de toda sensação”. (nº 34). No desenvolvimento de sua análise, Kant chega à conclusão de que existem duas formas puras de sensibilidade: as intuições puras de espaço e tempo.
As afirmações Kantianas, conclui que o espaço não é um conceito, pois que não elaborado pelo sujeito a partir de suas experiências, mas é uma intuição, quer dizer, simplesmente existe no sujeito, que se descobre possuidores desta característica quando, ao conhecer os objetos do mundo, o faz de um modo dimensionado. Considerando que a dimensionalidade é condição para o conhecimento dos objetos e já que através da experiência percebemos de imediato as manifestações dos objetos, não havendo uma percepção prévia do espaço, segue-se que esta noção não é empírica, mas independe da experiência. Portanto, a noção de espaço já existe no sujeito, anteriormente à experiência: é pura.
O mesmo diz Kant em relação ao tempo: não é um conceito, mas uma intuição pura. A noção de tempo está associada à ideia de movimento, de mudança, de evolução. Também neste aspecto, quando a experiência nos fornece a percepção de um objeto em movimento ou em evolução, ou até mesmo objeto em locais ou estágios diferentes não é antecedida de qualquer ato preparatório. No entanto, em nossa mente, compreendemos facilmente os conceitos de movimento, de sucessividade, de transformação. Ora, se nos é possível compreender a mudança como algo dos objetos e se isso antecede a nossa experiência imediata, conclui-se que a noção de tempo também não é empírica, mas pura.
Espaço, portanto, diz respeito à ideia de localização, e tempo diz respeito à ideia de sucessão. Os objetos do mundo se nos apresentam dimensionados em sucessividade. Mas o espaço e o tempo não existem no mundo, ou seja, não tem subsistência por si mesmo nem aderem às coisas como determinações objetivas. Daí conclui-se que espaço e tempo têm lugar unicamente no aparelho mental do sujeito cognoscente, isto é, são formas próprias da subjetividade humana, através das quais o sujeito atua no processo geral do conhecimento. E, se não derivam da experiência, são formas puras ou a priori de sensibilidade.
Com isso, fica corroborada a tese de Kant, segundo a qual o nosso conhecimento não provém totalmente do mundo, havendo uma participação ativa do sujeito neste processo. A despeito do caráter metafísico, a-histórico da subjetividade Kantiana, contudo representou grande novidade no contexto da época, retirando o sujeito do papel de mero expectador e receptor da mensagem do mundo.

 
Immanuel Kant - Crítica da Razão Pura, (Os Pensadores), Editora: Nova Cultural - 1991

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Parabéns ao povo de Caucaia

Parabéns ao povo de Caucaia que sabiamente preferiu continuar com o projeto administrativo e dar oportunidade ao prefeito reeleito Dr Washingyon Góis de mais um período para promover mudanças necessárias ao município que apesar de estar próximo a Fortaleza tinha um aspecto interiorano, mal cuidado, sem uma vida econômica ativa nem industria para oportunizar empregos. Uma grande cidade não pode deixar seu povo ligado economicamente apenas ao poder público e, Caucaia até pouco tempo vivia sem esperanças de progresso. Hoje o povo caucaiense vive outra realidade, uma vez que hoje existe um comércio vivo promovendo emprego a este povo amado e acolhedor.
Agora é preciso o senhor prefeito arregaçar as mangas e promover uma gestão republicana que contemple toda a população que anseia por mudanças. E por acreditar em sua gestão, decidiu prorrogar seu mandato para que as ações essenciais básicas cheguem até o povo mais necessitado, sem esquecer dos demais, mesmo sabendo das responsabilidades de gerir um importante município neste contexto de industrialização, siderurgia, copa das confederações e copa do mundo de 2014, sem esquecer de alavancar a empregabilidade no campo da hospitalidade promovendo ainda mais o turismo hoteleiro com intuito de manter nosso povo nas raízes caucaienses.

Porque Voto Elmano no Segundo Turno


Agora Fortaleza vive outra realidade eleitoral e, como ser político que sou não posso ficar neutro, uma vez que em sociedade não existe neutralidade, ponderei e declaro meu voto ao candidato do PT Elmano de Freitas que representa um projeto mais próximo ao que no meu isolamento político defendo e porque não sou favorável a centralização do poder nas mãos de uma única força política, pois numa democracia deve existir oposição para que possamos visualizar as questões de interesses populares e ou particulares, mesmo sabendo que vivemos no Ceará uma situação sui generis, sem oposição no plano governamental, pois o PT hoje ainda faz parte da base governamental do governo do senhor Cid Gomes